Pular para o conteúdo principal

_*Com apoio do Nuvid/Ciops/SSPDS, PMCE prende suspeito de importunação sexual no Meireles*_

_A Polícia Militar do Ceará (PMCE) prendeu em flagrante, nessa quarta-feira (27), um homem, de 34 anos, suspeito de crime de importunação sexual contra uma adolescente, de 17 anos. A captura aconteceu no bairro Meireles – Área Integrada de Segurança 1 (AIS 1), em Fortaleza. A ação contou com apoio do Núcleo de Videomonitoramento (Nuvid), da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS)._ _Assista ao vídeo no canal SSPDS TV, no Youtube:_ https://youtu.be/c4jUueVxaes

CARNAVAL EM MESSEJANA RESGATA MEMÓRIAS E FESTAS NEGRAS



Nesta sexta-feira (24/02), o bairro de Messejana ganha programação especial com a segunda edição do Carnaval, Cidadania e Resgate de Memórias. A partir das 18h, tem cortejo e apresentação doMaracatu Vozes da África com cerimônia de coroação de reis e rainhas negras, apresentação de danças e reis de congos em homenagem a um dos precursores dos congos em Fortaleza – o preto Xavier. Em seguida, acontecem as apresentações do tetracampeão do Carnaval de rua de Fortaleza, o Afoxé Acabaca, do Bloco Doido é Tu e, para encerrar a programação, o ritmo negro dos Batuqueiros da Caravana Cultural.
O projeto tem como objetivo o resgate das festas e tradições negras. Promove diversas ações culturais e de cidadania, levando também entretenimento à população no período do Carnaval. Teve início em 20016 e esse ano foi selecionado pelo XI Edital Ceará do Carnaval do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria de Cultura.
A cultura negra é uma das bases na formação do povo brasileiro. Na língua, nas artes, no folclore, nos hábitos alimentares, nas técnicas de trabalho, no imaginário nacional e na religião, essa contribuiu decisivamente. Porém, “nas últimas décadas do século XIX, Fortaleza passou por grandes transformações urbanas, sociais e políticas. Nesse contexto, as manifestações culturais festivas negras que ocorriam na cidade, principalmente as carnavalescas, sofreram perseguições, preconceitos e tentativas de cerceamento. Para resistir, essa cultura revelou constantes reelaborações e ressignificações a partir das vivências dos sujeitos que atuavam nessas festas”, explica Kildery Bezerra Silva, um dos idealizadores do projeto.
Carnaval, Cidadania e Resgate de Memórias propõe a revitalização de práticas culturais negras ligadas às tradições carnavalescas, como as coroações de reis negros - como as que aconteciam na Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de Fortaleza, os cortejos e as apresentações de grupos de congos ou congadas - como os autos de rei congo que eram encenados nas praças e terrenos murados, além dos cortejos, rodas de sambas e maracatus que foram bem comuns durante todo o século XIX em diversos pontos na capital, antes Província do Ceará.
Kildery Bezerra destaca ainda que essas “festas de negro” foram importantes na cena cultural e festiva da cidade, colaborando para que os negros se afirmassem como sujeitos da história. Daí a relevância do projeto, que iniciou no ano passado e busca se firmar no Carnaval da capital cearense como uma opção de programação cultural gratuita para toda a população.
PROGRAMAÇÃO
CARNAVAL, CIDADANIA E RESGATE DE MEMÓRIAS

Data: 24/02/17 (sexta-feira)
Horário: A partir das 19h
Local: Praça Artur Braga (Estrada Barão de Aquiraz, 999, Messejana)

Cortejo e Apresentação do Maracatu Vozes da África/CE. Após a apresentação, acontecerá a Cerimônia de Coroação de Homens e Mulheres Pretos
Congos – Festa pra Xavier: Apresentação do Reisado de Congos Nossa Senhora de Fátima
Bloco Doido é Tu
Batuque e Congos – Festa pra Xavier: Apresentação do Afoxé Acabaca
Batuque e Congos – Festa pra Xavier: Apresentação dos Batuqueiros da Caravana Cultural


SOBRE AS ATRAÇÕES:

MARACATU VOZES DA ÁFRICA 

Criado no dia 20 de novembro de 1980, data em que se comemora no Brasil o Dia da Consciência Negra, o Maracatu Vozes da África surgiu por iniciativa de um grupo de escritores, folcloristas e carnavalescos, liderado pelo Jornalista Paulo Tadeu Sampaio de Oliveira. A proposta era criar mais um maracatu, para participar do Carnaval de Fortaleza, porém, o Grupo foi assumindo postura e comportamento que o diferenciava dos demais. Por ordem cronológica, o Vozes da África é, hoje, o terceiro grupo mais antigo do nosso Carnaval.

O Vozes da África inovou e renovou, sem perder suas raízes e a tradição em seus 30 anos de atividades. Realizou mais de 1000 apresentações públicas, procurando mostrar o aspecto didático da cultura afro-brasileira, com incursões por países como Argentina, Uruguai, Guianas Francesas, França e Finlândia. No Brasil, já se apresentou em várias capitais e cidades do interior do Ceará.

Atualmente, a Associação Cultural Maracatu Vozes da África é um Ponto de Memória Social, através do Edital Pontos da Memória 2013 do IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus. Foi contemplado no Edital Ideias Criativas da Fundação Cultural Palmares no ano de 2013, com o projeto Agôtime, a saga de uma rainha.

O Maracatu Vozes da África foi campeão do Carnaval de Rua de Fortaleza 2014 e continua desenvolvendo várias atividades artísticas, além de uma programação para comemorar a fundação do Maracatu no Dia da Consciência Negra.

Em sua Sede, localizada na Rua Pe. Mororó 1217, abriga a galeria Paulo Tadeu, com grande acervo e fotos, bem como 92 troféus conquistados ao longo de seus 34 anos de atividades, sendo 13 deles de campeão do Carnaval de rua de Fortaleza. Seu atual presidente é Sr. Francisco Aderaldo de Oliveira.

REISADO DE CONGOS NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

Em um espetáculo cheio de cores e brilhos, cânticos e danças, batuques e ritmos, o Reisado Nossa Senhora de Fátima trabalha desde 2009 com crianças, jovens e adultos da Barra do Ceará para fortalecer e manter viva a cultura popular de reisado. Tendo à frente o Mestre Kiliano , o grupo também executa a função social de ocupar o tempo ocioso de crianças e jovens com ensaios, vivências e apresentações, assim cooperando para a redução da violência, da criminalidade.

O reisado é uma dança popular que pode ser dançada em qualquer época do ano, mas a tradição é no período de 24 de dezembro a 6 de janeiro, dia de reis. Encenando o nascimento do menino Jesus e a visita dos três Reis Magos, os brincantes se trajam de vestes coloridas e saem de cortejo de casa em casa, com cantos e danças, que louvam o menino Jesus, anunciando a chegada do Messias.

AFOXÉ ACABACA – Associação Cultural Afro Brasileira Afoxé Camutuê Alaxé – Orá Sabá Omi

Fundado em maio de 2006, com o intuito de divulgar as religiões de matriz africana e lutar contra todo tipo de preconceito, é o afoxé mais antigo em atividade no Ceará, o Bloco de Afoxé Camutuê Alaxé (ACABACA) vem preencher um espaço no meio cultural cearense e se propõe a ser mais um componente na diversidade cultural do estado, atualmente tetracampeão do Carnaval de Rua de Fortaleza.

Embalado pelo toque dos agogôs, abês e atabaques, o Acabaca canta e dança para os Orixás e para todos aqueles que admiram, respeitam e se identificam com a cultura afro-brasileira.

O Afoxé Acabaca possui em sua apresentação de palco cerca de 15 componentes que tocam, cantam e dançam o ijexá, além de mesclar com outros ritmos de raiz afro-brasileira como o samba, o jongo e ritmos sagrados tocados e cantados nos terreiros de candomblé.


BATUQUEIROS DA CARAVANA CULTURAL

Fundada em 2003, é uma associação cultural que atua na área de ensino, pesquisa, e difusão de manifestações artísticas, ritmos, batuques e folguedos da tradição afro-descendente que contribuíram diretamente para a formação da identidade cultural brasileira tais como: Maracatu de Baque Virado, Maracatu Cearense, Afoxé, Bumba Meu Boi, Jongo, Afro-étnicos nigerianos, Coco e Sambas (Samba Reggae, Samba de Roda, Samba de Coco, Samba de Caboclo e Samba Enredo).

Essa difusão cultural já ocorreu não somente em Fortaleza e no interior do Ceará, mas em várias cidades e estados do Brasil e do mundo, como Recife, Olinda, Arcoverde, São Paulo, Salvador, João Pessoa, Alagoas, São Luís, Guaxupé, Poço Fundo, Hungria, França, Estados Unidos, Alemanha, Guiana Francesa, Tunis, entre outras.

BLOCO DOIDO É TU - Iniciado em 2007, o Bloco “Doido é Tu”, é o elo que liga todas as ações de promoção de Saúde Mental da Fundação Educacional Silvestre Gomes e confere visibilidade às mesmas. Reunindo aproximadamente 600 pessoas, o bloco tem a seguinte composição: 70% usuários  e  familiares, 10%  profissionais da Rede de Saúde Mental, 20%  amigos: artistas, educadores e simpatizantes do movimento antimanicomial.
O Bloco “Doido é Tu”, campeão no desfile oficial do Carnaval de rua de Fortaleza nos dois ultimos anos, é por excelência um espaço de empoderamento.  Por meio dessa ação, cada pessoa vivencia situações que possibilitam alternativas para melhor trabalhar a própria realidade pessoal e social, encontrar em sí e no outro formas de cooperação e o suporte para vencer as dores da alma e reavivar os sonhos, assumindo assim, o comando sobre os fatores que afetam sua saúde.

A própria organização e gestão do bloco estimula a cooperação mútua e possibilita o exercício da participação democrática e do empoderamento social. A gestão é feita por uma comissão colegiada composta por três representantes de cada unidade de saúde mental: um profissional, um usuário e um familiar. As decisões do bloco são tomadas de forma coletiva pela comissão e compartilhada em rodas de articulação das atividades do bloco nas unidades de saúde mental.

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.