A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) divulgou o Relatório de Perenização dos Rios 2025, que mostra que o Ceará alcançou 1.818 km de trechos de rios perenizados no ano, um dos maiores valores da última década. A extensão de 1.818 km perenizados em 2025 representa o melhor resultado dos últimos dez anos, ficando atrás apenas de 2024, quando a marca superou 1.900 km. Em relação ao período de 2015 a 2018, quando os índices diminuíram por causa da seca prolongada, o avanço representa um salto na garantia de água em leitos de rios estratégicos para o abastecimento e a produção. No Ceará, manter um rio perenizado é essencial para conviver melhor com a seca . Isso porque em vez do rio desaparecer com a estiagem, ele segue correndo o ano inteiro, graças a um fluxo contínuo garantido pela gestão de liberação de água dos açudes, que segura o leito vivo mesmo quando passa meses sem chover. Segundo o diretor de Operações da Cogerh, Tércio Tavares , o planej...
Discutir a contribuição dos Observatórios para a prática da boa governança das cidades, no que se refere ao incentivo da participação popular nos processos de elaboração e de monitoramento das políticas públicas. Esse é um dos principais objetivos do II Encontro Internacional de Observatórios: Sustentabilidade, Governança e Inovação, que ocorrerá nesta terça e quarta, dias 3 e 4 de dezembro, na Assembleia Legislativa. O evento é promovido pelo Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), por meio do Observatório de Fortaleza, em parceria com a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, por meio da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace).
A solenidade de abertura do evento será na noite de terça 3/12, conduzida pelo superintendente do Iplanfor, Eudoro Santana, e pelo presidente da Assembleia Legislativa, José Sarto Nogueira. Em seguida, ocorrerá a palestra “A inovação da governança nas cidades: a experiência do Laboratório Cidadão em Madri (Espanha)”, ministrada pelo professor doutor Antonio Lafuente García. O docente é pesquisador do Centro de Ciências Humanas e Sociais do Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC) e idealizador do Laboratório dos Comuns com sede no MediaLab-Prado, em Madri.
A programação segue por toda a quarta-feira, 4/12, com oficina conduzida pelo professor Antonio Lafuente García e mais quatro palestras. Às 9 horas, terá início a fala “Estratégia de Sustentabilidade do Observatório da Indústria”, por Guilherme Muchale – Gerente de Economia e Estratégia do Observatório da Indústria (Fiec).
Às 9h50min, começará a segunda palestra do dia: “Ousar trabalhar em REDE: os desafios e potencialidades da cooperação como ferramenta de inovação da governança nas cidades”. Será ministrada pelo professor doutor Manuel Gama, coordenador do Observatório de Políticas de Comunicação e Cultura - POLObs /Universidade do Minho (Braga/Portugal).
A terceira palestra começará às 11 horas e será “Governança Pública: o que temos feito com ela no Brasil? Considerações de um estudo sobre os Conselhos de Gestão de Políticas Públicas Municipais. A organização em rede seria a solução?”. Quem ministrará será o professor doutor Hermano Carvalho, coordenador do Laboratório de Gestão Inteligente de Cidades da Universidade Estadual do Ceará (Uece). Às 11h50min, terá início a palestra “O Instituto Plácido Castelo (IPC) e sua experiência como membro da Rede Estadual de Escolas de Governo”, ministrada por Maria Hilária de Sá Barreto, diretora Executiva do Instituto Escola Superior de Contas e Gestão Pública Ministro Plácido Castelo (IPC) do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE).
À tarde, será realizado o workshop “Laboratórios Cidadãos: ferramentas de transformação para o desenvolvimento social, cultural e econômico das cidades”, cujo facilitador será o professor Antonio Lafuente García.
O Encontro é aberto à população e destinado a agentes públicos, pesquisadores, pessoas envolvidas com Observatórios membros da Rede de Observatórios e de outros Observatórios, acadêmicos e a sociedade em geral.
SERVIÇO
II Encontro Internacional de Observatórios: Sustentabilidade, Governança e InovaçãoQuando: terça e quarta, dias 3 e 4 de dezembro (dia 3 – às 18h30min; dia 4 – às 8h)
II Encontro Internacional de Observatórios: Sustentabilidade, Governança e InovaçãoQuando: terça e quarta, dias 3 e 4 de dezembro (dia 3 – às 18h30min; dia 4 – às 8h)
Onde: Assembleia Legislativa - Auditório Deputado Murilo Aguiar (Avenida Desembargador Moreira, 2807 - Dionísio Torres)
Mais informações: (85) 3105.1283 - ramais 22 e 23
Inscrições pelo site: https://bit.ly/37jieUS
Mais informações: (85) 3105.1283 - ramais 22 e 23
Inscrições pelo site: https://bit.ly/37jieUS
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.