Pular para o conteúdo principal

MPCE requisita informações sobre acessibilidade para exames de saúde da mulher em Fortaleza

 O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da 138ª Promotoria de Justiça de Fortaleza, requisita que a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) e a Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza (SMS) informem sobre a acessibilidade nas unidades da rede pública da Capital para realização de exames da saúde da mulher. A Sesa deve detalhar, até a próxima quarta-feira (07/10), se há equipamentos para exames de mamografia e ultrassonografia transvaginal acessíveis para pessoas com deficiência e se há intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) nas unidades de saúde. 

À SMS, o MPCE requisitou, até o dia 07 de outubro, informações sobre a acessibilidade da realização de exames de mamografia e ultrassonografia transvaginal no Hospital Gonzaga Mota da Barra do Ceará, no Hospital da Mulher, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Pirambu e na Unidade de Atenção Primária à Saúde (UAPS) Lineu Jucá. A Promotoria requer, ainda, dados sobre quais unidades da rede da SMS, própria ou contratada, prestam serviços acessíveis a pessoas com deficiência. 

Com a proximidade da campanha Outubro Rosa, o MPCE também requereu à SMS informações sobre as providências adotadas para divulgar as unidades que dispõem de mamógrafos e de aparelhos de ultrassonografia transvaginal adaptados para pessoas com deficiência. Deverão ser apresentadas, ainda, no mesmo prazo, as medidas para permitir o acesso a tais equipamentos e para ampliar o número de intérpretes de LIBRAS nas unidades de saúde, inclusive quanto ao número de profissionais capacitados pelas Organizações Sociais de Saúde (OSS) contratadas pelo Município. 

Todas essas requisições foram feitas em audiência online promovida na quarta-feira (30/09), coordenada pela promotora de Justiça Lucy Antoneli, com a participação de representantes da Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza (SMS) e da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA). O evento foi realizado no âmbito do Inquérito Civil 06.2016.00000252-7 instaurado pela Promotoria para acompanhar o assunto. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

    Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada. Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar na avenida 13 de maio em Fortaleza; um homem foi atingido a tiros

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar em frente ao MCDonald's da Avenida 13 de Maio em Fortaleza. Um homem foi atingido a tiros dentro do Paladar por homens que desceram de um veículo Corolla para executá-lo. Informação não oficial revela que a vítima é o dono do Restaurante. Depois do crime, os  homens  entraram  no carro e fugiram.  Em seguida, quem estava no MCDonald's correu para perto da vítima . A ambulância do SAMU já chegou e nada da polícia. O barulho dos tiros parecia de fogos de artifício. Muita violência para esse fim de noite de domingo.. Atualização.. O Paladar entrou em contato com a gente pelas redes sociais e informou que a vítima foi um cliente. O dono do Restaurante não foi atingido. 

Avião bimotor cai em São Benedito na Serra da Ibiapaba. Bombeiros de Sobral estão indo para o local. Não se tem notícias de vítimas ainda.

Uma das vítimas: Piloto e segunda vítima :