Em sessão solene no último dia 12 de dezembro, a Câmara Municipal de Fortaleza prestou homenagem à Universidade Federal do Ceará (UFC) pelos 71 anos da instituição. Na ocasião, servidores, funcionários e alunos da instituição receberam certificados de reconhecimento pela contribuição e pelo trabalho desempenhado na universidade.
Autor do requerimento, aprovado por unanimidade pelo plenário da casa, o vereador Gabriel Aguiar (Psol) presidiu a mesa da sessão ao lado do reitor e da vice-reitora da UFC Custódio Almeida e Diana Azevedo; do pró-reitor de Cultura Sandro Thomaz Gouveia; da diretora do campus de Quixadá, Andréia Libório Sampaio; do diretor do campus de Crateús, Sandro Vagner de Lima; e do secretário de Juventude de Fortaleza, Júlio Brizzi. Na plateia, além de outros gestores, estavam presentes amigos e familiares dos homenageados.

Graduado pela UFC em Ciências Biológicas, Gabriel também fez mestrado em Ecologia e Recursos Naturais na instituição. “Trago, assim como todos e todas que passam por essa universidade, um carinho imenso. Por toda a formação científica e humanitária, por tudo o que aprendemos. Oferecer uma formação científica sólida é marca dessa instituição, seja em qual for das diversas áreas nas quais realiza ensino, pesquisa e extensão”, pontuou o vereador em seu discurso.
ORGULHO – Em sua fala, Gabriel também recordou a história e os números da universidade, passando pelos campi do interior, corpo docente, discente e técnico, cursos e equipamentos. “Quando a gente fala da envergadura da UFC, falamos com brilho nos olhos sobre tudo o que já foi conquistado. Como representantes do poder legislativo de Fortaleza só temos a nos orgulhar por essa universidade ser também sediada na capital do Ceará e agradecer, em nome da população da cidade, por todo o serviço prestado nestes 71 anos de atuação”, reconheceu o parlamentar.

Gabriel ressaltou ainda que os homenageados escolhidos representam muitos outros servidores, terceirizados e estudantes que também poderiam ser alvo do reconhecimento. “São pessoas que honram a UCF por todo o seu trabalho”, observou.
FORMAÇÃO – Já o reitor Custódio Almeida aproveitou sua fala para reforçar a importância da universidade não apenas como instituição de capacitação profissional, mas de desenvolvimento humano e cidadão. “A universidade está em nossas vidas a partir da formação que oferece aos estudantes. Ela precisa estar comprometida com a justiça social, combatendo as desigualdades. Precisa incluir todos aqueles excluídos dos processos. É uma instituição para sermos felizes, para aprendermos a conviver com as diferenças”, resumiu.
O gestor também ressaltou o movimento de expansão das universidades no país como medida fundamental para fortalecer o papel dessas instituições, mencionando exemplos recentes na UFC, entre eles o futuro campus Iracema e o espaço cultural previsto para ocupar o terreno onde antes havia o Edifício São Pedro, ambos em Fortaleza.

Encerrando a noite, a professora Andréia Libório usou seu momento de fala para abordar a importância do trabalho dos professores na missão de qualquer universidade. “Este reconhecimento não é apenas um tributo à instituição. É um poderoso endosso à crença inabalável do poder transformador da educação pública, gratuita e de qualidade. A UFC completa mais de sete décadas de história, e sua trajetória está intrinsecamente ligada aos movimentos de Fortaleza e do Ceará”, pontuou.
“E no coração dessa história, estão os professores e professoras. Nossa missão vai muito além da sala de aula. Somos dedicados a fazer ensino, pesquisa, extensão e gestão. Ser docente na UFC é, acima de tudo, um ato de profunda fé no potencial humano e um compromisso diário com o futuro. É abraçar uma vocação que exige não apenas conhecimento, mas sobretudo paixão, resiliência e a crença de que um mundo melhor é construído em cada sala de aula, em cada laboratório, em cada projeto social, em cada ato de gestão responsável”, observou a docente.
CONHEÇA OS HOMENAGEADOS:
Andréia Libório Sampaio – representante docente
Professora da UFC desde 2010, é doutora em Informática pela PUC Rio e pesquisadora das áreas de interação humano-computador, engenharia de software e inteligência artificial. Atuou na consolidação do campus da UFC em Quixadá, onde foi vice-diretora por oito anos e hoje exerce o seu segundo mandato como diretora eleita. Liderou a criação do bacharelado em Design Digital, curso inovador com nota máxima no MEC. Participou de debates institucionais, integrou a Estatuinte como delegada e presidiu a Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD). Defensora da presença de mulheres na tecnologia, promove a cultura de inovação e empreendedorismo na universidade. Atualmente, preside o Comitê de Inovação do Sertão Central e integra o Comitê de Inovação do Ceará.
Márcia Monalisa de Morais Garcia – representante TAE
Doutora em Educação e mestre em Avaliação de Políticas Públicas pela UFC, é também especialista em Gestão de Pessoas e bacharel em Secretariado Executivo trilíngue pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Atua desde 2011 como secretária executiva da UFC, onde constituiu grande parte da sua trajetória profissional e acadêmica. Cearense de Juazeiro do Norte, neta de avós analfabetos e filha de comerciantes, tomou-se a primeira universitária da família, experiência que consolidou sua defesa da educação pública, gratuita e de qualidade. Em sua atuação e pesquisa, dedica-se a promover uma educação mais democrática, humana e transformadora, voltada à ampliação de horizontes e justiça social.
Naomi Nascimento Ferreira – representante discente
Estudante de Medicina da UFC, fundou a Missão Mulher Saudável ao lado do seu orientador, doutor Leonardo Bezerra, referência em saúde da mulher. A iniciativa combate desigualdades no acesso à saúde feminina em áreas rurais do Ceará, oferecendo diagnóstico, planejamento familiar, educação sexual e acolhimento humanizado. Estruturado em três eixos – capacitação profissional, atendimentos ginecológicos e ações educativas –, o projeto já treinou 110 profissionais, realizou mais de 300 atendimentos e inseriu 329 DIUs e levou atividades a cerca de mil estudantes. Seu trabalho, que já alcançou centenas de famílias, ganhou o prêmio Na Prática: Protagonismo Universitário 2025, na categoria Nordeste. Criada na periferia de Caucaia, Naomi transformou sua trajetória em motivação para ingressar em Medicina e criar um projeto que hoje promove dignidade, autonomia e cuidado para mulheres do interior.
Francisco Alcides Sales – representante dos terceirizados
Carinhosamente conhecido como Seu Chiquinho, iniciou sua trajetória na UFC em 1982, no Departamento de Biologia, onde trabalhava ao lado de sua mãe, dona Dolores. Atuou em tarefas essenciais do cotidiano, como a organização dos laboratórios e o fechamento dos prédios. Com a inauguração do bloco 904 (bloco Didático Biologia), em 1987, passou a se dedicar integralmente ao novo espaço, tornando-se referência para estudantes e professores e técnicos. Após sua aposentadoria, em 2002, continuou contribuindo voluntariamente para o Centro de Ciências, mantendo o cuidado diário com os departamentos. Ao todo, soma mais de quatro décadas de atuação e vínculo afetivo com a UFC.
Diretório Central Estudantes
O DCE da UFC é a voz histórica do movimento estudantil da universidade atuando há décadas na defesa intransigente da educação pública, gratuita e de qualidade. Como principal entidade representativa dos mais de 30 mil estudantes da instituição, o DCE organiza mobilizações, debates, semanas temáticas e ações culturais que fortalecem a vida acadêmica e ampliam a consciência crítica dos estudantes. É também protagonista da luta por assistência estudantil, permanência, direitos democráticos e participação efetiva nos rumos da UFC. Eleito diretamente pelos estudantes, o DCE reafirma seu compromisso com a universidade mais justa, plural e acessível sendo peça fundamental na construção de uma comunidade acadêmica viva, ativa e comprometida com a transformação social.
Fonte: Secretaria de Comunicação e Marketing – ufcinforma@ufc.br
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.