MP cobra adoção de políticas públicas para deter aumento da população de capivaras em áreas urbanas do Ceará

O Ministério Público do Ceará oficiará órgãos ambientais para adotarem políticas e medidas de controle da população de capivaras em áreas urbanas do Estado, visando à proteção da saúde pública e à preservação do equilíbrio ecológico. A iniciativa é um dos encaminhamentos do I Encontro Técnico de Gestão da Fauna Silvestre, realizado na última quinta-feira (25/06), em Fortaleza, que reuniu especialistas, órgãos ambientais e representantes da sociedade civil.
No evento, os especialistas presentes ressaltaram que as capivaras não devem ser consideradas invasoras e que o crescimento populacional é favorecido pela falta de grandes predadores naturais onde elas se instalam, como grandes felinos, a exemplo da onça-pintada e da onça-parda.
Outro ponto abordado foi o risco associado ao carrapato-estrela, transmissor da febre maculosa brasileira. Em locais com grande concentração de capivaras, caso haja infecção, é fundamental que as vítimas procurem o serviço de saúde para assegurar o tratamento adequado.
Diante das informações apresentadas, ficou evidente a necessidade de medidas de controle populacional do roedor bem como de políticas públicas voltadas para o equilíbrio da presença desses animais, de forma a evitar prejuízos à saúde humana e às atividades que possam ser impactadas pela ocorrência numerosa da espécie.
O MP seguirá acompanhando o caso para garantir equilíbrio ambiental e segurança para a população.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.