A seleção masculina de vôlei passa por uma fase de instabilidade na Liga das Nações. Nesta sexta-feira (26), o Brasil sofreu a segunda derrota consecutiva na competição. A equipe dirigida por Bernardinho não resistiu à Itália, que venceu por 3 sets a 1, com parciais de 25/19, 25/23, 22/25 e 25/23 em Liubliana (Eslovênia). O ponteiro Matteo Bottolo e o oposto Alessandro Bovolenta - filho do ex-central Vigor Boloventa, ídolo do vôlei italiano, que faleceu em 2012 - comandaram o triunfo da seleção europeia, com 20 e 19 pontos, respectivamente. A Itália foi letal, principalmente, no saque, com nove pontos no fundamento, contra dois do Brasil. Pelo lado verde e amarelo, o ponteiro Lucarelli (14 pontos), o oposto Bryan e Judson (ambos com 12 pontos) foram os principais jogadores. O também central Flávio, com quatro pontos de bloqueio dos nove anotados por ele no jogo, foi outro destaque. O próximo desafio será neste sábado (27), às 15h30 (horário de Brasília), contra os anfitriões. No ...
Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), desenvolveu um sistema de inteligência artificial para auxiliar o diagnóstico de Covid-19 em pacientes com suspeita da doença. O projeto foi idealizado por Francisco Nauber Gois, pesquisador da Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação da Sesa, em parceria com outros três pesquisadores da Universidade de Fortaleza (Unifor) e da Universidade de Lisboa (ULisboa).
A plataforma elaborada usa inteligência artificial para analisar exames de raio-x realizados no tórax de pessoas com suspeita ou não da doença. Com isso, o sistema permite que médicos consigam diagnosticar com agilidade o coronavírus nos pacientes. “Nós desenvolvemos um sistema de modelo computacional, baseado em aprendizado de máquinas, para segmentar, detectar e classificar automaticamente a Covid-19 através dos atributos correspondentes à doença, visualizados nas imagens de raios-x”, explica Francisco Nauber Gois.
A ferramenta ainda está em fase de testes. Para criá-la, os pesquisadores analisaram inicialmente 150 exames de raio-x feitos em pacientes saudáveis, com pneumonia ou Covid-19. As análises resultaram na criação de um modelo que serve para identificar pessoas com ou sem coronavírus. A plataforma funciona a partir de redes neurais pré-treinadas, tipos de sistemas de computação que funcionam como neurônios do cérebro humano.
O sistema pode ser usado para a triagem de pacientes e o auxílio no diagnóstico de coronavírus em hospitais e clínicas, ajudando o profissional de saúde e alertando sobre o risco da infecção. Antes de ser produzida em larga escala, a plataforma será validada por um especialista da área da saúde. O projeto tem como foco a inovação e a prestação de um serviço público de qualidade para a população cearense.
A equipe responsável pelo sistema desenvolverá, também, um aplicativo, por meio do qual as imagens de raio-x serão analisadas em tempo real por inteligência artificial. A novidade permitirá processar e analisar exames de forma rápida, facilitando o acesso de profissionais de saúde.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.