Pular para o conteúdo principal

Marido relata últimos dias de Erlan Bastos e suspeita de câncer antes da tuberculose Segundo Neto, os primeiros sintomas surgiram no dia 15 de dezembro, quando Erlan passou a sentir fortes dores.

  O marido do jornalista Erlan Bastos, Neto Maciel, detalhou nas redes sociais os últimos dias de vida do comunicador e afirmou que médicos chegaram a suspeitar de câncer antes do diagnóstico correto de tuberculose rara. Erlan morreu aos 32 anos no último sábado (17), em Teresina (PI), após complicações da doença. Foto: Reprodução Gcmais 

Ciopaer/SSPDS realiza captação inédita de pulmões no interior do estado e marca avanço da saúde no Ceará

 

A ação é também a primeira captação múltipla de órgãos de 2026 

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) por meio da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa), realizou uma missão inédita: a primeira captação de pulmões fora da capital cearense, no Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), em Quixeramobim – Área Integrada de Segurança 20 (AIS 20) do estado. O procedimento, que integra a primeira captação múltipla de órgãos de 2026 e representa um grande avanço na descentralização da alta complexidade em saúde, foi realizado nessa terça-feira (20).

A Ciopaer realizou o transporte aéreo de três equipes de transplante de órgãos que partiram de Fortaleza com destino ao Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), em Quixeramobim, onde foram captados dois rins e dois pulmões do doador. Para a operação, foram empregadas duas aeronaves, Fênix 04, um EC135 P2+ e Fênix 07, um EC145 C2, esta com maior capacidade de transporte. 

Para o coordenador da Ciopaer, coronel PM Marcus Costa, é muito significativo poder fazer parte deste marco na vida dos cearenses de forma tão direta. “Para nós é muito importante poder estar contribuindo em apenas um voo com várias vidas, tendo em vista que dificilmente transportamos apenas um órgão em nossas missões, inclusive nesta última missão nós tivemos o ineditismo de transportar três equipes simultaneamente: uma especializada em coração, outra para captação de rins e fígado, e uma terceira equipe para captação de pulmões, que gerou um ineditismo, tendo sido a primeira captação de pulmões no Hospital Regional do Sertão Central, em Quixeramobim”, afirma. 

Além do transporte aeromédico dos órgãos, a ação fez parte de outro marco histórico, a primeira cirurgia de retirada de pulmão realizada no HRSC, representando um avanço  para a saúde pública no interior do Ceará.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.