Pular para o conteúdo principal

Polícia Militar localiza e desarticula plantação ilegal de maconha na zona rural de Redenção

  Cerca de 20 mil mudas foram localizadas em uma residência;  parte do material foi apreendido e o restante foi destruído Em continuidade às ações de combate ao tráfico ilícito de drogas no interior do estado, a Polícia Militar do Ceará (PMCE) localizou e desarticulou uma plantação ilegal de maconha no município de Redenção, que pertence à Área Integrada de Segurança 15 (AIS 15) do Ceará. Ao todo, foram localizadas cerca de 20 mil mudas. O material foi encontrado nessa terça-feira (6) na zona rural do município.  Após receber informações acerca da possível localização de suspeitos portando armas no distrito de Antônio Diogo, em Redenção, equipes da Força Tática de Patrulha Rural do 29º Batalhão de Polícia Militar (29º BPM) deram início às diligências. Com as buscas pela região, os policiais militares localizaram uma residência em uma área de mata fechada, onde foi encontrado uma plantação de maconha. No local, os PMs apreenderam cerca de 20 mil mudas de maconha. A composi...

Sons de Fortal - o fino da cidade: Centro Cultural Belchior lança álbum com músicas inéditas de 10 artistas de Fortaleza Lançamento do álbum nas principais plataformas de streaming e show gratuito no Anfiteatro da Beira-Mar marcam estreia do selo musical Iracema Sounds e conclusão da primeira edição do projeto O Sonho e O Som

 Pirambu, Serrinha, Padre Andrade, Jangurussu, Messejana, Conjunto Palmeiras e outros territórios da cidade estão na origem dos artistas contemplados pelo projeto O Sonho e o Som, do Centro Cultural Belchior (CCBel). Uma das iniciativas inovadoras no Brasil de fomento à cadeia musical por meio de políticas públicas de cultura, o projeto tem como foco valorizar a produção musical e fortalecer uma cena cultural diversa e descentralizada em Fortaleza. A primeira edição chega agora à etapa final com o lançamento do álbum Sons de Fortal – O fino da cidade, que reúne dez faixas e reflete a diversidade estética e territorial da música feita na capital cearense.

Por meio do projeto, o CCBel, equipamento da Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor), gerido em parceria com o Instituto Cultural Iracema (ICI), selecionou dez artistas da cidade para desenvolver três músicas autorais cada. Ao longo de quatro meses, as pessoas participantes vivenciaram uma imersão criativa que inclui consultorias em gestão de carreira e comunicação, bem como todas as etapas da produção musical: gravação, edição, mixagem e masterização, além de uma oficina com distribuidora especializada.

Após o percurso imersivo, O Sonho e o Som será celebrado com um show especial que reúne as obras produzidas, além do lançamento de um álbum digital com uma faixa de cada artista nas principais plataformas de streaming. As datas já estão definidas: o álbum sai na sexta-feira (09/01) e o show gratuito será realizado sábado (10/01), no Anfiteatro da Beira-Mar, a partir das 17 horas. A audição para convidados será realizada no dia 7 de janeiro.

O lançamento de Sons de Fortal – O fino da cidade também marca a estreia do Iracema Sounds, selo musical criado pelo ICI para organizar e profissionalizar a circulação das obras produzidas. O selo contribui para a gestão e a distribuição das músicas e também para a proteção dos direitos autorais e conexos de artistas participantes.

Com produção assinada por nomes como Daniel Ganjaman, Agê, Marcus Au, Ednobeat, Felipe Couto e Glauber Alves, além de músicos convidados, o álbum percorre sonoridades como MPB, rap, R&B, funk pop, pagode, cumbia, experimental e neosoul.

Fortaleza: território musical plural

Voltada ao fortalecimento das políticas públicas de cultura na cidade, a iniciativa reafirma Fortaleza como um território musical plural, atravessado por diferentes estilos, linguagens e trajetórias “vividas entre o Sonho e o Som”, como canta Belchior.

Participam desta edição os artistas: Mumutante (Serrinha – Regional 8), Caiô (Benfica – Regional 4), ROSABEATZ (Padre Andrade – Regional 3), Otto Nascimentu (Pirambu – Regional 1), Mateus Honori (Jangurussu – Regional 9), Batuta (Conjunto Palmeiras – Regional 9), Ayla Lemos (Messejana – Regional 6), Dipas (Pio XII – Regional 4), Joana Lima (Quintino Cunha – Regional 3) e Zabeli (Jardim Iracema – Regional 1).

Para Fernanda Matias, diretora do CCBel, esta é uma política que impulsiona a cena musical da cidade e abre caminhos reais. “Ao longo dos últimos meses, os artistas tiveram acesso a um estúdio de qualidade, acompanhamento técnico com profissionais de referência nas áreas de produção e comunicação e ampliaram sua visibilidade por meio da divulgação e produção de conteúdo realizada pelo nosso equipamento. O ‘Sonho e o Som’ é mais um importante passo da atual gestão na profissionalização e desenvolvimento da cadeia produtiva da música em Fortaleza”, afirma.

Selo Iracema Sounds

Gerido pela Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor), em parceria com o Instituto Cultural Iracema (ICI), Iracema Sounds é um selo musical criado em 2025 pelo ICI, junto ao projeto O Sonho e o Som para mapear, desenvolver e amplificar a cena musical contemporânea da cidade.

Atuando nas frentes de curadoria artística, produção fonográfica e estratégias de lançamento, o selo conecta artistas da cidade ao mercado, promovendo circulação, visibilidade e fortalecimento de identidades autorais. O Iracema Sounds desenvolve projetos integrados de comunicação, audiovisual e experiências ao vivo, articulando território, diversidade sonora e impacto cultural.

Detalhes das faixas

Mumutante (feat. Agê) — “Maré”
“Maré” é o lançamento de Mumutante, com produção de Daniel Ganjaman e participação de Agê nos beats e teclados. A faixa traz um neosoul romântico e envolvente, com vocais marcantes e referências como Lauryn Hill, Erykah Badu e Luedji Luna.

Caiô — “Black Bonnie e Clyde”
“Black Bonnie & Clyde” é o novo single de Caiô, com produção de Daniel Ganjaman. A faixa mistura reggae, rap e xote em uma love song urbana, inspirada por Gilberto Gil, Bob Marley & The Wailers e pelo conterrâneo Mateus Fazeno Rock.

B4tut4 — “Molotov”
“Molotov” é lançamento de B4tut4, uma faixa potente que mistura cumbia, MPB e energia urbana em um protesto dançante e político, com referências como Chico César, Manu Chao e Baiana System. Produzida por Glauber Alves, que já assinou trabalhos com artistas como Luiza Nobel e Juruviara, a música une ritmo latino e discurso afiado.

Zabeli — “Caos”
“Caos” é o lançamento de Zabeli, um rap intenso e direto, com letra forte, dicção precisa e identidade urbana de Fortaleza. Inspirada por Bezerra da Silva, Dina Di e RZO, a faixa carrega atitude, peso lírico e energia crua. O single conta com a produção musical de Nego Célio, que já trabalhou com artistas como Mateus Fazeno Rock e Agê.

Otto Nascimentu — “Corpo Nu”
“Corpo Nu” é lançamento de Otto Nascimentu, trazendo um soul e R&B brasileiro encorpado, com bateria presente, sopros marcantes e clima de performance ao vivo. Inspirada por Liniker, Azula e Os Garotin, a faixa é intensa, elegante e sensorial. O single foi produzido por Marcus Au, que já trabalhou com artistas como Mateus Fazeno Rock, Mumutante, Agê e Verônica Decide Morrer.

Ayla Lemos — “São Sebastião”
“São Sebastião” é lançamento de Ayla Lemos, trazendo uma sonoridade experimental com instrumental refinado e clima contemplativo. Inspirada por José González, Ichiko Aoba e Milton Nascimento, a faixa produzida por Felipe Couto, que já colaborou com Clau Aniz, Arquelano e Oscar Arruda, aposta em múltiplas texturas, passeando por um mix de sonoridades presentes na MPB.

Mateus Honori — “Luar”
“Luar” é o novo single de Mateus Honori, ator de série e cantor, que apresenta uma MPB romântica com voz rouca, cordas e sopros delicados. Inspirada por Geraldo Azevedo, Zé Ramalho e Elba Ramalho, a faixa tem poesia acessível e forte potencial para trilhas audiovisuais.

Joana Lima — “É Tudo sobre Você”
“É Tudo Sobre Você” é o novo single de Joana Lima — uma balada MPB delicada e emotiva, guiada por voz feminina expressiva e uma rica composição de arranjos sensíveis. Com referências como Vanessa Moreno, Liniker e Corinne Bailey Rae, a faixa fala de amor com intimidade e elegância. A música é produzida por Marcus Au, que já assinou trabalhos de Mateus Fazeno Rock, Mumutante, Agê e Verónica Decide Morrer.

Dipas — “Boboquei”
“Boboquei” é o lançamento de Dipas, com produção e beats de Ednobeat e participação de Mateus Farias na flauta. A faixa mistura pagode, piseiro, lovebeat e funk, com letra chiclete e alto potencial viral, dialogando com referências como MC Ryan, Matuê e Thiaguinho.

Rosabeatz— “Sou o que Sou (SOQS)”
“Sou O Que Sou” é o lançamento de ROSABEATZ, com produção de Daniel Ganjaman (Planet Hemp, Criolo). A faixa traz uma sonoridade pop eletrônica vibrante, dançante e expansiva, que celebra liberdade e movimento, dialogando com referências como FBC, M.I.A. e Robyn. Feita para quem curte o melhor do POP BR com atitude contemporânea, a música integra a coletânea produzida pelo selo Iracema Sounds, que exalta a atual produção musical de Fortaleza (CE).

Serviço

Lançamento do álbum Sons de Fortal – O fino da cidade
Data: sexta-feira (09/01), nas principais plataformas de streaming

Show Sons de Fortal – O fino da cidade
Data: sábado (10/01)
Horário: 17h
Local: Anfiteatro da Beira-Mar (Av. Beira-Mar, 3620 - Meireles)
Gratuito

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.