Prefeitura inaugura Bosque Fortaleza Inclusiva, com novas sedes da Vice-Prefeitura e da SDHDS
Iniciativa integra o Plano Fortaleza Inclusiva e recebeu investimento superior a R$ 8,3 milhões
A Prefeitura de Fortaleza inaugurou, nesta sexta-feira (26/6), o Bosque Fortaleza Inclusiva, novo espaço público localizado no bairro Benfica, onde funcionava a antiga sede da Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (UrbFor). O equipamento também passa a abrigar as novas sedes da Vice-Prefeitura e da Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS). O investimento total foi de mais de R$ 8,3 milhões.
Durante o evento, o prefeito Evandro Leitão ressaltou que o novo equipamento simboliza a forma como a gestão cuida da população de Fortaleza.
"Aqui, em uma área central da cidade, teremos as portas abertas para acolher, ouvir e atender a população, principalmente aqueles que mais precisam da presença do poder público. A entrega das sedes da SDHDS e da Vice-Prefeitura bem estruturadas, em um prédio próprio, fortalece a oferta de políticas públicas e cria um ambiente de referência para as pessoas buscarem atendimento, apresentarem demandas e exercerem a sua cidadania”, afirmou o prefeito Evandro Leitão.
Do total investido, mais de R$ 5,8 milhões foram destinados à implantação das novas sedes da Vice-Prefeitura e da SDHDS. Outros R$ 2,4 milhões foram aplicados na implantação do bosque e nas obras de pavimentação do entorno.
O Bosque Fortaleza Inclusiva foi concebido como um espaço voltado à promoção da cidadania, dos direitos humanos e da inclusão social. O equipamento conta com academia ao ar livre, parque infantil, áreas de convivência e espaços destinados ao bem-estar da população.
Com a mudança para o novo endereço, a Vice-Prefeitura passa a contar com uma estrutura de 16 salas para atendimento e funcionamento administrativo, nas quais trabalharão 22 servidores. A SDHDS passa a funcionar em um espaço com 113 salas, refeitório, vestiário, estacionamento e banco de alimentos, reunindo 396 servidores.
Segundo a vice-prefeita Gabriella Aguiar, o novo espaço representa uma gestão mais próxima da população. "Ao reunir a Vice-Prefeitura e a Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social em um mesmo local, facilitamos o acesso da população, que passa a ter mais facilidade para apresentar suas demandas e dialogar diretamente com a gestão. Além disso, estamos fazendo um uso mais racional dos recursos públicos, deixando de gastar com aluguéis para investir em uma estrutura própria, que ficará a serviço da população de Fortaleza” reforçou.
A primeira-dama de Fortaleza, Cristiane Leitão, destacou que a entrega do Bosque reforça o compromisso da gestão com a inclusão e com a transformação da vida das pessoas por meio de serviços e ações que promovem cidadania e qualidade de vida.
“Este é mais um equipamento do Plano Fortaleza Inclusiva, que tem como objetivo levar cuidado, acolhimento e oportunidades para quem mais precisa. O Bosque Fortaleza Inclusiva nasce como um espaço de convivência e bem-estar, aberto à população, com atividades voltadas para públicos diversos, e a estrutura de alta qualidade das novas sedes da SDHDS e da Vice-Prefeitura fortalece as políticas públicas desenvolvidas pela Prefeitura”, afirmou Cristiane Leitão.
A transferência das duas estruturas para o Bosque Fortaleza Inclusiva também representa economia para os cofres públicos. Os aluguéis das antigas sedes da Vice-Prefeitura e da SDHDS somavam cerca de R$ 840 mil por ano.
Programação
Para celebrar a entrega do novo equipamento, a Prefeitura promoveu uma programação especial no equipamento ao longo do dia. Na Feira da Cidadania, foram realizados atendimentos voltados à garantia de direitos e ao acesso a serviços públicos, incluindo emissão de documentos, atualização cadastral, vacinação e orientações sobre programas sociais.
Já a Feira Caminhos para Autonomia, realizada em parceria entre a SDHDS e a Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), ofertou 150 vagas de emprego, encaminhamentos para oportunidades de trabalho e ações de inclusão produtiva. A programação também contou com atividades de promoção da saúde e valorização da pessoa idosa, além do Arraiá Bosque da Inclusão, com apresentações culturais, quadrilhas juninas, empreendedorismo social, gastronomia e atividades para toda a família.
Reestruturação da rede de assistência social
A entrega da nova sede da Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS) faz parte de um conjunto de investimentos voltados ao fortalecimento da rede socioassistencial de Fortaleza. Desde o início da atual gestão, já foram entregues 18 dos 40 equipamentos previstos no pacote de reestruturação da assistência social do Município.
Entre os equipamentos requalificados estão 12 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) localizados nos bairros Serviluz, Conjunto Palmeiras, Mucuripe, Antônio Bezerra, Messejana, Conjunto Esperança, Presidente Kennedy, Pedras, Henrique Jorge, Lagamar, Castelão e Vila União, além de dois Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), nos bairros Sapiranga (Creas Alvorada) e Mucuripe.
Também foram entregues o Centro de Referência Janaína Dutra, o Restaurante Popular e a Casa da Igualdade Racial, todos no Centro, além do Centro Pop do Benfica. As intervenções possibilitam a qualificação dos serviços voltados à proteção social, à promoção de direitos e ao atendimento da população em situação de vulnerabilidade.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.