Fortaleza Ligada nos 300: 1,5 milhão de pessoas dão boas-vindas a 2026 na Praia de Iracema Em 2026, a capital cearense completa 300 anos de história, e o Réveillon marca o início de um ano de comemorações
Compartilhe:

Ao som de grandes atrações e sob uma queima de fogos que iluminou o céu da Capital por 10 minutos, o Réveillon de Fortaleza 2026 – Ligado nos 300 reuniu cerca de 1,5 milhão de pessoas na Praia de Iracema para celebrar a chegada do novo ano, em uma das maiores festas de Réveillon do Brasil.
Neste ano, a celebração também marcou a consolidação da política de descentralização cultural da Prefeitura de Fortaleza. A programação teve início no dia anterior e foi distribuída em três polos da cidade (Praia de Iracema, Messejana e Conjunto Ceará) ampliando o acesso da população às atividades festivas.
Segundo o prefeito Evandro Leitão, a iniciativa reforça o sentimento de pertencimento da população e gera impactos positivos para a cidade. De acordo com o gestor, a descentralização também será ampliada durante o Ciclo Carnavalesco.
“Esse envolvimento e esse sentimento de pertencimento da população com a cidade onde mora são muito importantes. A gente quer ampliar isso, ampliar os polos. Agora mesmo, no período carnavalesco, estamos ampliando para 25 polos”, afirmou.
Além do Carnaval, Evandro destacou que a ampliação da programação seguirá ao longo de 2026, especialmente nas comemorações dos 300 anos de Fortaleza.
“Também no aniversário da cidade, pelos 300 anos de Fortaleza, no dia 13 de abril, vamos ampliar os polos. Para isso, é extremamente importante que a gente esteja andando pela cidade, escutando as pessoas, ouvindo a população. É isso que nós vamos continuar fazendo: com muita humildade, mas sabendo que precisamos avançar cada vez mais”, concluiu.
A secretária de Turismo (Setfor), Denise Carrá, ressaltou que a comemoração ocorreu sem maiores ocorrências e gerou resultados econômicos positivos para Fortaleza.
“A festa ocorreu dentro das expectativas. Foi uma celebração lindíssima, de paz e tranquilidade, com pouquíssimas ocorrências. Os números finais ainda estão sendo consolidados, no entanto, a expectativa é de que, neste período de festas, a cidade registre uma movimentação econômica de cerca de R$ 5 bilhões. Também estimamos a geração de aproximadamente 120 mil postos de trabalho, diretos e indiretos”, declarou.
A noite da virada

Os shows na Praia de Iracema tiveram início às 17h, com o cantor Marcos Lessa, que apresentou um repertório marcado por clássicos da música cearense, valorizando a identidade cultural local e a conexão com o público. Na sequência, foi a vez dos Transacionais, que empolgaram a multidão com clássicos da MPB, do soul brasileiro e músicas de Carnaval, lembrando que faltavam apenas pouco mais de 40 dias para o início do novo ciclo de festas.
Às 20h, os Paralamas do Sucesso subiram ao palco. João Barone, baterista da banda, destacou que esta não foi a primeira apresentação do grupo no Réveillon de Fortaleza, mas que, desta vez, a ocasião foi ainda mais especial, integrando a turnê comemorativa dos 40 anos de carreira.
“Voltamos para encerrar esse ano tão especial e, ao mesmo tempo, abrir 2026 com muita alegria e alto astral, trazendo um show com aquelas músicas que todo mundo conhece. Esse repertório dos Paralamas representa bem o espírito da celebração dos 40 anos: muitas canções marcantes que, para nossa sorte, fazem parte da memória afetiva das pessoas”, disse.
A programação seguiu com o show de Claudia Leitte, que colocou o público para dançar ao som do axé na Praia de Iracema. Em seguida, coube a Seu Jorge comandar a virada do ano, puxando a contagem regressiva para 2026 diante de uma multidão reunida no Aterro. Honrado em liderar um dos momentos mais aguardados da noite, o cantor destacou a alegria de participar da celebração em Fortaleza.
“Estou muito feliz, não apenas por esse encontro com o público, mas também pela oportunidade de reencontrar tantos outros artistas brasileiros. Destaco, inclusive, os frutos da terra, como Matuê, Wesley Safadão e Tirulipa. Sou encantado pelo estado inteiro, mas especialmente por esta cidade, onde sempre fui muito bem recebido. Estamos muito felizes e satisfeitos e, principalmente, honrados por fazer parte desta celebração”, afirmou.
Já na madrugada do dia 1º de janeiro de 2026, a festa seguiu com os shows de Matuê, Wesley Safadão e, encerrando a manhã, Taty Girl.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.