Pular para o conteúdo principal

Mozart cita evolução do trabalho após o empate diante do Iguatu: “Estamos no caminho”

  Técnico do Time do Povo também explicou as alterações promovidas para o duelo Link para compartilhamento:    Copiar Foto: Gabriel Silva/CearaSC Mesmo lutando até o último minuto, o Ceará empatou com Iguatu por 1 a 1 neste sábado, 17, pela 4ª rodada do Campeonato Cearense no Estádio Presidente Vargas. Com o resultado, o Vovô avançou para a 2ª fase do Estadual. Após a partida, o técnico Mozart concedeu entrevista coletiva para a imprensa presente no Presidente Vargas. Questionado sobre o resultado do jogo, o comandante foi enfático ao falar de um processo de evolução neste início de temporada. Para Mozart, ainda, não faltou empenho dos seus comandados. “Fico satisfeito pelas chances que criamos mesmo contra 10 jogadores em um bloco bem baixo praticamente nos últimos 25 m do campo mesmo assim conseguimos criar bastantes situações. Infelizmente não vencemos, é óbvio que o empate fica um sentimento amargo. Mas é natural que algumas situações aconteçam nesse início, mas enfim...

Na Batida dos 300, Fortaleza abre Ciclo Carnavalesco 2026 com grande festa na Praça do Ferreira

 

Na Batida dos 300, Fortaleza abre Ciclo Carnavalesco 2026 com grande festa na Praça do Ferreira

Theresa Rachel, Mais Melanina e Fundo de Quintal foram as atrações da noite. Programação deste final de semana segue com shows e blocos de rua em diversos pontos da cidade


Compartilhe:
A imagem mostra a banda Fundo de Quintal se apresentando em palco na Praça do Ferreira
Theresa Rachel, Mais Melanina e Fundo de Quintal foram as atrações da noite (Fotos: Kiko SIlva)

Já é tempo de folia. A Praça do Ferreira, no Centro, recebeu a abertura oficial do Ciclo Carnavalesco 2026 na noite da sexta-feira (16/01). Ao som de Theresa Rachel, Mais Melanina e Fundo de Quintal, a festa reuniu um público estimado e muito animado de 22 mil pessoas. Neste final de semana, a programação de Pré-Carnaval segue com shows no Aterrinho da Praia de Iracema e no Marco Zero, na Barra do Ceará, além de blocos de rua espalhados pela cidade.

Com o slogan Na Batida dos 300, o Ciclo Carnavalesco 2026 marca o início das comemorações pelos 300 anos da capital cearense. O homenageado desta edição é Macaúba do Bandolim, músico fortalezense com mais de 60 anos de trajetória e reconhecido nacionalmente como um dos grandes virtuoses do instrumento, referência na formação de gerações e na consolidação do chorinho e da música popular no Ceará.

Celebrando a abertura do Ciclo, a vice-prefeita de Fortaleza, Gabriella Aguiar, destacou que neste ano a gestão está consolidando a determinação do prefeito Evandro Leitão de ampliar e descentralizar a festa desde 2025, deixando esse modelo como um legado para a cidade.

“Em 2026, avançamos ainda mais, chegando a 25 palcos em diferentes territórios, com uma programação diversa que movimenta a economia, gera empregos, aquece o setor turístico e fortalece a cultura. Para cada real investido, temos um retorno de seis reais para a economia da cidade, e a festa gera mais de seis mil empregos diretos e indiretos, já no início do ano,” afirmou a vice-prefeita Gabriella Aguiar. 

A imagem mostra a banda Mais Melanina se apresentando no Pré-Carnaval. Ao fundo é possível ver a Praça do Ferreira lotada
A banda Mais Melanina foi a segunda atração da noite. O repertório do grupo fortalezense é marcado pela mistura de samba com outros ritmos

Conforme a secretária da Cultura, Helena Barbosa, o formato deste Ciclo Carnavalesco foi pensado ao longo de todo o ano passado, a partir de uma metodologia de gestão que entende a cidade como um espaço para todas as pessoas e que democratiza o acesso à cultura e à arte.

“Conseguimos ampliar de 21 para 25 palcos, em um grande esforço de toda a Prefeitura, e os resultados mostram que Carnaval é investimento. Para cada real aplicado, retornam seis para a economia, com geração de emprego, circulação de renda e ampliação das experiências culturais para a população de Fortaleza,” destacou Helena Barbosa.

O planejamento cuidadoso também incluiu a definição dos locais que receberão a festa.

“Abrir a programação na Praça do Ferreira é simbólico, pelo valor histórico, político e cultural que esse espaço carrega, assim como passar pela Barra do Ceará, onde a história da cidade se inicia, e pelo Aterrinho da Praia de Iracema, que é um polo tradicional do Pré-Carnaval,” pontuou a secretária.

Primeira noite de folia

A cantora e compositora fortalezense Theresa Rachel abriu os trabalhos da noite com o projeto Samba da Theresa. "Sinto muita alegria de estar aqui, dar o primeiro grito de Pré-Carnaval, nessa cidade que é tão bonita, que merece tanto um Pré-Carnaval e um Carnaval a altura, e que vai ter, está tendo, com grandes atrações nacionais, além dos nomes da terra. Também estou muito feliz de estar nesse palco representando os artistas locais, as mulheres que cantam samba, ainda mais nesse dia que tem também fundo de quintal, a nossa grande escola de samba," comemorou Theresa.

Celebrando o início da temporada, a artista convidou a população para curtir a cidade, aproveitando ao máximo a programação sortida e caprichada que vai ocupar Fortaleza nas próximas semanas. "A cidade está bem movimentada, tem festas com artistas de outro patamar, e todo mundo junto, como hoje, então é curtir a cidade, aproveita-la ao máximo, que a gente tem muito a oferecer."

A atração seguinte foi o animado grupo Mais Melanina, que mistura samba com diversos ritmos. Encerrando a noite, a banda Fundo de Quintal apresentou um show marcado por grandes sucessos. A banda contou com a participação ativa do público, que cantou junto a maioria das canções.

Para celebrar a vida

A auxiliar de farmácia Maria Welma da Silva já perdeu a conta dos anos em que curtiu a abertura do Ciclo Carnavalesco na Praça do Ferreira. Ainda assim, a animação permanece. “Já começou (o Carnaval), já está todo mundo na folia, e este ano está melhor, mais organizado. Eu acho que a reforma da Praça ajudou muito,” avalia ela, referindo-se à requalificação da Praça do Ferreira entregue em novembro de 2025.

A imagem mostra a Praça do Ferreira lotada e ao fundo o palco dos shows de abertura do Ciclo Carnavalesco
A festa reuniu um público estimado de 22 mil pessoas

Para Welma, a programação também merece destaque. “Está perfeita, todas as atrações muito boas, essa abertura com Fundo de Quintal, com a Theresa, perfeita, uma mulher cantando samba, está lindo. E tem festa em todos os polos, pelo que eu estou vendo. Já baixei o aplicativo do pré-carnaval, já entrei, tem festa em todo lugar”.

Já para Socorro Abreu, psicóloga, curtir o Ciclo Carnavalesco no Centro foi uma experiência nova. “Eu sempre fico nas programações de Carnaval lá no Aterrinho, nunca tinha vindo pra cá, mas realmente está me surpreendendo. Essa programação está perfeita. A Theresa Rachel é muito boa, Mais Melanina também, e de Fundo de Quintal não tem nem o que falar,” conta ela, acrescentando que já entrou no clima de Carnaval. “Vai ser uma festa fantástica. Essa coisa de diversificar mais as atrações, e também distribuir em mais polos, foram ideias muito boas.”

Com o Carnaval se aproximando, a professora Juliana Barbosa já começa a sentir uma ansiedade boa, vontade de festejar com os amigos, e muita alegria. Para ela, Fortaleza já entrou no clima. “Carnaval é festa, é amizade, é celebração da vida, dos amigos, e é fazer novos amigos também. Com a descentralização, eu, que moro na Messejana, vou curtir ainda mais,” conta.

Programação

Neste sábado (17/01), a programação continua em diferentes pontos da cidade. No Aterro da Praia de Iracema, acontece o tradicional cortejo de baterias, com concentração na Avenida Beira-Mar com a Avenida Barão de Studart, seguindo até a Avenida Historiador Raimundo Girão. Participam do percurso as baterias Unidos da Cachorra, Sambamor, Baqueta Clube de Ritmistas, Bonde Batuque e Camaleões do Vila, que finaliza o cortejo em direção ao Aterrinho.

No Aterrinho da Praia de Iracema, o público confere uma programação de palco com DJ Kaká de Paula, DTF, Dudu Nobre e Camaleões do Vila, garantindo uma noite marcada pela diversidade rítmica e pela conexão com o público.

Na Barra do Ceará, no Marco Zero, a festa também ganha destaque com apresentações da DJ Lolost, da banda Pimenta Malagueta e da Banda Eva, levando o clima do Carnaval para o litoral oeste da cidade e fortalecendo a proposta de descentralização da folia.

Além dos palcos, os blocos de rua independentes seguem ocupando diferentes territórios de Fortaleza, levando música, cores e alegria aos bairros Aldeota, Curió, Demócrito Rocha, Farias Brito, Granja Lisboa, Jacarecanga, José Bonifácio, Maraponga, Meireles, Moura Brasil, Parque Manibura, Praia de Iracema e Rodolfo Teófilo. As agremiações foram selecionadas e apoiadas por meio do edital de Blocos e Agremiações da Secultfor, fortalecendo a tradição carnavalesca da cidade.

Descentralização, investimento e inovação

Ao longo de todo o Ciclo Carnavalesco, o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026 contará com 25 palcos distribuídos pelas 12 Regionais, ampliando o alcance da programação e contemplando territórios já tradicionais e novos espaços da cidade. Entre as novidades desta edição está a instalação de um palco com atrações nacionais na Avenida Domingos Olímpio, circuito histórico dos desfiles carnavalescos, que receberá nomes como Jorge Aragão e Chico César.

O Carnaval 2026 registra um aumento de aproximadamente R$ 4 milhões em investimentos, totalizando cerca de R$ 23 milhões aplicados em todo o Ciclo Carnavalesco. Os festejos fortalecem a cadeia produtiva da cultura e geram mais de seis mil empregos diretos e indiretos. A expectativa é impactar mais de 1,6 milhão de pessoas ao longo de toda a programação.

Tecnologia e informação

Outra inovação é o acesso à agenda completa por meio do aplicativo Farol da Cultura, disponível gratuitamente para Android e iOS. A ferramenta permite acompanhar a programação em tempo real, localizar eventos por geolocalização, buscar atrações por nome, montar roteiros personalizados e acessar recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência visual.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.