Com salto de 88% na castanha de caju e 31% nas frutas, o Ceará fortalece sua pauta exportadora e aposta em inovação tecnológica e interiorização para sustentar o desenvolvimento econômico O agronegócio do Ceará encerra o período de janeiro a novembro de 2025 com resultados históricos, reafirmando sua força como pilar da economia estadual, de acordo com o levantamento coordenado pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), por meio de sua Secretaria Executiva do Agronegócio. Conforme o estudo, as exportações dos principais setores alcançaram US$ 453,3 milhões, o que representa um crescimento de 21,96% em comparação ao mesmo período de 2024. Esse avanço consolida a recuperação da pauta exportadora cearense, com destaque para produtos de base agroindustrial e extrativista. O desempenho foi impulsionado por setores onde o Ceará já exerce protagonismo absoluto. No segmento de castanha de caju, o estado registrou um crescimento expressivo de 88,84%, somando US$ 66,9 milhões em v...
O circuito “Caminhos de História e Fé”, iniciativa do SEBRAE Ceará – Escritório Regional do Maciço de Baturité, em parceria com empresários, atores da economia criativa e Prefeitura Municipal, pretende reafirmar e valorizar a vocação histórico-cultural de Baturité e promover o turismo de experiência. O projeto será lançado no dia 21 de novembro em Baturité, mas antes mesmo dos cinco passeios turísticos que compõem o Circuito começarem a funcionar, uma série de ações ambientais serão promovidas como parte da implantação do Circuito Turístico Caminhos de História e Fé. A principal ação será a arborização urbana do município com árvores nativas da mata atlântica em praças e ruas centrais, que inicia no dia 30 de outubro.
Os responsáveis pelo Circuito, juntamente com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA), iniciam o plantio de 500 mudas na área urbana de Baturité. Tipos de mudas como Ipê roxo (Handroanthus impertiginosus), Ipê amarelo (Handroanthus serratifolius), Gonçalo Alves (Astroninium fraxinifolium Schott), Pajeú (Triplaris gardneriana Wedd), que fazem parte do banco de mudas do Horto Florestal da SEMA no município de Pacoti, serão doadas à comunidade que em contrapartida serão adotadas pelos empresários da região do Corredor Comercial da Rua 7 de Setembro, uma das operações do Circuito que será lançado em novembro.
Patrícia Jacaúna, Gestora da Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra de Baturité, explica que "além de deixar a região mais bonita, irá valorizar espécies típicas da Mata Atlântica no centro urbano". O plantio inicia na Rodoviária de Baturité e segue para Corredor Comercial 7 de Setembro, praças, canteiro central até a Estação Ferroviária. O projeto de arborização não vem sozinho, outras ações de educação ambiental serão promovidas nas redes de ensino em Baturité.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.