quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Cavalo atleta entre os mais premiados no Brasil tem lançamento nacional como garanhão



Os sonhos têm diferentes formas para quem tem raízes nordestinas, especialmente, ligadas a vaquejada. Eles podem ser na figura de cavalo. Inusitado, ou aparentemente difícil de ser realizado, este tipo de encantamento torna-se cada vez mais viabilizado na atualidade. A partir da cobertura, inicia-se o processo de inseminação equina. Ou seja, o sêmen que saiu do garanhão é fecundado na égua da qual se quer puxar a genética e, após um período, o embrião sai da doadora e é transplantado para o útero da receptora que vai gestar o potro. Desde processo é possível apostar numa linhagem que possa subsidiar o nascimento de um cavalo com morfologia, ossatura, potencial genético e padrão racial diferenciados.

Como resultado do avanço da tecnologia e democratização da genética equina, um dos cavalos da raça quarto de milha mais premiados nacionalmente em competições de alto padrão na vaquejada, Calendário Shady AD, é lançado como garanhão. A oficialização acontece no 4º Leilão Terra de Vaqueiro, em Brejo Santo, região do Cariri (CE), dia 25, a partir das 14h, no Parque de Eventos e do Agronegócio Mário Leite Tavares. No pregão, será possível obter as coberturas do animal garanhão-chefe do Haras Tavares, situado na localidade de Croatá, em São Gonçalo do Amarante.

Hoje em dia o Calendário é um dos mais respeitados na vaquejada, um animal que coleciona títulos, a começar pelo primeiro lugar no Potro do Futuro (principal competição de potros no Brasil) e que, como poucos, permanece numa constância performática. Irmão do animal que ficou conhecido como o Cavalo do Século e um dos raros filhos de Eternaly Steel FB e da égua Snip Shady SLN, Calendário Shady AD já conquistou mais de R$500 mil em prêmios.

Seja para a realização de sonhos, investimento na criação de cavalos ou ainda aprimoramento de plantel com genética de ponta, o público do 4º Leilão Terra de Vaqueiro ainda vai ter acesso a 48 lotes, sendo a maioria, produtos do Haras Tavares, Haras Wellington Landim e Rancho dos Irmãos. Eles são animais que refletem o extrato do ápice do padrão de um quarto de milha de alto rendimento.


O mercado favorável para criadores

O cenário econômico vem se mostrando favorável para o investimento em genética equina, uma vez que o mercado de animais quarto de milha cresceu 30% em 2017, sendo a vaquejada um dos principais responsáveis pelo aumento de animais da raça. Atualmente, existem 560 mil animais registrados na ABQM – Associação Brasileira de Cavalos Quarto de Milha, instituição com mais de 30 mil sócios. Esses animais pertencem a 104.238 criadores. De acordo com pesquisa realizada pela ABQM, o perfil de consumidores quartistas é formado por empresários do setor industrial e agropecuário, formadores de opinião pertencentes as classes sociais A e B.



Sobre Calendário Shady e o Haras Tavares

Calendário Shady AD foi o grande responsável pelo seu proprietário, Raul Tavares (Haras Tavares), se apaixonar pelo mundo do cavalo quarto de milha. Em 2012, Raul iniciava o sonho de ter o próprio plantel com a aquisição do Calendário. Diante da versatilidade, docilidade, confiabilidade e pedigree comprovado na linhagem, Calendário provou as qualidades como atleta de sela. Após 6 anos de Haras Tavares, Raul entendeu que o Calendário poderia ser meio para a realização do sonho de tantos outros aficionados por cavalos.



Alguns prêmios de Calendário Shady AD

Campeão 9º  Potro do Futuro de Vaquejada Quarto de Milha 2011;

Campeão Circuito ANQM/NQMV de Vaquejada - 1a Etapa;


Campeão 3a Etapa - 9o Circuito ANQM de Vaquejada 2014;


Campeão no Parque Lourival Pereira (Ceará-Mirim - RN) – Junho 2014;

Campeão no Parque Sabugo (Zé da Penha - RN) – Dezembro 2014;

Campeão do X Circuito ANQM 2015;


Campeão no Parque de Vaquejada Maria Lindalva (Quixada - CE)  – 2016;


Campeão Circuito Maranguape de Vaquejada 2016 - 1a Etapa;


Campeão no Parque Diógenes da Cunha Lima (Nova Cruz - RN) – Agosto 2016;


Campeão dos Campeões CAMPEV 2017;
• Campeão ANQM 1o e 3o lugar na vaquejada do Parque Afrísio Barros Silva (Santo Antônio do Salto da Onça - RN) – Fev. 2018;


Campeão e 5o lugar no Parque Otaviano Pessoa (Macaíba - RN) – Março 2018;




Serviço:

Lançamento nacional do cavalo Calendário Shady AD – Brejo Santo (CE)

Data: 25/08/2018

Horário: 14h

Local: Parque de Eventos e do Agronegócio Mário Leite Tavares

Informações: (85) 98896.7854

0 comentários:

Postar um comentário

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.