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FIEC recebe Embaixador do México e reforça agenda de cooperação em energia, negócios e investimento

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Transnordestina passa a ter 100% das obras autorizadas no Ceará com aval para os lotes 9 e 10

 

Ordem de serviço dos novos trechos é assinada e prevê a geração de até 2 mil empregos diretos

Considerada uma das obras ferroviárias mais estratégicas do país, a Transnordestina passou a ter 100% das obras autorizadas no trecho cearense após a assinatura da ordem de serviço dos lotes 9 e 10. Com 97 quilômetros de extensão, a etapa final da ferrovia atravessa os municípios de Baturité, Aracoiaba, Redenção, Acarape, Guaiúba, Palmácia, Maranguape e Caucaia.

O ato, realizado nesta quinta-feira (11), no Palácio da Abolição, em Fortaleza, contou com a presença do governador Elmano de Freitas; do diretor de Relações Governamentais da Transnordestina, Ismael Trinks; e do diretor do Departamento de Outorgas Ferroviárias, que representou o Ministério dos Transportes (MT), Hélio Roberto Silva. Também participaram da cerimônia o chefe da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), Francisco Alexandre; o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Romeu Aldigueri, além de outras autoridades e representantes de órgãos como ANTT, Fiec e Dnit.

A autorização representa a mobilização total das obras no estado, com previsão de geração de até 2 mil empregos diretos. Para o governador Elmano de Freitas, a iniciativa vai transformar a economia do Ceará. “Estamos falando de uma obra que, quando concluída, passa de R$ 15 bilhões, algo que vai transformar a economia do estado, colaborar com a logística do país e pode dobrar a movimentação de carga do Porto do Pecém”, frisou o chefe do Executivo Estadual.

O gestor também destacou o ganho logístico para diversos setores. “Tenho certeza de que estamos em um momento histórico e que, efetivamente, começamos a vislumbrar a conclusão da Transnordestina. Isso representa um ganho logístico imenso para o Brasil e para diversos setores do Ceará, como a área de calçados, o agronegócio e o hidrogênio verde”, complementou Elmano de Freitas.

O avanço se soma ao andamento da Fase I do projeto, que liga Paes Landim (PI) ao Porto do Pecém (CE) e já atingiu 79% de execução física. O diretor de Relações Governamentais da Transnordestina, Ismael Trinks, definiu o ato como um dia feliz, em que mais um capítulo da história do Nordeste está sendo escrito. “Hoje, governador, estamos possibilitando a criação de empregos e oferecendo uma opção logística extremamente eficiente e barata para o Nordeste, especialmente para o Ceará”, frisou.

Ao todo, 676 quilômetros da linha principal estão concluídos, enquanto outros 280 quilômetros seguem em obras nos lotes 4 a 8 e no lote 11, que corresponde à chegada ao terminal portuário. A previsão é que a Fase I seja entregue até 2027, garantindo a conexão plena da ferrovia com o Porto do Pecém. A empresa responsável pelas obras será a construtora Agis e a mobilização será realizada nos próximos dias.

O superintendente da Sudene, Francisco Alexandre, frisou que o desenvolvimento regional que a Transnordestina trará está associado à geração de emprego. “Quando a gente fala em desenvolvimento regional, estamos falando em geração de emprego e da necessidade da ligação que a ferrovia terá, conectando o Nordeste ao Centro-Sul, com a Norte-Sul, no eixo que chega a Eliseu Martins. E isso tudo fará com que o Porto do Pecém tenha o que é essencial em um porto: uma linha férrea capaz de transportar a produção e a carga. E a consequência de tudo isso é desenvolvimento.”

Eficiência dos investimentos

A cerimônia contou com a presença de prefeitos dos municípios por onde a ferrovia vai passar, como é o caso de Guaiúba. A prefeita Izabella Fernandes esteve presente e destacou a importância e eficiência dos investimentos que serão realizados, resultando em benefícios para a população que representa.

“Minhas palavras são de profundo agradecimento. Graças aos investimentos, como o do Polo Químico e, agora, a Transnordestina cruzando o nosso município, ficamos muito felizes. Serão mais empregos gerados, resultado da eficiência dos investimentos público-privados, para que a gente tenha uma economia mais pujante, não só em Guaiúba, mas também nos municípios vizinhos”, frisou Izabella.

Em Maranguape, o prefeito Átila Câmara ressaltou que o município vai usufruir do desenvolvimento que a Transnordestina trará. “Tirar isso do papel é crucial para o Nordeste e para o Ceará. Nós vamos ter aqui a ligação com um dos grandes polos do Brasil, que é o sul do Piauí, e vamos poder elevar o potencial do Porto do Pecém, que representa geração de desenvolvimento. Vamos ligar três estados, mas o mais importante é que a gente vai usufruir desse desenvolvimento”, disse, acrescentando como benefícios a competitividade do estado, o custo-frete, a segurança viária e a redução na emissão de poluentes. “O que nós estamos fazendo aqui hoje é histórico”, concluiu.

Ritmo acelerado

A Transnordestina segue em ritmo acelerado desde a retomada dos investimentos federais em 2023. Com 1.206 quilômetros de extensão na linha principal e outros 73 quilômetros em ramais secundários, a ferrovia cruzará 53 municípios entre Eliseu Martins (PI) e o Porto do Pecém (CE). Do total, 608 quilômetros estão em território cearense, somando 28 municípios percorridos. Outros 18 no Piauí e 7 em Pernambuco.

No Ceará, estão previstos três terminais de carga ao longo da ferrovia, localizados em Missão Velha, Iguatu e Quixeramobim. Este último receberá um dos projetos mais robustos ligados à nova logística ferroviária: o Porto Seco José Dias de Macêdo, um terminal multimodal e multipropósito conduzido pela Value Global Group. Com área superior a 362 hectares, o empreendimento contará com investimento total estimado em R$ 1 bilhão, dividido em duas fases. A primeira, com aporte de R$ 350 milhões e previsão de geração de 1.300 empregos, deve ser concluída até agosto de 2026. A segunda etapa, que inclui o processo de alfandegamento junto à Receita Federal, está programada para 2027.

O Porto Seco de Quixeramobim permitirá armazenagem, movimentação e, futuramente, despacho aduaneiro de cargas, reduzindo custos operacionais e ampliando a eficiência logística no interior do estado. A Value Global Group também projeta a implantação de um distrito industrial na área, fortalecendo ainda mais o papel do Ceará como hub logístico e industrial do Nordeste.

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