O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu a união dos países em desenvolvimento, em especial os do chamado Sul Global, para “mudar a lógica econômica” do mundo. A afirmação foi feita na madrugada deste domingo (22), momentos antes de encerrar a visita à Índia e partir para a Coreia do Sul. Em coletiva de imprensa, Lula falou sobre as dificuldades históricas que países menos desenvolvidos têm durante as negociações com superpotências. “Sempre defendemos que países pequenos se unam para negociar com os maiores. Países como Índia, Brasil, Austrália e outros do Sul Global precisam estar juntos, porque na negociação direta com superpotências a tendência é perder”, disse Lula. Segundo ele, “os países em desenvolvimento podem mudar a lógica econômica do mundo. Basta querer. Está na hora de mudar. Falo isso com base em 500 anos de experiência colonial, porque continuamos colonizados do ponto de vista tecnológico e econômico. Precisamos construir parcerias com quem...
As inscrições para o curso de MBA em Empreendedorismo e Inovação da Universidade de Fortaleza (Unifor) foram prorrogadas até o dia 30 de maio. As aulas terão início em junho. Serão oferecidas 30 vagas e são limitadas. As empresas interessadas serão convidadas para indicar os profissionais. A seleção se dará por meio de análise curricular e entrevista. O MBA é uma articulação do Programa Universidade-Empresa (Uniempre), da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), em parceria com a Unifor, que busca a aproximação do setor produtivo com a academia.
O curso é destinado a empresários, empreendedores e agentes de inovação, pesquisadores, profissionais de entidades públicas e privadas no fomento ao empreendedorismo e à inovação e profissionais que atuam no desenvolvimento de novos produtos, serviços ou processos, incubadoras, parques tecnológicos, planejamento estratégico, marketing e novos negócios.
O MBA terá uma carga horária de 360 horas. As aulas serão a cada 15 dias, as sextas-feiras à noite, das 19h às 22h30, e aos sábados, das 8h às 17h. Terá um módulo internacional realizado em Israel. Neste país, a turma passará uma semana visitando as empresas e centros tecnológicos das universidades.
O curso abordará temas como processos de inovação, gestão de propriedade intelectual, transferência e comercialização de tecnologia e criação de desenvolvimento de negócios inovadores. Após a conclusão dos módulos de disciplinas, será oferecido um acompanhamento por um período de seis meses para a implantação do projeto de conclusão do curso.
O diretor corporativo do INDI, Carlos Matos, explica que toda a grade do curso foi pensada e construída em conjunto entre o INDI, a Unifor e os consultores da Universidade de Ben-Gurion, de Israel. “É um esforço estratégico para formar novos quadros mais preparados para a inovação”, diz Carlos Matos.
Serviço:
MBA em Empreendedorismo e Inovação da Unifor
Contatos para mais informações: professor Ricardo Colares
Vice-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Divisão de Pós-Graduação Lato Sensu
(85) 3477 3114 / 3477 3178
ricardocolares@unifor.br
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.