Principal aposta do governo para equilibrar o Orçamento de 2026, o corte de incentivos fiscais foi aprovado nesta semana pelo Congresso. Com potencial de elevar a arrecadação em cerca de R$ 22,4 bilhões no próximo ano, a proposta também aumenta tributos sobre empresas de apostas on-line (bets), fintechs e grandes empresas que remuneram sócios por meio de juros sobre capital próprio (JCP). Aprovado na madrugada da última quarta-feira (17) pela Câmara dos Deputados e na noite do mesmo dia pelo Senado, o texto segue para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No início da semana, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, havia dito que o projeto era importante para evitar um corte de cerca de R$ 20 bilhões no Orçamento de 2026 . A seguir, veja os principais pontos do projeto e como ele afeta empresas, setores e as contas públicas. O que o projeto faz? O projeto reduz em 10% parte dos incentivos e benefícios fiscais federais e, ao mesmo tempo, aumenta tributos sobr...
Durante o período de 17 a 24 de maio, mais de 350 atividades realizadas em 110 lugares diferentes da cidade chamaram a atenção para a importância dos primeiros mil dias de vida de um bebê, com o objetivo de destacar a necessidade de se acompanhar o desenvolvimento da criança, desde a gestação até os dois anos de idade. Neste domingo, dia 24, será o encerramento, no Shopping Del Paseo. O evento é gratuito e terá, além de atividades lúdicas para as crianças, a apresentação musical da Banda Jujubanda. O encerramento acontece no Piso L1, a partir das 13 horas.
Já no Shopping RioMar, das 10h às 12 horas, as mães poderão atualizar a carteira de vacinação das crianças. No paralelo, haverá a apresentação da Jujubanda, no Piso L1.
A IV Semana do Bebê é um evento realizado pela Prefeitura de Fortaleza e o Instituto da Infância (Ifan), em parceria estratégica com o UNICEF, Rede Estadual da Primeira Infância – REPI-CE e várias outras organizações.
Durante toda a semana, foram desenvolvidas oficinas, palestras, rodas de conversas e capacitações sobre amamentação, ludicidade, higiene bucal, prevenção de assaduras, shantala, gestação e alimentação. Ao todo, 387 atividades foram realizadas em 110 espaços. Em 2014, na III Semana do Bebê, foram 80 atividades em 20 espaços. Isso significa um crescimento de cerca de 384% em relação às atividades e 450% em relação ao número de espaços envolvidos nas atividades.
Saiba Mais
A Semana do Bebê é um espaço de divulgação para a sociedade sobre a importância dos primeiros anos de vida para o desenvolvimento humano. É um momento também de sensibilizar gestores em prol de políticas públicas,e de apresentar experiências exitosas, voltadas à faixa etária de zero a seis anos.
A iniciativa surgiu em Canela,no Rio Grande do Sul, há 14 anos, e tem como objetivo chamar a atenção do governo, das famílias e da sociedade civil para a importância dos primeiros anos de vida. O foco édivulgar o entendimento de quecuidar, amar e proteger as criançassão os primeiros passos para uma
sociedade mais desenvolvida e commenos violência.
Desde 2010, vários municípiosbrasileiros passaram a desenvolver amesma iniciativa, com apoio doUnicef e parceiros. Cada municípioescolhe uma semana no seucalendário e define as atividades aserem realizadas. No Ceará, estasemana foi regulamentada através daLei nº 14.841, de 28/12/2010,significando um avanço ecompromisso da esfera pública com odesenvolvimento integral da criança eo engajamento do Governo do Estadona Rede Estadual da PrimeiraInfância - REPI-CE. O evento emFortaleza já está na quarta edição.
Estão diretamente envolvidas no evento as Secretarias Municipais da Saúde, Educação, Assistência Social, Segurança Cidadã, FUNCI, AMC, Universidade Federal do Ceará, Universidade Estadual do Ceará, Governo do Estado do Ceará (por meio do Comitê Consultivo Intersetorial das Políticas de Desenvolvimento Infantil e secretarias da Saúde e Educação), Sociedade Cearense de Pediatria, Iprede, Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Ceará – APDMCE, Clube da Sivozinha, ONG CAVIVER, Pastoral da Criança, Creche Caminho do Sol/Fundação João Pontes, UNIMED Fortaleza, shoppings Benfica, Del Paseo, Iguatemi e RioMar, P&G e RGE.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.