UFC inaugura Praça São Pedro; equipamento servirá de imediato à cidade até construção de novo complexo

A Universidade Federal do Ceará realizou, na noite do último sábado (13), a programação de inauguração da Praça Cultural São Pedro, equipamento temporário localizado no terreno do antigo edifício homônimo e incorporado à Pró-Reitoria de Cultura da UFC (Procult). O espaço foi estruturado com o objetivo de promover uso imediato do imóvel, cedido em junho de 2024 à Universidade, enquanto não se avança na construção das instalações definitivas do futuro Centro de Artes, Cultura e Eventos da UFC.
Primeiro marco entregue do Campus Iracema, a Praça é um dos polos do corredor que inclui também as edificações do Instituto de Ciências do Mar (Labomar) e do Centro Tecnológico de Ciências Naturais (CTCN), em construção no local do antigo Acquario Ceará. Além da solenidade oficial de inauguração, o público foi recebido pelos músicos da Orquestra Sinfônica da UFC, com o show “Divas do Pop” (recheado de hits das cantoras Madonna, Lady Gaga, Beyoncé, Shakira e Anitta) e pela tradicional festa do programa Frequência Beatles, da Universitária FM – que trouxe apresentação da banda The Shout - Beatles Celebration.

Para o pró-reitor de Cultura da UFC, professor Sandro Gouveia, a praça nasce com vocação clara de diálogo com a cidade. “A agenda dessa praça será uma agenda aberta, na qual estamos dispostos a fazer o diálogo entre a Universidade e a cidade. Este é um momento em que a UFC chega à Praia de Iracema, e queremos fazer um intercâmbio com a extensão universitária, com a pesquisa”, afirmou, destacando ainda a orientação da Reitoria para que o espaço fosse ocupado desde as primeiras intervenções, mesmo antes da conclusão definitiva do projeto. “Esta é uma praça que está em construção, e ao longo do ano vamos equipá-la com mobiliários para receber nossos parceiros. Sintam-se todos convidados a participar e viver as ações da praça”, completou.
A vice-reitora da UFC, professora Diana Azevedo, ressaltou o simbolismo da ocupação do espaço para a cidade de Fortaleza e para a própria trajetória institucional da Universidade. “É muito emblemática para a cidade esta zona. Desde criança, eu passava por aqui e nem imaginava que um dia trabalharia em uma instituição que dinamizaria essa região”, recordou. Segundo ela, a Praça Cultural São Pedro se conecta diretamente ao projeto mais amplo do Campus Iracema. “Isso aqui se articula com o quarto campus da UFC em Fortaleza, com o novo Labomar, trazendo ciência e cultura para essa parte da cidade. É um novo espaço cultural para Fortaleza”, afirmou, convidando a população a acompanhar as próximas ações previstas.

O reitor da UFC, professor Custódio Almeida, destacou o papel estratégico da Universidade na requalificação urbana da Praia de Iracema e a decisão política de não manter o espaço ocioso. “Agora, a rua dos Tabajaras começa com a UFC, na Praça Cultural São Pedro, e terminará com a UFC, com o Instituto de Ciências do Mar e o Centro Tecnológico de Ciências Naturais. Essa passará a ser uma rua universitária”, afirmou. Ele explicou que a opção pela praça provisória foi uma escolha consciente. “Tínhamos duas alternativas: deixar esse espaço isolado, rodeado de tapumes, ou demarcar essa identidade cultural desde agora, fazendo uma praça que pudesse servir de imediato à comunidade”, disse, anunciando que o local será ocupado com feiras, música e atividades em parceria com secretarias de cultura e outras instituições.
Representando a Superintendência do Patrimônio da União no Ceará, o superintendente Fábio Galvão ressaltou a satisfação do Governo Federal com a destinação do imóvel. “O patrimônio da União fica muito feliz ao ver uma destinação como esta, que já mudou a vida no entorno do bairro. Isso eu escutei de moradores”, afirmou, destacando que a SPU atua para garantir que imóveis públicos cumpram sua função social e retornem à população de forma qualificada.

CONCURSO NACIONAL – Na solenidade, a administração também anunciou também evidenciou os próximos passos para a implantação do futuro Centro de Artes, Cultura e Eventos da UFC: um concurso nacional de projetos. O professor Newton Becker, integrante da comissão organizadora e docente do Instituto de Arquitetura e Urbanismo e Design (IAUD-UFC), destacou o caráter colaborativo do processo. “Poder coletar ideias do Brasil inteiro de arquitetos, urbanistas, paisagistas e profissionais de diversas áreas é fundamental. Queremos escutar a cidade, a municipalidade, para chegar ao melhor resultado”, afirmou, mencionando o trabalho conjunto com outros docentes do Instituto, como Romeu Duarte, Ricardo Paiva e Rafael Alencar.
Também subiu ao palco o presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil – Departamento Ceará (IAB-CE), Jefferson Lima, que enfatizou a importância do concurso público de projetos como instrumento democrático e técnico. “Ficamos muito orgulhosos com a confiança da Universidade. Temos certeza de que vamos receber as melhores propostas dos melhores arquitetos de todo o território nacional”, disse. Para ele, a escolha por concurso reforça boas práticas na contratação pública. “É assim que se recomenda que o Estado brasileiro contrate projetos de arquitetura e serviços de engenharia, pela participação coletiva e pela melhor técnica”, concluiu.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.