Uma investigação da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) conseguiu localizar sete armas e mais de 20 quilos de cocaína que estavam escondidos na localidade de Macaco, zona rural no município de Itapipoca, na Área Integrada de Segurança 17 (AIS 17) do estado. Equipes da Delegacia de Polícia Civil de Itapipoca encontraram, escondidas, dentro de uma cova o arsenal: duas carabinas de uso restrito, além de três pistolas e dois revólveres. Um total de 220 munições de calibres diversos, entre 556, .40 e 9 milímetros também foram encontradas pelas equipes, além de carregadores e balaclavas. Um veículo modelo HB 20 e dois radiocomunicadores também estão entre os objetos localizados pelas equipes de policiais civis. Os policiais civis também encontraram três prensas grandes, uma balança, além de rolos plásticos. Todo o material serviria para promover a pesagem e o transporte dos entorpecentes. As investigações das equipes seguem para localizar os responsáveis pelo material ilícito. Denú...
O prefeito Roberto Cláudio e o governador Camilo Santana inauguraram, nesta terça-feira (29/09), o Instituto Doutor José Frota 2 (IJF2). Com a finalização do projeto de ampliação do complexo de referência no socorro à traumas e lesões de alta complexidade, o IFJ se consolida como um dos maiores hospitais do País, aumentando sua capacidade assistencial e promovendo o fortalecimento no atendimento daqueles que mais precisam.
Para Roberto Cláudio, a inauguração do IJF é o produto de um sonho da cidade de Fortaleza e um compromisso da Prefeitura e do Governo do Estado em ampliar a capacidade cirúrgica e de atendimento do maior hospital de trauma do Norte e Nordeste. “Há um tempo atrás, a gente planejou e, juntos, fizemos um investimento transformador. Construímos uma nova torre, que expande, de forma planejada a capacidade de atendimento do Hospital. Passamos a ser o maior hospital em número de leitos do Ceará e a maior emergência de trauma e de referência. Duplicamos, praticamente, a capacidade e estrutura do centro cirúrgico”, afirmou Roberto Cláudio.
A torre dois do Hospital recebeu o nome do Dr. Juraci Magalhães, em homenagem ao ex-prefeito de Fortaleza que idealizou a construção do prédio principal e a primeira grande expansão dos serviços do complexo hospitalar, no início da década de 1990.
O novo centro de atendimento médico conta 13.237m² de área construída, com cinco pavimentos e é interligado à unidade principal do IJF por meio de passarelas.
Com a entrega, só o IJF2 disponibiliza um total de 203 novos leitos, sendo 47 deles prioritários para idosos e 24 na Ala de Pediatria. Além disso, possibilitou o aumento de 33 para 63 em número de leitos de UTIs e de 11 para 20 salas de cirurgia, além de 24 leitos para recuperação pós-anestésica, permitindo a realização de até 1.700 procedimentos cirúrgicos por mês.
Juntas, as duas torres do complexo têm um o total de 664 leitos para o tratamento de crianças, adultos e idosos vítimas de quedas, queimaduras, intoxicações agudas, ocorrências de trânsito e outros acidentes graves.
O equipamento ainda vai dispor de serviços de diagnóstico por ressonância magnética, o primeiro da rede municipal de saúde, e de hemodinâmica, importante no tratamento das vítimas de lesões vasculares graves.
Segundo Camilo Santana, o IJF2, mais uma parceria do Programa Juntos por Fortaleza, traz o que há de melhor em atendimento. “Este é um fruto de muito trabalho e quem ganha é a população de Fortaleza. O IJF2 não deixa a desejar em nada a nenhum hospital privado do País. Mais do que um bom equipamento físico, ele também conta com uma grande equipe de profissionais”, afirmou o Governador.
A secretária da Saúde Municipal, Joana Maciel informou que a obra faz parte dos investimentos da Gestão Roberto Cláudio para promover melhorias em todos os pontos da rede de assistência à saúde. “Especificamente, este equipamento fará uma grande diferença para todo o Estado, atendendo toda a linha do cuidado, passando pelo paciente politraumatizado. Também haverá o aumento de 100% no número de leitos de terapia intensiva, dando mais condições de trabalho e melhor atendimento” disse.
Novos Servidores
A Prefeitura de Fortaleza também tem investido no reforço do quadro de funcionários do hospital e, por meio da Direção do Instituto Doutor José Frota (IJF) e da Secretaria do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), assegurou a nomeação de novos servidores para os quadros clínicos, em cargos de nível médio e superior, todos por meio de concursos públicos.
Foram contratados na atual gestão, mais de 1.500 médicos, enfermeiros, técnicos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, farmacêuticos, psicólogos e nutricionistas tomaram posse e já estão em atuação nas diversas áreas clínicas do complexo. Também seguem em andamento os processos para a realização de novas seleções, para admissão de profissionais de outras categorias, como as de fonoaudiólogo, especialista em microcirurgia e psiquiatra.
Novas Tecnologias em Saúde
O IJF tem acompanhado o avanço das tecnologias para o diagnóstico e tratamento dos pacientes vítimas de traumas, com a instalação de equipamentos modernos e a atualização de protocolos clínicos, como a aquisição de novos tomógrafos, dos Sistemas de Recuperação Intraoperatória de Sangue, equipamentos de ultrassonografia, ventiladores mecânicos e monitores multiparâmetros. Também ocorreu a modernização da Central de Esterilização de Material e dos Sistemas de Realização de Hemodiálise à Beira do Leito, a aquisição dos insumos especiais para o tratamento de feridas, além da implantação de processos e rotinas para a promoção da segurança hospitalar dos pacientes e profissionais.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.