Polícia Civil indicia três administradores de plataformas de vídeo por promover grupos criminosos no Ceará
As investigações apontam que os canais criados pelos indiciados exaltavam o crime
Uma investigação da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) resultou no indiciamento de três homens, de 21, 24 e 32 anos, responsáveis por administrar canais em plataformas de vídeos, que funcionavam para promover grupos criminosos com atuação no Ceará.
A investigação coordenada pela da 4ª Seccional do Interior Sul de Iguatu iniciou em 2023 e revelou a abrangência desses canais. Os três suspeitos investigados postaram dezenas de vídeos fazendo referência a atuação de grupos criminosos em municípios cearenses. Com apoio da Inteligência, a Polícia Civil realizou cruzamento de dados telemáticos fornecidos mediante ordem judicial.
Quem são os indiciados
O trio indiciado foi identificado como, um homem, de 24 anos, que atuava na administração de um canal ligado a um grupo criminoso de origem carioca. Ele foi identificado residindo na Capital. O segundo investigado, de 21 anos, é apontado como responsável pelo canal de um grupo criminoso cearense com atuação em Maranguape, na Área Integrada de Segurança 24 (AIS 24) do estado. Já o terceiro suspeito, de 32 anos, é um empresário de tecnologia. Ele administrava um canal com vídeos que exibiam armas de fogo em Iguatu (AIS 21).
A PCCE solicitou a remoção imediata dos canais para cessar a exibição dos conteúdos. Além disso, o Poder Judiciário já ofereceu denúncia contra os três envolvidos pelo crime de integrar organização criminosa, com agravante pelo emprego de arma de fogo e participação de adolescentes.
A Polícia Civil realiza o monitoramento permanentemente de redes sociais para combater a apologia e a promoção ao crime no estado do Ceará e reforça que a Internet não garante anonimato para nenhuma prática criminosa.
Denúncias
A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85)3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia ou ainda via “e-denúncia”, o site do serviço 181, por meio do endereço eletrônico https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br/. O sigilo e o anonimato são garantidos.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.