Pular para o conteúdo principal

MP do Ceará acompanha entrega das obras de restauração do Museu do Ceará com recursos do FDID

  MP do Ceará acompanha entrega das obras de restauração do Museu do Ceará com recursos do FDID  24 de julho de 2026  4 min de leitura O Ministério Público do Ceará realizou, nesta sexta-feira (24/07), visita técnica ao Palacete Senador Alencar, sede do Museu do Ceará, no Centro de Fortaleza, para acompanhar a conclusão das obras de reforma e restauro do equipamento cultural. Os serviços foram financiados pelo Fundo de Defesa dos Direitos Difusos do Estado (FDID), que destinou R$ 4,5 milhões para a recuperação do prédio histórico. A agenda contou com a participação da presidente do Conselho Estadual Gestor do FDID (CEG/FDID), procuradora de Justiça Raimunda Salomé de Oliveira, além de representantes da Secretaria da Cultura do Estado (Secult). Durante a visita, foram avaliadas as intervenções executadas no imóvel, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Para a presidente do CEG/FDID, o resultado do investimento demonstra a importância ...

MP do Ceará acompanha entrega das obras de restauração do Museu do Ceará com recursos do FDID

 

MP do Ceará acompanha entrega das obras de restauração do Museu do Ceará com recursos do FDID

MP do Ceará acompanha entrega das obras de restauração do Museu do Ceará com recursos do FDID

O Ministério Público do Ceará realizou, nesta sexta-feira (24/07), visita técnica ao Palacete Senador Alencar, sede do Museu do Ceará, no Centro de Fortaleza, para acompanhar a conclusão das obras de reforma e restauro do equipamento cultural. Os serviços foram financiados pelo Fundo de Defesa dos Direitos Difusos do Estado (FDID), que destinou R$ 4,5 milhões para a recuperação do prédio histórico.

A agenda contou com a participação da presidente do Conselho Estadual Gestor do FDID (CEG/FDID), procuradora de Justiça Raimunda Salomé de Oliveira, além de representantes da Secretaria da Cultura do Estado (Secult). Durante a visita, foram avaliadas as intervenções executadas no imóvel, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Para a presidente do CEG/FDID, o resultado do investimento demonstra a importância da atuação do fundo na preservação do patrimônio cultural do estado. “O FDID avalia o resultado da reforma do Museu do Ceará como extremamente positivo. A intervenção garantiu a recuperação estrutural, a modernização, a acessibilidade, a climatização e a requalificação dos espaços expositivos. Isso assegura a preservação adequada do acervo e melhores condições de visitação para o público”, destacou.

A procuradora ressaltou ainda que o principal legado da iniciativa é a valorização de um dos mais importantes equipamentos culturais cearenses. “Ao devolver o Museu do Ceará à população com infraestrutura adequada, o investimento fortalece a preservação da memória cearense, amplia o acesso da sociedade à cultura e potencializa o museu como espaço de educação, pesquisa e turismo. É um marco para o FDID na área de proteção ao patrimônio histórico do estado”, acrescentou.

Segundo a secretária da Cultura do Estado, Nayana Misino, o equipamento já foi entregue oficialmente pela Superintendência de Obras Públicas (SOP) à Secult. Atualmente, a pasta realiza apenas a verificação de eventuais ajustes previstos no período de garantia contratual. A previsão é que o museu seja reaberto ao público em dezembro. Até lá, a Secult concluirá etapas como contratação de curadoria, montagem expográfica, instalação de mobiliário e equipamentos, além da reorganização das equipes responsáveis pelo funcionamento do espaço.

Principais intervenções

De acordo com a Secult, a restauração contemplou todo o conjunto arquitetônico do Palacete Senador Alencar. Foram recuperados elementos como cobertura, esquadrias de madeira, escadarias, pisos, fachadas, balcões de mármore e pinturas decorativas originais identificadas durante os trabalhos de restauro.

O arquiteto da Secult Alexandre Veras, que acompanhou a execução da obra, explicou que a intervenção buscou preservar as características originais do edifício ao mesmo tempo em que incorporou soluções compatíveis com as demandas atuais de funcionamento de um museu. “O prédio recebeu sistemas modernos que garantem mais segurança ao acervo e aos visitantes, sem comprometer seu valor histórico. A tecnologia não entra em conflito com o patrimônio; ela contribui para valorizar a arquitetura e assegurar a continuidade das atividades do museu”, ressaltou.

Além da recuperação dos elementos históricos, o espaço passou a contar com climatização, rede lógica e de dados, sistema de prevenção e combate a incêndio, videomonitoramento, nova iluminação e infraestrutura hidráulica adequada para a conservação do acervo.

Museu do Ceará

Instalado no Palacete Senador Alencar, patrimônio cultural tombado pelo Iphan, o Museu do Ceará possui um acervo com mais de 13 mil peças, distribuídas entre coleções de paleontologia, arqueologia, antropologia indígena e mobiliário. Em 2026, o edifício completa 155 anos. Considerado um dos mais importantes espaços de preservação da memória cearense, o equipamento reúne parte significativa da história do estado e constitui referência para atividades de pesquisa, educação e difusão cultural.

O que é o FDID?

O Fundo de Defesa dos Direitos Difusos do Estado do Ceará (FDID) financia projetos voltados à proteção, preservação e reparação de direitos coletivos relacionados, entre outras áreas, ao patrimônio cultural, ao meio ambiente e à defesa do consumidor. Os recursos são destinados a iniciativas de interesse público que promovam benefícios diretos à sociedade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

Comunicado à imprensa

  Comunicado à imprensa  A Gomes de Matos Consultoria comunica uma importante atualização estratégica. Após uma avaliação criteriosa e considerando os nossos objetivos de longo prazo, encerramos nossa participação na sociedade do BS Innovation Hub. O Hub continuará suas operações, porém não mais como parte do GM Group, nosso ecossistema de negócios. Durante dois anos e meio de sociedade com o BS Innovation Hub, tivemos a honra de contribuir para a promoção da inovação e do empreendedorismo no Ceará. Esta experiência foi rica em aprendizados e realizações.  Expressamos nossa gratidão a todos (as)  que estiveram conosco nessa jornada: aos nossos ex-sócios, pela colaboração produtiva, aos empreendedores, startups e empresas que se engajaram com o hub, assim como aos (às)  colaboradores (as) dedicados (as), cujo trabalho árduo foi essencial para cada conquista.  Continuamos comprometidos com o fomento da inovação e o apoio ao desenvolvimento empresarial no Bras...