Ação de Saúde do Projeto Ventos que Transformam disponibiliza mais de 200 atendimentos médicos e odontológicos gratuitos para a comunidade, alunos e educadores em Tianguá



“Após duas etapas de oficinas práticas de educação ambiental e incentivo à leitura, educadores, alunos e comunidade de Tianguá, recebem ação com palestras e mais de 200 atendimentos médicos gratuitos pelo Projeto Ventos que Transformam”

Palestras de saúde, atendimentos médicos em especializações e procedimentos odontológicos, além da construção de um espaço para um Escovódromo Sustentável, feito pelas mãos dos próprios alunos e educadores, utilizando materiais reaproveitados dentro da escola e comunidade! O Projeto Ventos que Transformam, da Echoenergia com realização do Instituto Brasil Solidário, promove entre os dias 13 e 15 de junho, uma semana intensa que une educação, sustentabilidade e saúde na Escola e Educação Ambiental, com atividades gratuitas que serão realizadas na Escola Família Agrícola Antônia Suzete de Olivindo da Silva, em Valparaíso – Tianguá/CE, aberto para alunos, educadores e comunidade.
Reunindo uma equipe médica e odontológica especializada, com cerca de 10 profissionais de várias regiões do Brasil, a ação, pretende alcançar mais de 200 atendimentos gratuitos de saúde para a população. A equipe contará com especialistas de diferentes áreas, envolvendo desde clínicos gerais, dermatologistas, dentistas, protéticos, enfermeiros, até cirurgiões vasculares e cardiologistas.
Além da assistência médica direta, a programação inclui também 12 horas de palestras educativas, abordando temas como a Saúde da Mulher, Higiene e Cuidados com a saúde bucal e orientações para a escovação correta, além de assuntos voltados para os eixos de cidadania e prevenção, tratando sobre sexualidade, orientações sobre os métodos contraceptivos e as doenças sexualmente transmissíveis, incluindo debates e rodas de conversa de sensibilização e saúde em combate ao uso de drogas. As palestras serão divididas em momentos para os educadores e alunos, e também para toda a comunidade do entorno, que fazem parte da área de influência direta (AID) do Parque Eólico em Tianguá, envolvendo além de Valparaíso, as regiões de Vila Queimadas, Ponta da Serra, Serra Azul, Santa Madalena, Poço da Areia e Jaburu I e II.
Para os educadores, o projeto reserva ainda uma atividade direcionada a Saúde na Escola, voltada para a implementação de um Programa de Escovação Diária, possibilitando um acompanhamento e orientação aos alunos dentro da rotina da escola, sempre após as refeições. Dando o suporte não só educacional, mas de estrutura para viabilizar o Programa, a escola receberá pelo projeto a doação de 350 kits de escovação, juntamente com uma atividade coletiva, que contará com participação ativa dos educadores, alunos e comunidade, para a construção de um Escovódromo Sustentável, todo feito dentro dos conceitos da Bioconstrução e com materiais reutilizáveis como pneus, pedaços de madeira e paletes que seriam descartados.
Segundo o Presidente do Instituto Brasil Solidário, Luis Salvatore, a equipe médica que está participando do projeto já acompanha ações com o Instituto há mais de 10 anos, realizando atendimento principalmente dentro de escolas da rede pública, a experiência dessas ações sempre reforça sobre a importância de tratar a saúde como um fator de impacto direto no rendimento dos alunos e na diminuição da evasão escolar.
“Acreditamos que simples ações de prevenção em saúde dentro das escolas impactam favoravelmente o desenvolvimento municipal. Por meio de políticas públicas, conseguimos fazer com que muitos jovens não apresentem, em futuro, problemas graves como da ausência de dentes, muitas vezes extraídos por cáries, já na adolescência. O simples gesto de aprender a escovar os dentes, ou mesmo de lavar as mãos, pode trazer mudanças significativas de auto estima e inclusive de economia ao poder público, uma vez que muitos casos de problemas de saúde deixam de existir pela ação de prevenção e educação integrada. Isso já foi provado em dezenas de municípios em que atuamos nos últimos 17 anos”, afirmou Luis Salvatore, do Instituto Brasil Solidário.
Além da prevenção, serão feitos procedimentos médicos e até cirúrgicos para a comunidade local, em todas as especialidades previstas. Nos quase 20 anos de estrada promovendo ações de educação e cidadania na escola, o Instituto Brasil Solidário, já realizou mais de 20.000 atendimentos médicos e odontológicos, com a confecção de cerca de 500 próteses personalizadas e distribuição de até 140 mil kits de escovação, além da entrega de mais de 100 escovódromos montados em escolas de várias regiões do Brasil.
Para realização de tamanhas ações e especialidades, o Instituto Brasil Solidário investiu historicamente, além da formação humana que resultou em uma tecnologia social única, em um aparato logístico de ponta, formado por equipamentos especialmente desenvolvidos para esse tipo de atendimento, ao lado de empresas nacionais e multinacionais da área de saúde e odontologia, e que permitem ações de qualidade e excelência em regiões inóspitas do território nacional.

Sobre a Echoenergia
Fundada no início de 2017, a Echoenergia é uma empresa que desenvolve, implementa e opera projetos de geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis. A empresa tem sede administrativa em São Paulo e atividades operacionais distribuídas nos estados de Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Bahia. Nas terras cearenses, a empresa possui as operações comerciais do Complexo Eólico Ventos de Tianguá, desde abril deste ano. Localizado na Serra da Ibiapaba, o empreendimento conta com cinco parques eólicos, 77 aerogeradores e uma capacidade instalada total de 130 MW, que cobre uma área de 9.000 hectares. O plano de ações sócio ambientais inclui várias ações nos eixos de educação e economia solidária, além do acesso hídrico.

Instituto Brasil Solidário no Ceará
Sabendo a importância de fortalecer um elo de solidariedade em cada região que atua, o Instituto Brasil Solidário procura reforçar o conceito “Juntos Construímos” buscando apoio de instituições que agregam a sua missão nessa longa trajetória pela educação. Trabalhar em rede, mantendo assim uma “rede social” do bem com troca de experiências e parcerias, e de forma intersetorial, tem permitido que as ações sigam o modelo de multiplicação e construção do saber dentro e fora do ambiente escolar.
O projeto “Ventos que Transformam” vem sendo desenhado desde julho de 2017 com a Echoenergia e BNDES, e visa trazer aos municípios de Tianguá e Ubajara uma série de ações nos eixos de educação e economia criativa, principalmente, em áreas ligadas ao empreendimento no local.
Outros financiadores privados participam das diversas ações de desenvolvimento, em várias cidades brasileiras. São eles: Palmeirinha Ação Social; Bank of America Merrill Lynch; Machado Meyer Advogados; Overseas; Tecnisa e; Instituto Samuel Klein.

SERVIÇO
AÇÃO DE SAÚDE – PROJETO VENTOS QUE TRANSFORMAM
Data: 13 a 15 de Junho
Horário: 08h às 17h
Local: Escola Família Agrícola Antônia Suzete de Olivindo da Silva e Posto de Atendimento em Saúde, em Valparaíso – Tianguá/CE.

Nenhum comentário:

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.

Tecnologia do Blogger.