Carteiras estudantis de 2026 já podem ser solicitadas; saiba como Os pedidos podem ser feitos de forma on-line ou presencial, nos postos de atendimento, mediante agendamento prévio no site da Etufor
Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) iniciou, nesta segunda-feira (05/01), o processo de solicitação de carteiras estudantis de 2026. A solicitação on-line já está disponível, por meio da plataforma Identidade Estudantil. Já o atendimento presencial deve ser previamente agendado no site da Etufor.
Em 2025, foram emitidas 326.816 mil carteiras estudantis, chegando a mais de 22 milhões de passagens pagas com o benefício do Passe Livre Estudantil. A carteira estudantil de 2025 é válida até 30 de abril de 2026.
Confira o passo a passo:
Para concluir o pedido, o estudante deve seguir as seguintes etapas:
1 - Solicitar a carteira estudantil;
2 - Enviar ou entregar a documentação necessária (declaração de matrícula, CPF, RG e comprovante de residência);
3 - Realizar o cadastro ou a atualização da biometria facial;
4 - Solicitar a confirmação da matrícula junto à instituição de ensino.
As solicitações só serão finalizadas após a conclusão de todos os passos, principalmente, a atualização da biometria facial dos estudantes. A foto impressa na carteira deve ser recente, a medida é necessária para evitar bloqueios e fraudes no sistema de transporte.
A carteira estudantil garante benefícios importantes aos alunos, como o Passe Livre Estudantil, que oferece duas passagens gratuitas por dia nos dias letivos, além da tarifa estudantil reduzida, no valor de R$ 1,50.
Como solicitar
Os estudantes podem solicitar o documento de forma on-line pela plataforma Identidade Estudantil durante todo o ano. A solicitação também pode ser realizada de forma presencial, com agendamento no site da Etufor em um dos postos de atendimento, distribuídos pela cidade (confira a relação abaixo):
- Vapt Vupt: Centro, Antônio Bezerra, RioMar Fortaleza, Messejana, Shopping Parangaba
- Central de atendimento Shopping RioMar Kennedy
- Central de atendimento Câmara Municipal de Fortaleza
- Casa do Cidadão Iguatemi
Alunos novatos
Os alunos novatos da rede pública e privada devem solicitar o documento, enviando a documentação devida de forma online ou presencial para receber a carteira nova.
Alunos veteranos
A carteira dos alunos veteranos das escolas públicas municipais e estaduais será requisitada pela direção das instituições, que se responsabilizará pela solicitação da gratuidade.
Já os alunos da rede particular devem solicitar o novo documento e pagar a taxa de confecção. O boleto pode ser impresso pela internet e pago em qualquer instituição financeira e aplicativos.
Os alunos que já possuem carteira de estudante da rede particular de escolas e universidades, e continuam na mesma instituição de ensino, devem apenas imprimir o boleto pelo site.
Caso o aluno tenha mudado de escola ou universidade, deve solicitar a confirmação de matrícula na sua instituição de ensino atual (procedimento realizado pelo representante cadastrado junto à Etufor) para que sejam atualizados seus dados escolares e, assim, imprimir seu boleto com os dados atualizados.
Todos os alunos que forem bolsistas do Programa Universidade para Todos (Prouni) ou que estudem nas universidades públicas, veteranos ou novatos, devem solicitar a gratuidade para obter a carteira de estudante de 2026, por meio da plataforma Identidade Estudantil ou de forma presencial. Os estudantes contemplados com bolsas do Prouni devem apresentar a declaração com essa informação.
Facilidade para efetuar a biometria facial
Os alunos contam com duas opções para realizar a biometria facial: por meio da plataforma idestudantil.fortaleza.ce.gov.br; de forma presencial, com agendamento, e, se for aluno de escola pública municipal, diretamente na secretaria da escola.
Confirmação da matrícula
Após realizados os pedidos, os alunos devem acompanhar a solicitação pelo site. Em seguida, devem pedir à escola ou universidade para confirmar a matrícula no site da Etufor e aguardar o processo de confecção para receber os documentos em suas instituições de ensino.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.