As Forças de Segurança do Ceará realizaram as prisões de seis pessoas, entre a sexta-feira (8) e domingo (11), por meio do Programa de Cumprimento de Mandados de Prisão (Procumpri). A iniciativa é desenvolvida pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). O programa, que funcionou em caráter experimental ao longo do último ano, foi regulamentado em dezembro de 2025. Três homens, de 45, 26 e 23 anos, e duas mulheres, de 29 anos, foram capturados durante as ofensivas do fim de semana. As prisões ocorreram na Capital, na Região Metropolitana e no município de Uruoca. As ações do Procumpri foram executadas por equipes da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e da Polícia Militar do Ceará (PMCE).
Em Fortaleza, um homem, de 45 anos, foi preso por equipes do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da PCCE. Ele já responde pelos crimes de lesão corporal dolosa, posse ilegal de arma de fogo e um acidente de trânsito com vítima fatal. Em desfavor dele, a equipe cumpriu um mandado de prisão por crime de estelionato.
Uma mulher, de 29 anos, também foi presa. Em desfavor dela, os policiais civis cumpriram um mandado de prisão preventiva por um crime de roubo ocorrido em 2015. Ela tem antecedentes por tráfico de drogas e crime contra a administração pública. Também no fim de semana, um homem, de 35 anos, foi capturado. Os policiais civis cumpriram um mandado de prisão temporária por um crime de homicídio registrado em 2020. O indivíduo já tem antecedentes por homicídio doloso e tráfico de drogas.
Prisão em Caucaia
Já na Região Metropolitana de Fortaleza, uma equipe do DHPP prendeu um homem, de 26 anos, no município de Caucaia (AIS 11). Em desfavor do suspeito, a equipe cumpriu um mandado de prisão preventiva por um homicídio registrado em janeiro de 2020. Ele responde por posse ilegal de arma de fogo de uso restrito e porte ilegal de arma de fogo. O indivíduo foi conduzido para a 2ª Delegacia do DHPP e após os procedimentos cabíveis, foi colocado à disposição da Justiça.
Captura no interior
Equipes da Polícia Civil cumpriram um mandado de prisão preventiva pelo crime de homicídio, em desfavor de uma mulher, de 24 anos. A mulher é investigada desde agosto de 2025. A suspeita foi localizada e presa no município de Uruoca (AIS 14).
Prisão da PMCE
Uma ação da Polícia Militar do Ceará (PMCE), resultou na captura de um homem, de 23 anos, na região da AIS 2 da Capital. Em desfavor do homem foi cumprido um mandado de prisão preventiva por crime de homicídio. O suspeito já responde por roubo à pessoa.
Sobre o Procumpri
O Procumpri é voltado à realização de ações estratégicas para o cumprimento de diligências em endereços de foragidos da Justiça, com foco na redução dos índices de criminalidade, especialmente dos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI), além do enfrentamento às organizações criminosas e outros grupos vulneráveis.
As ações do programa são executadas de maneira integrada pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e pela Polícia Militar do Ceará (PMCE), podendo contar com o apoio das Coordenadorias Integrada de Planejamento Operacional (Copol), Integrada de Operações de Segurança (Ciops), Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) e de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cotic) da SSPDS.
Denúncias
A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia ou ainda via “e-denúncia”, o site do serviço 181, por meio do endereço eletrônico: https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br/.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.