Pular para o conteúdo principal

AMC controla trânsito na Arena Castelão em jogo entre Fortaleza e Boca Juniors 50 agentes atuam na operação

  Fortaleza e Boca Juniors se enfrentam nesta quinta-feira (25/04), a partir das 21 horas, pela terceira rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana. O duelo histórico contará com o suporte operacional da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), que disponibilizará um efetivo de 50 agentes para disciplinar a circulação no entorno da Arena Castelão. A operação terá início às 15h com controle de tráfego nas avenidas do Contorno, Alberto Craveiro, Paulino Rocha e rotatória do estádio. Alem do disciplinamento do fluxo, cones serão disponibilizados em determinados trechos para induzir a redução de velocidade e facilitar a travessia de pedestres nas proximidades da praça esportiva. Os principais pontos com atuação das equipes do órgão serão Alberto Craveiro x Av. do Contorno, Paulino Rocha x Av. do. Contorno, Av. do Contorno x Rua Inês Brasil, rotatória da Av. Paulino Rocha x Alberto Craveiro, dentre outras interseções. Diante da demanda do público e da capacidade máxima do esta

Serviço - Hospital Regional Unimed recebe doação de leite materno


No último domingo, 19 de maio, foi celebrado o Dia Nacional de Doação de Leite Humano, instituído em dezembro de 2015 pela Lei nº 13.227, com o objetivo de chamar atenção para a doação, que pode salvar a vida de muitos bebês. Consciente da importância da amamentação exclusiva nos primeiros meses de vida, a Unimed Fortaleza disponibiliza um Posto de Coleta de Leite Humano, localizado no Hospital Regional Unimed (HRU) que funciona de segunda a domingo, das 07h às 18h, no 6º andar.

Com profissionais capacitados para auxiliar as mães tanto na amamentação, quanto na orientação de como ser uma doadora de leite materno, o posto tem parceria com o Banco de Leite da Maternidade Escola Assis Chateaubriand (Meac), onde este alimento é selecionado quanto a sujidades, índice bacteriológico e, por fim, pasteurizado, retornando, assim, para doação.

“Todo o leite doado é enviado à Meac para que seja pasteurizado. Após o processo, 30% do leite materno fica na Meac e 70% retorna ao HRU para alimentar os bebês internados”, explica Francineide Pereira, coordenadora de enfermagem do eixo materno infantil do HRU. O leite coletado no HRU que não é aproveitado pelas mães com filhos internados na unidade é doado ao Banco de Leite da Meac.

Importância do leite materno
Além de alimento, o leite materno previne doenças tanto para a mãe quanto para filho e ajuda no desenvolvimento da criança. A solidariedade das mães que produzem leite em excesso pode salvar a vida de bebês cujas mães não podem ou não conseguem amamentar.

De acordo com a médica neonatologista e coordenadora da UTI Neo do HRU, Dra. Rejane Brasil, para recém-nascidos de baixo peso, especialmente os bebês internados em unidades neonatais, esse alimento é um aliado essencial na melhora da sobrevida do recém-nascido prematuro. “O leite materno possui um importante papel na imunidade dos bebês, pois contém células de defesa e fatores anti-infecciosos capazes de proteger o organismo do recém-nascido”, explica Dra. Rejane.

A médica fala também que o leite materno é ainda o único que fornece nutrientes importantes para o desenvolvimento cerebral e diminui o risco de processos alérgicos relacionados à exposição de outros alimentos nos primeiros anos de vida.

Quem pode doar
A doadora deve ser saudável, não usar medicamentos que impeçam a doação e se dispor a ordenhar e a doar o excedente. A mulher pode doar leite materno quantas vezes puder e quiser, pois quanto mais estimulada a mama, mais leite humano é produzido.

Para o leite ser aceito no Posto de Coleta da Unimed Fortaleza é preciso que o recipiente de vidro com tampa de plástico tenha no mínimo 200 ml ou, no máximo, 220 ml de leite materno. Caso as mães doadoras não tenham o recipiente, a Unimed Fortaleza fornece o primeiro frasco para armazenamento.

Para a comodidade das mães, a Unimed Fortaleza envia um transporte para receber as doações na casa das doadoras que residem em Fortaleza. A coleta não abrange a Região Metropolitana de Fortaleza.

Preparo do frasco para guardar o leite
·         Lave um frasco com tampa de plástico, retirando o rótulo e o papel de dentro da tampa;
·         Coloque o frasco e a tampa em uma panela com água;
·         Ferva por 15 minutos, contando o tempo a partir do início da fervura;
·         Escorra sobre um pano limpo até secar;
·         Feche o frasco sem tocar com a mão na parte interna da tampa.

Higiene pessoal antes de iniciar a coleta
·         Lave as mãos e os braços até o cotovelo com água e sabão;
·         Lave as mamas apenas com água;
·         Seque as mãos e as mamas com toalha limpa.

Como retirar o leite
·         Massageie as mamas com a ponta dos dedos, fazendo movimentos circulares da parte escura (aréola) para o corpo;
·         Coloque o polegar acima da linha onde acaba a aréola, coloque o dedo indicador e médio abaixo da aréola, firme os dedos e empurre para trás em direção ao corpo;
·         Aperte o polegar contra os outros dedos até sair o leite. Pressione e solte. A manobra não deve doer. No começo o leite pode não fluir, mas depois de pressionar algumas vezes, começa a sair com mais facilidade;
·         Despreze os primeiros jatos ou gotas;
·         Abra o frasco e coloque a tampa sobre a mesa forrada com um pano limpo, com a abertura para cima;
·         Colha o leite no frasco, colocando-o debaixo da aréola;
·         Mude a posição dos dedos ao redor da aréola para esvaziar todas as áreas;
·         Alterne a mama quando o fluxo de leite diminuir e repita a massagem e o ciclo várias vezes;
·         Ordenhar adequadamente leva, mais ou menos, de 20 a 30 minutos, em cada mama, especialmente nos primeiros dias;
·         A retirada do leite pode ser feita ao mesmo tempo nas duas mamas;
·         Após terminar a coleta, feche bem o frasco.

Como conservar o leite ordenhado
·         Guarde imediatamente o frasco na geladeira, congelador ou freezer;
·         Leite cru (não pasteurizado) pode ser conservado em geladeira por até 12 horas, e, no freezer ou congelador, por até 15 dias. Se for descongelado, não pode ser congelado novamente.

Serviço
Posto de Coleta do Hospital Regional Unimed
Endereço: Av. Visconde do Rio Branco, 4000, 6º andar - São João do Tauape, Fortaleza-Ceará.
Telefone: (85) 3277.7735

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.