Prefeitura de Fortaleza divulga ações do Comitê Integrado da Quadra Chuvosa 2026 O Comitê tem como foco a prevenção, o monitoramento e a resposta a possíveis desastres durante o período de chuvas na Capital
Prefeitura de Fortaleza divulga ações do Comitê Integrado da Quadra Chuvosa 2026
O Comitê tem como foco a prevenção, o monitoramento e a resposta a possíveis desastres durante o período de chuvas na Capital
A Prefeitura de Fortaleza anunciou, nesta quinta-feira (29/01), em coletiva no Paço Municipal, o conjunto de ações da Operação Quadra Chuvosa de 2026, com foco na prevenção, no monitoramento e na resposta a possíveis desastres durante o período de chuvas na Capital. A iniciativa é coordenada pela Defesa Civil de Fortaleza (DCFor) e envolve a atuação de diversos órgãos municipais sistematizada no Comitê Integrado da Quadra Chuvosa 2026. Durante a coletiva, o prefeito Evandro Leitão destacou a importância do planejamento e do trabalho contínuo para a prevenção de transtornos relacionados às chuvas.
"Desde que iniciamos a gestão, no ano passado, fizemos uma grande força-tarefa entre a Defesa Civil e as demais secretarias para ampliar as medidas de prevenção como a limpeza dos canais e de lagoas em toda a cidade, além de outras ações integradas. Já estamos tendo resultados concretos, como a redução de arboviroses e de ocorrências atendidas pela Defesa Civil. Esse trabalho é contínuo e vem sendo intensificado para a quadra chuvosa, com equipes nas ruas para reduzir os impactos das chuvas e melhorar as condições de vida da população", afirmou o prefeito Evandro Leitão.
Para 2026, a Prefeitura reforça a estratégia de atuação integrada entre a Defesa Civil de Fortaleza, a Coordenadoria Especial de Governança (Cegor), a Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP), a Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf) e a Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (UrbFor), órgãos que compõem o Comitê Integrado. A integração tem como objetivo ampliar a eficiência das ações preventivas e a capacidade de resposta a situações de emergência.
O coordenador da Defesa Civil de Fortaleza, Cel Haroldo Gondim, reforçou a abrangência da estratégia desenvolvida pela Prefeitura para a quadra chuvosa. "O trabalho do Comitê Integrado envolve prevenção, monitoramento e atuação conjunta dos órgãos municipais. As ações vão desde a limpeza regular de canais, lagoas e bocas de lobo até o uso de ecobarreiras, o fortalecimento das equipes e a comunicação direta com a população por meio do sistema de alertas. Esse trabalho iniciado ainda no ano passado e intensificado ao longo do tempo é fundamental para reduzir riscos, minimizar impactos e proteger a população durante o período de chuvas."
Estão previstas mais de 214 intervenções, incluindo a limpeza de 164 canais e 50 lagoas, além da ampliação do uso de ecobarreiras para o rio Maranguapinho e o canal do Parque Rachel de Queiroz, medida que contribui para reduzir o acúmulo de resíduos e minimizar riscos de alagamentos. Também está em andamento o Plano Municipal de Redução de Riscos. Neste ano, a estratégia passará por atualização, adequando-se aos novos cenários climáticos e às necessidades da cidade.
A Operação Quadra Chuvosa de 2026 contempla ainda a implementação da gratificação do regime de sobreaviso na Defesa Civil de Fortaleza, o que permitirá a ampliação do efetivo em 12 equipes destinadas exclusivamente ao atendimento de emergências. Além disso, haverá maior divulgação e incentivo ao uso do sistema de alertas da DCFor, por meio do número 40199, fortalecendo a comunicação direta com a população.
O monitoramento climático também ganha reforço com mais visibilidade ao trabalho das estações meteorológicas e do Observatório Municipal dos Riscos Climáticos, ferramentas fundamentais para o acompanhamento das condições do tempo e a emissão de alertas preventivos.
Durante a apresentação, foi divulgado ainda o prognóstico para a quadra chuvosa de 2026, que indica 20% de probabilidade de chuvas acima da média, 40% dentro da média e 40% abaixo da média histórica. Os dados reforçam a importância do planejamento antecipado e das ações contínuas de prevenção adotadas pela Prefeitura de Fortaleza.
Observatório de Riscos Climáticos
Em novembro de 2025, na COP30, a Prefeitura de Fortaleza lançou o Observatório de Riscos Climáticos do município, uma plataforma georreferenciada que permite o monitoramento contínuo e a análise de dados para formulação de políticas públicas voltadas a prevenir, mitigar e enfrentar os efeitos de eventos climáticos extremos.
O uso do Observatório, juntamente com o monitoramento em tempo real das condições meteorológicas, contribuirá para as análises da dinâmica das ocorrências de proteção e defesa civil em Fortaleza, principalmente durante a quadra chuvosa, promovendo a eficiência da prestação dos serviços de prevenção e emergências.
Histórico de 2025
Durante o anúncio, foram apresentados os resultados das ações preventivas realizadas ao longo de 2025, que contribuíram para reduzir os impactos das chuvas na cidade. Entre as principais medidas executadas estão a limpeza de todos os 164 canais de Fortaleza, além de 47 lagoas, a desobstrução de mais de 12 mil bocas de lobo. Durante o período, a Prefeitura também realizou a remoção de aproximadamente 117 mil toneladas de lixo, volume equivalente a 33 campos de futebol cobertos por um metro de resíduos.
Essas ações refletiram diretamente na redução de ocorrências atendidas pela Defesa Civil. Em janeiro de 2025, duas grandes chuvas geraram, em média, 75 atendimentos. Já neste mês de janeiro de 2026, mesmo com uma chuva de grande intensidade registrada na última terça-feira (27), foram contabilizadas 20 ocorrências, o que representa uma redução de 26% até o momento.
Como resultado das ações integradas de limpeza, monitoramento e prevenção, o município também registrou uma redução de 94,3% nos casos de arboviroses entre janeiro e abril de 2025, na comparação com o mesmo período de 2024, evidenciando os impactos positivos das políticas públicas voltadas à saúde ambiental e à gestão de riscos.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.