#audioinclui

terça-feira, 22 de outubro de 2019

Camocim recebe programação infantil do Circuito TIC



Com acesso gratuito, o festival infantil conta com espetáculos, performances, shows musicais e exibições de filmes

A 9ª edição do TIC – Festival Internacional de Teatro Infantil segue para Camocim com o Circuito TIC, novo projeto de circulação do Festival, que tem o intuito de levar arte de qualidade para o maior número de pessoas do Ceará.  Os moradores da região vão ter quatro dias de muita diversão. De quinta-feira (24) a domingo (27) o município contará com apresentação de diversos espetáculos, performances, shows musicais e exibições de filmes infantis.

Na quinta e sexta-feira (24 e 25), a programação será exclusiva para escolas púbicas e projetos sociais. No dia 24, as crianças terão duas sessões, às 9h e às 15h, do espetáculo Para onde vão as meias quando elas desaparecem?” do Coletivo WE, no IFCE. Nos mesmos horários, a Escola Profissionalizante Mons. Expedito da Silveira de Sousa receberá o Cine Miau com exibição de filmes infantis que buscam despertar nas crianças valores como sustentabilidade, preservação ambiental, cidadania, família e amizade. Na sexta-feira, também às 9h e às 15h no IFCE, os estudantes e participantes de projetos sociais vão poder conferir o espetáculo O Galinheiro de Bragança”, do Grupo Galhofo, que trata com humor sobre preconceito, racismo e autoaceitação.

No sábado e domingo (26 e 17) o TIC é para o público em geral, com programação a partir das 17 horas na Pracinha do Amor. Nos dois dias começa com teatro de lambe-lambe, onde cada espetáculo tem duração de 3 minutos e é apresentado numa caixinha para um único espectador de cada vez. No sábado, o lambe-lambe é Circo Pirilampo, do Grupo Ânima, e no domingo, a artista Ângela Escudeiro apresenta dois espetáculos de lambe-lambe, “Circo de Toda Gente - Antônio Brasileiro, o equilibrista” e “Surpresa – Cidade Flores”

E tem mais programação no sábado. Às 18h, a Cia Prisma de Artes apresenta o espetáculo teatral As aventuras de João Sortudo. Na sequência, o encantamento do público será com a performance Lady LED, onde quatro damas desfilam de pernas de pau e iluminam a imaginação de crianças e adultos. Encerrando o TIC no sábado, a cantora Natasha Faria sobe ao palco às 19h30 com o show Doidice que dá divertindo e encantando a criançada com várias composições cearenses no repertório.

O domingo, dia 27, marca o encerramento da 6ª edição do TIC no Ceará, que teve início no dia 04 deste mês em Fortaleza e, por meio do Circuito TIC, o festival já levou espetáculos também a Canindé, Russas e Senador Pompeu. No último dia, depois do teatro de lambe-lambe de Ângela Escudeiro, a companhia teatral K'Os Coletivo apresenta às 18h Guerra de Cup&Cake”. O espetáculo conta a história de dois mestres-cucas experts em doces que lutam por um mesmo objetivo: o prêmio de maior e melhor confeiteiro da cidade de Mascavo. Na sequência, Lady LED faz sua performance na Pracinha do Amor, para encantar mais uma vez o público. E para fechar a edição com muita música, da Cia Prisma de Artes apresenta o show Era Uma Vez Canta a Infância”, com muitas brincadeiras cantadas e momentos de interação e diversão para toda a família.

Nesses dois últimos dias, além dos espetáculos, a Pracinha do Amor vai contar com a exposição Tic-tac, sobe e desce”, com obras de seis artistas, dois coletivos de artistas mulheres e um total de 18 trabalhos que transitam entre fotografias, aquarelas, ilustrações, desenhos e colagens. As imagens são digitalizadas e impressas, garantindo a conservação das obras. São trabalhos dos artistas Dim Brinquedim, Elane Oliveira, José Albano, Hélio Rola, Raisa Christina, Selo Coletivo (Ceci Shiki e Bruna Beserra), Simone Barreto e Terroristas del Amor (Dhiovana Barroso e Marissa Noana). As imagens serão apresentadas em suporte de forma não convencional e divertida, tendo como inspiração os parquinhos de praças, onde acontece a socialização, as brincadeiras e a criatividade das crianças.

Apresentado pelo Ministério da Cidadania, CAIXA Cultural Fortaleza e Enel, o 9º TIC é uma realização do Governo Federal, por meio do Ministério da Cidadania, via Lei Federal de Incentivo à Cultura. Tem o patrocínio da Cagece e CAIXA. Apoio institucional: Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Apoio: Instituto Dragão do Mar, Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura (Secultfor) e da Secretaria Municipal de Educação (SME). Parceria: Centro Cultural Dragão do Mar, Porto Dragão, Centro Cultural do Bom Jardim, Theatro José de Alencar e Ação Humanitária. Promoção: Invento Produções Culturais, D'Grau Produções e Instituto Seara. Agradecimento: Enel.

PROGRAMAÇÃO EM CAMOCIM

24/10/2019 (quinta-feira)
        9h* e 15h* - Para onde vão as meias quando elas desaparecem? – Coletivo WE
Local: IFCE
        9h* e 15h* - Cine Miau no TIC – Sessão 01
Local: Escola Profissionalizante Mons. Expedito da Silveira de Sousa

25/10/2019 (sexta-feira)
        9h* e 15h* - O Galinheiro de Bragança - Grupo Galhofo
Local: IFCE

26/10/2019 (sábado)
        17h - Circo Pirilampo - Grupo Ânima
Local: Pracinha do Amor
        18h - As Aventuras de João Sortudo - Cia Prisma de Artes
Local: Pracinha do Amor
        19h - Lady LED
Local: Pracinha do Amor
        19h30 - Doidice que dá - Natasha Faria
Local: Pracinha do Amor

27/10/2019 (domingo)
        17h - “Circo de Toda Gente - Antônio Brasileiro, o equilibrista” e “Surpresa – Cidade Flores” - Angela Escudeiro
Local: Pracinha do Amor
        18h - Guerra de Cupcake - K'Os Coletivo
Local: Pracinha do Amor
        19h - Lady LED
Local: Pracinha do Amor
        19h30 - Era Uma Vez Canta a Infância - Cia Prisma de Artes
Local: Pracinha do Amor
* sessão exclusiva para alunos de escolas públicas e projetos sociais.

SERVIÇO
Circuito TIC – Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará – De 24 a 27 de outubro em Camocim. Mais informações: www.festivaltic.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.