Dia de Bike ao Trabalho terá passe livre do Bicicletar nesta sexta-feira (09/05) Iniciativa incentiva a utilização da bike como uma opção sustentável de transporte, promovendo a saúde e a mobilidade ativa Compartilhar Em alusão ao Dia Internacional de ir de Bike ao Trabalho, celebrado sempre na segunda sexta-feira de maio, o Bicicletar disponibiliza passe livre aos usuários do sistema. A ação, promovida pela Prefeitura de Fortaleza em parceria com a Serttel, visa incentivar o uso da bicicleta não apenas para o lazer, mas também para os deslocamentos diários. A gratuidade é uma oportunidade de oferecer à população a chance de adotar o veículo sustentável em sua rotina, estimulando a utilização para ir ao trabalho e à faculdade, por exemplo. Para utilizar o sistema de bicicletas compartilhadas nesta data, basta baixar o aplicativo do Bicicletar e realizar o cadastro. O usuário deve registrar um cartão de crédito para fins de validação da conta, mas não haverá cobrança...
Primeira edição do Festival Sinfonia.Br acontece de 02 a 04/09, no Cineteatro São Luiz, com lançamento da Orquestra Contemporânea Brasileira
O evento é uma das ações comemorativas do Sistema Brasileiro de Bandas e Orquestras - Sinfonia.Br, que também premiará composições nas categorias de orquestra e banda de música.
Comemorando três anos de atividades, o Sistema Brasileiro de Bandas e Orquestras - Sinfonia.Br, realiza de 02 a 04/09, no Cineteatro São Luiz, o Festival Sinfonia.Br, com ações formativas voltadas para estudantes de instituições que trabalham com música no Ceará, concertos e concursos de composição de orquestra e banda de música.
A abertura oficial do evento acontece no dia 02/09, às 09h, no auditório da SECULT-CE, onde o Quarteto Cearense (UFC), fará um pocket show e, em seguida, tem a mesa redonda com o tema “A educação musical no Ceará: novas perspectivas para bandas e orquestras”, com a participação de Alfredo Barros (UECE), Liu Ying (UFC), Adriano Martins (Sinfonia.br) e Arley França (Instituto Beatriz e Lauro Fiuza). E, no período da tarde, a apresentação do Sax in Cena abre a programação no Cineteatro São Luiz, que segue com duas oficinas no auditório:“Práticas de Percussão Corporal”, com Rodolfo Ricardo, destinada a alunos de escolas públicas da região metropolitana de Fortaleza e"Abordagens metodológicas para o ensino coletivo de cordas friccionadas", com Liu Ying, voltada para professores e músicos de nível avançado, interessados no ensino coletivo de instrumentos de cordas friccionadas.
Encerrando o primeiro dia de festival, sobem ao palco a Orquestra Jacques Klein, do Instituto Beatriz e Lauro Fiuza, às 18h30 e às 20h, a Orquestra de Sopros de Pindoretama.
No sábado (03), às 14h, tem o grupo Siará Quarteto abrindo as atividades. Alunos de música iniciantes ou de nível intermediário podem participar da oficina “O repertório para violino na música ocidental”, com Paulo Leniuson (Orquestra Eleazar de Carvalho). "O ensino da viola no século XXI", é o tema da oficina de Camila Meirelles, professora de viola na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que tem como público professores e estudantes interessados no ensino de viola.
Tradicionais grupos como Trio Nepomuceno (18h), Camerata de Cordas da UFC (18h45) e a Banda Sinfônica da UFC (19h30), fecham a programação do sábado em grande estilo.
A oficina "A utilização do ar na prática de instrumentos de sopro/metais", com Radegundis Tavares (Professor de Trompa da UFRN), voltada para a professores e instrumentistas de sopro e metais, acontece no domingo (04), último dia do Festival Sinfonia.Br, que encerra com o lançamento da Orquestra Contemporânea Brasileira, sob a regência do maestro Arley França e que terá como solista convidado, um dos maiores e mais conhecidos nomes da música de câmara atualmente, o flautista Marcelo Leite (Flauta).
A Orquestra Contemporânea Brasileira é fruto do Sistema Brasileiro de Bandas e Orquestras - Sinfonia.Br e, em sua primeira temporada, será composta por músicos da Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Rio Grande do Sul e São Paulo.
A ideia é de que a orquestra se apresente por temporadas e cumpra seu papel de intercâmbio com estudantes e professores de todo o país.
SOBRE O SINFONIA.BR
Sediado no Ceará e criado em 2013, o Sinfonia.br (Sistema Brasileiro de Bandas e Orquestras) é uma instituição cultural que tem por objetivo promover a educação musical de crianças e jovens, democratizando também o acesso da população à música de concerto. Inspirado no “El Sistema” venezuelano e idealizado pelos maestros cearenses Arley França e Adriano Martins, o Sinfonia.br surgiu a partir da sistematização da experiência formativa musical desenvolvida pelos músicos na Orquestra de Sopros de Pindoretama, no litoral leste do Ceará.
Os Intercâmbios realizados pelo maestro Arley França em instituições como Istituto Guido Alberto Fano (Itália), Canford School of Music (Inglaterra) e Pittsburg State University (Estados Unidos) foram essenciais para a ampliação do programa, que inicialmente contemplava apenas bandas de música (instrumentos de sopro) e atualmente mantém ações voltadas também para orquestras (instrumentos de cordas, sopros e percussão).
O projeto prioriza a troca de experiência entre gestores de escolas de música, estudantes de música e músicos profissionais, tendo como foco a gestão, formação musical e difusão de bandas de música e orquestras infanto-juvenis. Através de seus idealizadores, o Sinfonia.br colaborou para a implementação de várias bandas e orquestras em cidades do interior do Ceará, Fortaleza e no estado do Amapá.
Atualmente a instituição é coordenada pelo maestro Adriano Martins, regente titular da Orquestra de Sopros de Pindoretama e desde 2015 conta com o apoio do violinista Paulo Leniuson, que é spalla e regente assistente da Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho. Outros maestros brasileiros decidiram apoiar a iniciativa e em 2017 o programa levará suas ações para os estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro.
Além da Orquestra de Sopros de Pindoretama, que já representou o Brasil em festivais na Alemanha e Noruega, integram o Sinfonia.br a Orquestra Alberto Nepomuceno, Orquestra Sinfonia.br, Banda Sinfônica Jovem do Ceará e Orquestra Sinfônica Infanto-juvenil de Pindoretama.
SOBRE OS PRÊMIOS DE COMPOSIÇÃO
Com objetivo de valorizar a produção de obras musicais de compositores brasileiros, o Festival Sinfonia.br lança os Prêmios Liduíno Pitombeira de Composição, para Orquestra e Francisco José Costa Holanda de Composição, para Banda de Música. Os prêmios homenageiam os compositores cearenses Liduíno Pitombeira e o maestro Costa Holanda, músicos contemporâneos e renomados nos cenários nacional e internacional.
O regulamento completo referente aos prêmios de composição, poderão ser acessado no endereço www.sinfoniabr.org .
PROGRAMAÇÃO FESTIVAL SINFONIA.BR
2/09 – Sexta
Auditório da Secult-CE
9h00 – Solenidade de Abertura
9h15 - Quarteto Cearense
9h30 – Coffee Break
9h45 - Mesa Redonda “A educação musical no Ceará: novas perspectivas para bandas e orquestras,”com a participação de Alfredo Barros (UECE), Liu Ying (UFC), Adriano Martins (Sinfonia.br) e Arley França (Instituto Beatriz e Lauro Fiuza).
Cine Teatro São Luiz - Auditório
14h – Sax in Cena
14h20 a 16h00 - Oficina “Práticas de Percussão Corporal”, com Rodolfo Ricardo
(Destinada a alunos de escolas públicas da região metropolitana de Fortaleza)
16h00 às 17h40 - Oficina "Abordagens metodológicas para o ensino coletivo de cordas friccionadas", com Liu Ying
(Destinada a professores e músicos de nível avançado, interessados no ensino coletivo de instrumentos de cordas friccionadas)
Cine Teatro São Luiz - Palco
18h30 - Orquestra Jacques Klein
20h00 – Orquestra de Sopros de Pindoretama
3/09 – Sábado
Cine Teatro São Luiz - Auditório
14h – Siará Quarteto
14h20 às 16h00 - Oficina “O repertório para violino na música ocidental”, com Paulo Leniuson
(Destinada a alunos de nível iniciante e intermediário)
16h00 às 17h40 - Oficina "O ensino da viola no século XXI", com Camila Meirelles
(Destinada a professores e estudantes interessados no ensino de viola)
Cine Teatro São Luiz - Palco
18h00 - Trio Nepomuceno
18h45 – Camerata de Cordas da UFC
19h30 - Banda Sinfônica da UFC
4/09 - Domingo
Cine Teatro São Luiz - Auditório
15h20 às 17h00 – Oficina "A utilização do ar na prática de instrumentos de sopro/metais", com Radegundis Tavares
(Destinada a professores e instrumentistas de sopro/metais)
Cine Teatro São Luiz - Palco
18h00 - Orquestra Contemporânea Brasileira - Regência, Arley França
Solista convidado, Marcelo Leite (Flauta)
SERVIÇO
I FESTIVAL SINFONIA.BR
Quando: 02 a 04 de setembro
Onde: Cineteatro São Luiz (Rua Major Facundo, 500 - Centro l Fortaleza - CE)
Informações: www.sinfoniabr. org
ACESSO GRATUITO