Após ação do MP do Ceará, Justiça convoca consumidores enganados por consórcio “Compra Premiada” para requererem indenização 11 de agosto de 2026 3 min de leitura Após ação do MP do Ceará, a Justiça determinou a publicação de edital para convocar consumidores prejudicados por um esquema de pirâmide financeira operado pela Eletromil Comércio de Utilidades do Lar Ltda. e pela Eletrofácil Comércio de Eletrodomésticos Ltda, que tinham sede em Sobral, mas atuavam em várias cidades do estado. A medida, determinada pelo Juízo da 2ª Vara Cível da Comarca, busca dar ampla divulgação à condenação definitiva das empresas e informar os consumidores sobre a possibilidade de solicitar o recebimento das indenizações reconhecidas na sentença. A decisão é resultado de Ação Civil Pública ajuizada pelo MP do Ceará, por meio da 9ª Promotoria de Justiça de Sobral, após investigação sobre o consórcio “Compra Premiada”. Segundo as apurações, consumidores eram atraídos pela promessa de rece...
Festa do Pau da Bandeira. Noite das solteironas, levantamento do pau, grupos folclóricos, celebrações religiosas, quermesses e shows marcam os 11 dias dedicados a Santo Antônio
Centenas de homens são necessários para a retirada e transporte do imenso mastro de madeira, onde é hasteada a bandeira de Santo Antônio, em frente à Igreja Matriz, em Barbalha (a 539 km de Fortaleza). É o início de uma das festas populares mais tradicionais do País. A partir deste domingo, dia 3 de junho, são esperadas mais de 350 mil pessoas no município do Cariri cearense para participar das homenagens ao padroeiro da Cidade, Santo Antônio.
Serão onze dias de festejos, de 3 a 13 de junho, que incluem cerimônias religiosas, brincadeiras com a fama casamenteira do santo, apresentações de grupos folclóricos, quermesses, mais de 60 shows no Parque da Cidade e no Centro, além da tradicional romaria de encerramento.
A Festa do Pau da Bandeira de Barbalha é uma realização da Prefeitura Municipal de Barbalha e conta com o patrocínio do Banco do Nordeste, Chesf, Governo do Estado do Ceará e Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo e Ministério da Cultura, contemplado pela Lei Rouanet. E apoio cultural da COELCE através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
ABERTURA
Antes mesmo do início oficial do festejo, no sábado, dia 2, tem a Noite das Solteironas, uma grande brincadeira com a fama casamenteira de Santo Antônio organizada na Rua da Matriz. Segundo conta-se na região, a mulher solteira que tocar no Pau da Bandeira (ou beber do chá da casca, para os casos mais complicados) consegue um marido em no máximo um ano. E para animar a ala feminina, a partir das 20h30, tem shows com Os Pelejas, Forró Tapera, Val Andrade e Fábio Carneirinho.
O domingo, dia 03, começa cedo, com a missa dominical às 7 horas da manhã na Igreja Matriz. Antes ainda, os carregadores do Pau da Bandeira já se dirigem para o o Sítio São Joaquim, onde o imenso tronco de Jacarandá de 23 metros de comprimento e pesando mais de duas toneladas aguarda desde o dia 17 de maio, quando foi cortada a árvore. Nos ombros, o Pau é carregado por seis quilômetros até a Igreja Matriz, ritual em que os carregadores provam sua devoção ao santo. Em frente à Igreja, por volta das 8 horas, começa a Alvorada Festiva, mobilizando grupos folclóricos da região em uma bela apresentação pelas ruas de Barbalha. A festa se estende por todo o domingo
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.