Pular para o conteúdo principal

Prefeito Roberto Cláudio e governador Camilo Santana entregam IJF2


A torre dois do Hospital recebeu o nome do Dr. Juraci Magalhães, em homenagem ao ex-prefeito de Fortaleza

O prefeito Roberto Cláudio e o governador Camilo Santana inauguraram, nesta terça-feira (29/09), o Instituto Doutor José Frota 2 (IJF2). Com a finalização do projeto de ampliação do complexo de referência no socorro à traumas e lesões de alta complexidade, o IFJ se consolida como um dos maiores hospitais do País, aumentando sua capacidade assistencial e promovendo o  fortalecimento no atendimento daqueles que mais precisam.

Para Roberto Cláudio, a inauguração do IJF é o produto de um sonho da cidade de Fortaleza e um compromisso da Prefeitura e do Governo do Estado em ampliar a capacidade cirúrgica e de atendimento do maior hospital de trauma do Norte e Nordeste. “Há um tempo atrás, a gente planejou e, juntos, fizemos um investimento transformador. Construímos uma nova torre, que expande, de forma planejada a capacidade de atendimento do Hospital. Passamos a ser o maior hospital em número de leitos do Ceará e a maior emergência de trauma e de referência. Duplicamos, praticamente, a capacidade e estrutura do centro cirúrgico”, afirmou Roberto Cláudio.

A torre dois do Hospital recebeu o nome do Dr. Juraci Magalhães, em homenagem ao ex-prefeito de Fortaleza que idealizou a construção do prédio principal e a primeira grande expansão dos serviços do complexo hospitalar, no início da década de 1990.

O novo centro de atendimento médico conta 13.237m² de área construída, com cinco pavimentos e é interligado à unidade principal do IJF por meio de passarelas.

Com a entrega, só o IJF2 disponibiliza um total de 203 novos leitos, sendo 47 deles prioritários para idosos e 24 na Ala de Pediatria. Além disso, possibilitou o aumento de 33 para 63 em número de leitos de UTIs e de 11 para 20 salas de cirurgia, além de 24 leitos para recuperação pós-anestésica, permitindo a realização de até 1.700 procedimentos cirúrgicos por mês. 

Juntas, as duas torres do complexo têm um o total de 664 leitos para o tratamento de crianças, adultos e idosos vítimas de quedas, queimaduras, intoxicações agudas, ocorrências de trânsito e outros acidentes graves.

O equipamento ainda vai dispor de serviços de diagnóstico por ressonância magnética, o primeiro da rede municipal de saúde, e de hemodinâmica, importante no tratamento das vítimas de lesões vasculares graves.

Segundo Camilo Santana, o IJF2, mais uma parceria do Programa Juntos por Fortaleza, traz o que há de melhor em atendimento. “Este é um fruto de muito trabalho e quem ganha é a população de Fortaleza. O IJF2 não deixa a desejar em nada a nenhum hospital privado do País. Mais do que um bom equipamento físico, ele também conta com uma grande equipe de profissionais”, afirmou o Governador.

A secretária da Saúde Municipal, Joana Maciel informou que a obra faz parte dos investimentos da Gestão Roberto Cláudio para promover melhorias em todos os pontos da rede de assistência à saúde. “Especificamente, este equipamento fará uma grande diferença para todo o Estado, atendendo toda a linha do cuidado, passando pelo paciente politraumatizado. Também haverá o aumento de 100% no número de leitos de terapia intensiva, dando mais condições de trabalho e melhor atendimento” disse.

Novos Servidores

A Prefeitura de Fortaleza também tem investido no reforço do quadro de funcionários do hospital e, por meio da Direção do Instituto Doutor José Frota (IJF) e da Secretaria do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), assegurou a nomeação de novos servidores para os quadros clínicos, em cargos de nível médio e superior, todos por meio de concursos públicos.

Foram contratados na atual gestão, mais de 1.500 médicos, enfermeiros, técnicos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, farmacêuticos, psicólogos e nutricionistas tomaram posse e já estão em atuação nas diversas áreas clínicas do complexo. Também seguem em andamento os processos para a realização de novas seleções, para admissão de profissionais de outras categorias, como as de fonoaudiólogo, especialista em microcirurgia e psiquiatra.

Novas Tecnologias em Saúde

IJF tem acompanhado o avanço das tecnologias para o diagnóstico e tratamento dos pacientes vítimas de traumas, com a instalação de equipamentos modernos e a atualização de protocolos clínicos, como a aquisição de novos tomógrafos, dos Sistemas de Recuperação Intraoperatória de Sangue, equipamentos de ultrassonografia, ventiladores mecânicos e monitores multiparâmetros. Também ocorreu a modernização da Central de Esterilização de Material e dos Sistemas de Realização de Hemodiálise à Beira do Leito, a aquisição dos insumos especiais para o tratamento de feridas, além da implantação de processos e rotinas para a promoção da segurança hospitalar dos pacientes e profissionais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Obituário - Esposa do dono da Betânia morre vítima de Covid- 19

Faleceu agora a pouco, vítima da Covid-19, a Sra. Gladia Girão, esposa do empresário Luiz Girão, dono da Lacticínios Betânia.

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada.Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas