Pular para o conteúdo principal

HORÁCIO DÍDIMO COMEMORA 80 ANOS COM SARAU POÉTICO

O poeta e ensaísta Horário Dídimo comemora seus 80 anos num sarau poético que será realizado no Espaço O POVO de Cultura & Arte, dia 27 de março (sexta-feira), às 19 horas.

Durante o sarau, o poeta lança o seu novo livro Estrela azul. Da fé e da poesia, com 80 poemas inéditos. Professor aposentado da UFC, com mestrado e doutorado em Literatura, ele foi um dos pioneiros no Brasil na pesquisa acadêmica em Literatura Infantil, tornando-a tema do doutorado pela UFMG. No curso de Letras da UFC, criou uma disciplina e estimulou uma área de pesquisa em nível de pós-graduação sobre a temática.
  
Tem uma vasta produção poética desde o lançamento de Tempo de Chuva. Vieram depois Tijolo de Barro, A palavra e a palavra (Amor o palavra que muda de cor), A nave de prata, a Estrela azul e o almofariz. Leitor desde criança de Monteiro Lobato, mais tarde tornou-se um pesquisador da obra de Lobato tema de um dos seus livros de ensaios, Ficções lobatianas: Dona Aranha e seis aranhinhas no sítio do picapau amarelo.

Foi essa aproximação com os estudos de literatura infantil que o tornou autor de livros para crianças. Pelas Edições Demócrito Rocha, escreveu O Passarinho Carrancudo, A escola dos bichos, As reinações do rei, Historinhas cascudas, As historinhas do mestre Jabuti, O menino perguntador.

A poesia de Horário Dídimo carrega versos cuja simplicidade marca o trabalho do poeta de esculpir palavras. Ao ponto de quase não haver distinção entre o que é escrito para criança e para gente grande. Segundo ele, “o que existe é mesmo é a poesia”. Como síntese, o trabalho poético de Horário Dídimo se encanta com o divino e a natureza, com os pequenos gestos e as descobertas, além de se deixar levar pela própria poesia e seu escriba.

A literatura e o próprio ofício do escritor também são temas de ensaios publicados pelo poeta. Escreveu entre outros: O signo poemático, As funções da linguagem e da literatura, As funções da literatura infantil, Manuel Bandeira, poesia e personagem, O ofício do escritor.  

Durante o sarau poético em comemoração dos 80 anos de Horário Dídimo, o escritor conversará com os presentes sobre sua obra, haverá leitura de poemas do autor e a apresentação de poemas musicados.

SERVIÇO
Sarau poético em comemoração aos 80 anos do poeta Horário Dídimo
Data: 27 de março (sexta-feira)
Horário: 19 horas
Local: Espaço O POVO de Cultura & Arte, à av. Aguanambi 282. Estacionamento gratuito ao lado do jornal O POVO.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Obituário - Esposa do dono da Betânia morre vítima de Covid- 19

Faleceu agora a pouco, vítima da Covid-19, a Sra. Gladia Girão, esposa do empresário Luiz Girão, dono da Lacticínios Betânia.

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

    Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada. Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar na avenida 13 de maio em Fortaleza; um homem foi atingido a tiros

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar em frente ao MCDonald's da Avenida 13 de Maio em Fortaleza. Um homem foi atingido a tiros dentro do Paladar por homens que desceram de um veículo Corolla para executá-lo. Informação não oficial revela que a vítima é o dono do Restaurante. Depois do crime, os  homens  entraram  no carro e fugiram.  Em seguida, quem estava no MCDonald's correu para perto da vítima . A ambulância do SAMU já chegou e nada da polícia. O barulho dos tiros parecia de fogos de artifício. Muita violência para esse fim de noite de domingo.. Atualização.. O Paladar entrou em contato com a gente pelas redes sociais e informou que a vítima foi um cliente. O dono do Restaurante não foi atingido.