quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Biblioteca Pública Espaço Estação recebe, nesta sexta, 10/2, a Exposição “Maracatu” de Canttidio Brasil e palestra“Políticas Públicas de Leitura  e de Bibliotecas: o que estamos fazendo pelo Nordeste”, com o Diretor do Livros, Leitura, Literatura e Biblioteca do MinC, Cristian Santos

Também ocorrem durante todo o mês de fevereiro, a Contação de História – Ô Abre Alas, Que é Carnaval!, às quartas-feiras, o Baile Infantil de Carnaval e a oficina do Baile de Máscaras, sempre as quintas-feiras, às 9h30 e 14h30. As atividades são gratuitas.

Nesta sexta-feira, 10/2, às 10h, a Biblioteca Pública Espaço Estação, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), recebe a Exposição “Maracatu” com obras de Canttidio Brasil, abordando diversos aspectos do Maracatu e usando o pontilhismo como técnica. Oportunidade de conferir como a delicadeza da técnica empresta às suas imagens a preciosidade religiosa e a leveza dessa manifestação. A exposição estará em cartaz de 10/2 a 10/3, no Pátio Rachel de Queiroz da Biblioteca Pública, com visitação aberta de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h e aos sábados de 9h às 15h. Informações: (85) 3101 6799.

Também no dia 10/2, às 14h, a Biblioteca, em parceria com o Conselho Regional de Biblioteconomia – CRB/3, a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), a Associação de Bibliotecários do Ceará (ABC) e o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SEBP/CE), realiza a palestra “Politicas Públicas de Leitura  e de Bibliotecas: o que estamos fazendo pelo Nordeste”, com o Diretor do Livros, Leitura, Literatura e Biblioteca do MinC e bibliotecário, Cristian Santos. A atividade é aberta ao público e ocorrerá no auditório da Secult, 6º andar, R. Major Facundo, 500. Centro – Fortaleza.

Outras ações que integram a programação da Biblioteca Pública Espaço Estação, durante todo o mês, são o Baile Infantil de Carnaval e a Oficina de Máscaras, sempre às quintas-feiras de fevereiro, às 9h30 e 14h30. Com entrada franca, as atividades serão embaladas pelas marchinhas populares carnavalescas. Para participar, é necessário agendamento prévio. A atividade é voltada para turmas de escolas, associações ou grupo de familiares. Informações: (85) 3101-6799.

Às quartas-Feiras, a Biblioteca se veste de Literatura com a Contação de História – Ô Abre Alas, Que é Carnaval!



O Grupo Estação da Leitura, realizará contações durante as quartas-feiras, do mês de fevereiro, trazendo a temática da festa popular Carnaval. A história que abordará a poesia através da letra da marchinha de carnaval é representada pelo Livro: Chiquinha Gonzaga de Edinha Diniz e Ângelo Bonito da Editora Callis. A compositora e maestrina carioca (1847 – 1935) destaca-se na história da cultura brasileira e da luta pelas liberdades no país pelo seu pioneirismo. Na virada do século XIX para XX, Chiquinha Gonzaga criou a marchinha carnavalesca, compondo a música que a popularizaria “Ó Abre Alas”. Para participar basta fazer um agendamento prévio de turmas de escolas, associações ou grupo de familiares, através do telefone (85) 3101 67 99. Atividade gratuita.

Sobre Canttidio Brasil

Canttidio Brasil é um pintor independente, alheio aos modismos superficiais, caminhando em sua própria trilha artística. Através de suas tintas e pinceladas ele retrata a cultura do maracatu local em todos os seus sentimentos e cores. Cantídio age como os antigos miniaturistas: suas pinceladas são minúsculos pontos de luz que lembram o voo dos vaga-lumes. Participou de inúmeras exposições, entre elas: II Bienal Estudantil, na Galeria Antônio Bandeira, em 1968; Salão dos Novos, na Galeria Antônio Bandeira, em 1969; Salão de Abril, em 1970, 1972, 1973, 1977 e 1978.
Enviar

Deixe seu comentário: