Pular para o conteúdo principal

Atividades lúdicas nos shoppings marcam o encerramento da IV Semana do Bebê de Fortaleza

Durante o período de 17 a 24 de maio, mais de 350 atividades realizadas em 110 lugares diferentes da cidade chamaram a atenção para a importância dos primeiros mil dias de vida de um bebê, com o objetivo de destacar  a necessidade de se acompanhar o desenvolvimento da criança, desde a gestação até os dois anos de idade. Neste domingo, dia 24, será o encerramento, no Shopping Del Paseo. O evento é gratuito e terá, além de atividades lúdicas para as crianças, a apresentação musical da Banda Jujubanda.  O encerramento acontece no Piso L1, a partir das 13 horas. 
Já no Shopping RioMar, das 10h às 12 horas, as mães poderão atualizar a carteira de vacinação das crianças. No paralelo, haverá a apresentação da Jujubanda, no Piso L1. 

A IV Semana do Bebê é um evento realizado pela Prefeitura de Fortaleza e o Instituto da Infância (Ifan), em parceria estratégica com o UNICEF, Rede Estadual da Primeira Infância – REPI-CE e várias outras organizações.  

Durante toda a semana, foram desenvolvidas oficinas, palestras, rodas de conversas e capacitações sobre amamentação, ludicidade, higiene bucal, prevenção de assaduras, shantala, gestação e alimentação. Ao todo, 387 atividades foram realizadas em 110 espaços. Em 2014, na III Semana do Bebê, foram 80 atividades em 20 espaços. Isso significa um crescimento de cerca de 384% em relação às atividades e 450% em relação ao número de espaços envolvidos nas atividades.  

Saiba Mais

A Semana do Bebê é um espaço de divulgação para a sociedade sobre a importância dos primeiros  anos de vida para o desenvolvimento humano. É um momento  também de sensibilizar gestores em prol de políticas públicas,e de apresentar experiências exitosas, voltadas à faixa etária de zero a seis anos.
A iniciativa surgiu em Canela,no Rio Grande do Sul, há 14 anos, e tem como objetivo chamar a atenção do governo, das famílias e da sociedade civil para a importância dos primeiros anos de vida. O foco édivulgar o entendimento de quecuidar, amar e proteger as criançassão os primeiros passos para uma
sociedade mais desenvolvida e commenos violência.

Desde 2010, vários municípiosbrasileiros passaram a desenvolver amesma iniciativa, com apoio doUnicef e parceiros. Cada municípioescolhe uma semana no seucalendário e define as atividades aserem realizadas. No Ceará, estasemana foi regulamentada através daLei nº 14.841, de 28/12/2010,significando um avanço ecompromisso da esfera pública com odesenvolvimento integral da criança eo engajamento do Governo do Estadona Rede Estadual da PrimeiraInfância - REPI-CE. O evento emFortaleza já está na quarta edição.

Estão diretamente envolvidas no evento as Secretarias Municipais da Saúde, Educação, Assistência Social, Segurança Cidadã, FUNCI, AMC, Universidade Federal do Ceará, Universidade Estadual do Ceará, Governo do Estado do Ceará (por meio do Comitê Consultivo Intersetorial das Políticas de Desenvolvimento Infantil e secretarias da Saúde e Educação), Sociedade Cearense de Pediatria, Iprede, Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Ceará – APDMCE, Clube da Sivozinha, ONG CAVIVER, Pastoral da Criança, Creche Caminho do Sol/Fundação João Pontes, UNIMED Fortaleza,  shoppings Benfica, Del Paseo, Iguatemi e RioMar, P&G e RGE.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

    Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada. Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar na avenida 13 de maio em Fortaleza; um homem foi atingido a tiros

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar em frente ao MCDonald's da Avenida 13 de Maio em Fortaleza. Um homem foi atingido a tiros dentro do Paladar por homens que desceram de um veículo Corolla para executá-lo. Informação não oficial revela que a vítima é o dono do Restaurante. Depois do crime, os  homens  entraram  no carro e fugiram.  Em seguida, quem estava no MCDonald's correu para perto da vítima . A ambulância do SAMU já chegou e nada da polícia. O barulho dos tiros parecia de fogos de artifício. Muita violência para esse fim de noite de domingo.. Atualização.. O Paladar entrou em contato com a gente pelas redes sociais e informou que a vítima foi um cliente. O dono do Restaurante não foi atingido. 

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar.