Pular para o conteúdo principal

NOTA DE REPÚDIO

 NOTA DE REPÚDIO O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 6ª Região (CREFITO-6) vem a público manifestar seu REPÚDIO à decisão da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza (SMS) que determinou a retirada dos plantões noturnos e de finais de semana dos Fisioterapeutas nas Unidades de Tratamento de Urgência (UTUS) dos hospitais da rede municipal de Fortaleza. A assistência fisioterapéutica em ambientes de urgência que trata pacientes graves não é um serviço secundário ou opcional, mas sim essencial e ininterrupto. RETIRAR o fisioterapeuta expõe os pacientes a graves riscos, como intercorrências respiratórias, aumento do tempo de internação, sequelas irreversíveis e, risco iminente de óbito. Não se pode admitir que medidas retrógradas de gestão financeira ou readequações administrativas sejam implementadas em prejuízo direto da vida e da integridade física dos cidadãos fortalezenses. Exigimos a imediata revisão dessa diretriz por parte da Secretaria Municipal de S...

Prefeitura apresenta balanço trimestral da Saúde e destaca resultados de um ano de intervenção na Santa Casa Os resultados foram apresentados pelo prefeito Evandro Leitão e pela secretária Riane Azevedo na Santa Casa de Misericórdia

 

Prefeitura apresenta balanço trimestral da Saúde e destaca resultados de um ano de intervenção na Santa Casa

Os resultados foram apresentados pelo prefeito Evandro Leitão e pela secretária Riane Azevedo na Santa Casa de Misericórdia


Compartilhe:
grupo de pessoas posa para a foto
Na apresentação do balanço, Evandro Leitão destacou as principais entregas do segundo semestre de 2026 (Fotos: Beatriz Boblitz)

A Prefeitura de Fortaleza apresentou, nesta quinta-feira (30/07), na Santa Casa de Misericórdia, o balanço das ações desenvolvidas pela rede municipal de saúde durante o segundo trimestre de 2026 (abril, maio e junho). As ações integram o programa Saúde que Cuida, um dos eixos do Plano Fortaleza Inclusiva.

A prestação de contas foi conduzida pelo prefeito Evandro Leitão e pela secretária municipal da Saúde (SMS), Riane Azevedo. Na ocasião também foram apresentados os resultados de um ano de intervenção municipal na Santa Casa.

Apresentação do balanço trimestral

Um ano de intervenção na Santa Casa

Em um ano de intervenção, a Prefeitura reabriu 256 leitos na Santa Casa de Misericórdia e dobrou a capacidade das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), que passaram de 10 para 20 leitos. No período, o hospital realizou 77.564 atendimentos em 19 especialidades médicas.

Durante a apresentação, o prefeito Evandro Leitão destacou a transformação da unidade após a intervenção municipal.

"A Santa Casa é um equipamento centenário, que desperta um grande sentimento de pertencimento na população. A Prefeitura de Fortaleza assumiu a gestão por meio da intervenção e, hoje, encontramos um hospital em outro patamar, ofertando serviços de qualidade."

prefeito cumprimentando pessoas no corredor da Santa Casa
O prefeito Evandro Leitão também ressaltou a transformação da Santa Casa após a intervenção municipal

O prefeito também ressaltou que a gestão implantou novos serviços como o Centro de Hemodiálise e o Centro de Imagem e garantiu atendimento integral pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

"Implantamos os centros de Hemodiálise e Imagem, ampliamos a oferta de cirurgias, exames e consultas. Tudo isso é ofertado de forma totalmente gratuita. Aqui ninguém paga absolutamente nada. Todo o atendimento é custeado pelo Sistema Único de Saúde."

O novo Centro de Hemodiálise está equipado com 30 estações de tratamento. Já o Centro de Imagens conta com 10 equipamentos.

Neste mesmo período, a Santa Casa realizou 5.274 cirurgias em nove salas cirúrgicas reestruturadas ao longo do último ano.

A secretária municipal da Saúde, Riane Azevedo, destacou que os investimentos realizados em parceria com o Ministério da Saúde modernizaram a estrutura do hospital e ampliaram sua capacidade.

"Aqui nós tivemos um incremento muito grande feito pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, tanto de equipamentos quanto de instrumentais. Hoje contamos com novos aparelhos de ultrassom, aparelhos de anestesia e torres de videolaparoscopia. Tudo isso dá mais agilidade aos procedimentos e aumenta nossa capacidade de realizar cirurgias."

Avanços da rede municipal

O balanço apresentou as principais entregas realizadas pela Prefeitura entre abril e junho deste ano. No período, foram concluídas a reforma da Unidade de Acolhimento Dr. Marcus Vinícius Ponte de Souza, que passou a contar com quatro dormitórios e 12 leitos, e a requalificação do Caps Nise da Silveira, contando com quatro dormitórios e capacidade para 30 leitos.

Também neste trimestre, a Prefeitura convocou 240 novos profissionais para a rede municipal de saúde, que tomarão posse na próxima semana.

Outro destaque foi a entrega de 154 leitos no período, elevando para 796 o total de leitos abertos e requalificados pela gestão desde o início da administração.

Para os próximos meses estão previstas as entregas do Caps Infanto-juvenil Rodolfo Teófilo e mais uma etapa do Hospital da Mulher, com quatro salas de Pré-parto, Parto e Pós-parto (PPP). No Hospital da Mulher, também será instalada uma nova emergência obstétrica com 17 leitos e duas salas cirúrgicas.

Evolução nas cirurgias

Os investimentos em infraestrutura e a realização de mutirões também contribuíram para reduzir o tempo de espera em procedimentos cirúrgicos.

Alguns procedimentos que chegaram a registrar filas de espera de até cinco anos tiveram redução significativa no tempo de espera. É o caso da cirurgia de vesícula, cujo prazo caiu para 66 dias; da tomografia de crânio sem contraste, reduzida para 57 dias; e da cirurgia de hérnia inguinal, que passou para 111 dias.

De acordo com a secretária Riane Azevedo, os resultados refletem um conjunto de ações adotadas pela gestão para ampliar a capacidade de atendimento da rede municipal.

"Esse avanço se deve ao empenho da gestão na convocação de novos profissionais, à reestruturação da rede credenciada e à ampliação da capacidade dos hospitais parceiros, como a Santa Casa. Somente com as nove salas cirúrgicas desta unidade realizamos 820 cirurgias, enquanto no ano passado nenhuma era feita aqui. Além disso, promovemos mutirões que estão permitindo reduzir a espera de pacientes que aguardavam suas cirurgias há muitos anos."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

Comunicado à imprensa

  Comunicado à imprensa  A Gomes de Matos Consultoria comunica uma importante atualização estratégica. Após uma avaliação criteriosa e considerando os nossos objetivos de longo prazo, encerramos nossa participação na sociedade do BS Innovation Hub. O Hub continuará suas operações, porém não mais como parte do GM Group, nosso ecossistema de negócios. Durante dois anos e meio de sociedade com o BS Innovation Hub, tivemos a honra de contribuir para a promoção da inovação e do empreendedorismo no Ceará. Esta experiência foi rica em aprendizados e realizações.  Expressamos nossa gratidão a todos (as)  que estiveram conosco nessa jornada: aos nossos ex-sócios, pela colaboração produtiva, aos empreendedores, startups e empresas que se engajaram com o hub, assim como aos (às)  colaboradores (as) dedicados (as), cujo trabalho árduo foi essencial para cada conquista.  Continuamos comprometidos com o fomento da inovação e o apoio ao desenvolvimento empresarial no Bras...