Foliões lotam Lago Jacarey e Parque Rachel de Queiroz no último fim de semana de pré-Carnaval A festa continua com os festejos de Carnaval entre os dias 14 e 17 de fevereiro
Compartilhe:
.jpg)
Marcando mais uma semana de festejos descentralizados por toda a cidade, foliões lotaram o Lago Jacarey e o Parque Rachel de Queiroz no último fim de semana de pré-Carnaval, reforçando a política municipal de levar a festa para os bairros e democratizar o acesso à cultura.
Parque Rachel de Queiroz
Neste sábado (07/02), o Parque Rachel de Queiroz, no bairro Presidente Kennedy, recebeu uma programação especial voltada para as crianças. A folia começou às 17h, com apresentação do grupo Cantakids. Joyce Socorro, mãe de Kaleu Teixeira, comentou que a oferta de programação infantil é importante para ela e para o filho, que faz parte do espectro autista. Segundo a mãe, as atividades ajudam no processo de socialização.
“Eu tenho que estar trazendo ele sempre para cá. Ele conhece tudo e se diverte. Brinca com as crianças. É um espaço produtivo. Desde que construíram essa praça, a vida mudou muito aqui no bairro, e sempre que tem festa eu trago ele.”
.jpg)
Quem também aprovou a festa foi Ana Laura, de dois anos. Apesar da pouca idade, ela já é veterana no Carnaval, já que a mãe, Valdileide Vitor, a levou no ano passado. Valdileide contou que a filha adorou a fantasia de fadinha. “A fantasia foi a mãe que escolheu. Eu comprei assim, já veio com esse LED, toda montadinha, e ela amou.”
Sobre o evento, a mãe também celebrou a realização do Carnaval infantil. “A Prefeitura pensa em todos os públicos: no infantil e, logo após, também tem programação para os adultos.”
Lago Jacarey
No Lago Jacarey, localizado entre os bairros Cambeba e Cidade dos Funcionários, a festa começou às 18h30, com show da cantora Mariana Cavalcante. Esta é a primeira vez que o local recebe apresentações do Ciclo Carnavalesco, graças à política de descentralização cultural. Mariana destacou que trouxe um repertório marcado por influências da música brasileira.
“O repertório foi escolhido muito a partir das minhas influências ao longo da minha trajetória. Eu comecei no samba, mas logo fui para a música baiana e para a música nordestina no geral”, comentou a artista.

A cantora também celebrou a oportunidade de se apresentar em um espaço que marcou sua infância. “Fiquei muito feliz, inclusive porque eu cresci vindo para o Lago Jacarey. Ter sido colocada aqui foi uma felicidade muito grande. Eu me sinto em casa. Também fiz show com as Sardinhas lá no Parque Rachel de Queiroz.”
O ponto alto da noite foi o show de Pantico Rocha, que se apresentou acompanhado da cantora Mel Mattos e do grupo Fervo Maresia. “Nosso repertório é uma mesclagem. Tem tanto o repertório da Bahia, que tem que ter, como também o pernambucano. Além disso, temos as nossas músicas”, explicou Pantico.
“A gente também traz guitarra baiana, uma parte instrumental, e uma homenagem ao grande Macaúba do Bandolim. Quando a gente faz a coisa com alegria, com energia, fica bonito. Vai ter ainda a participação do projeto Gil, em homenagem a Gilberto Gil e Caetano Veloso”, concluiu.
Movimentação no comércio local
O pré-Carnaval descentralizado de Fortaleza também tem impulsionado a economia local, beneficiando artistas e trabalhadores da economia criativa.
É o que destaca a permissionária do Lago Jacarey Fabíola Carneiro, que comercializa acessórios para celular.
.jpg)
“O Lago ficou visível para toda Fortaleza, e todas as pessoas se sentem bem-vindas na nossa praça. Normalmente o movimento começa depois das 19 horas, mas hoje começou bem mais cedo, a partir das 16 horas.”
Quem também celebrou a iniciativa foi Sandra Ribeiro, que comercializa bijuterias no local.
“Nós somos permissionários aqui há três anos. Esse é o primeiro ano em que acontece esse evento, e estamos muito felizes e confiantes de que isso será muito positivo para o nosso negócio, para o movimento e para a visibilidade dos nossos produtos.”
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.