Pular para o conteúdo principal

Alece suspende sessões ordinárias e reuniões de comissões de 22 de setembro a 2 de outubro

  Alece suspende sessões ordinárias e reuniões de comissões de 22 de setembro a 2 de outubro Por ALECE 22/09/2026 11:03 | Atualizado há 59 minutos Compartilhe esta notícia:   - Foto: MT Vídeo A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) decidiu, por unanimidade, pela suspensão das sessões ordinárias e das reuniões das Comissões Permanentes da Casa no período de 22 de setembro a 2 de outubro de 2026. As atividades legislativas no Plenário e nas comissões serão retomadas a partir de 6 de outubro de 2026. A decisão considera o período eleitoral e a programação de atividades dos parlamentares durante essas duas semanas. O primeiro turno das Eleições Gerais de 2026 será realizado no dia 4 de outubro (domingo), com votação das 8h às 17h, no horário de Brasília, conforme calendário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

19ª edição do Festival NOIA do Audiovisual Universitário acontece em formato online


 

Luz, câmera, ação! Um dos maiores acontecimentos do audiovisual universitário brasileiro entra em cena. O 19º NOIA – Festival do Audiovisual Universitário acontece de 30 de novembro a 04 de dezembro. Este ano, devido à pandemia do Covid-19, o Festival realiza sua edição em formato online. Na programação, que é totalmente gratuita, mostras competitivas de curtas-metragens (nacional e cearense), exposição de fotografia e shows de bandas universitárias, sessão NOIA KIDS com Acessibilidade (com legendagem para surdos e ensurdecidos e tradução em Libras), workshops, debates pós-exibição, Seminário de Sustentabilidade, e Seminário e Fórum do Audiovisual Universitário. Tudo será transmitido pelo YouTube do Festival NOIA e do O POVO Online. 

 

Mesmo diante dos desafios deste ano de pandemia, o Festival recebeu 244 inscrições dentre curtas-metragens, fotografias e bandas. A curadoria de Cinema foi feita pelas realizadoras Rúbia Mércia, Irene Bandeira e Mariana Freitas. A curadoria de Música foi feita pelo músico Carlinhos Nação e pela produtora Monique Souza; e a curadoria de Fotografia foi feita pelo fotógrafo e professor universitário Carlos Gibaja. 

 

Dentre as atividades deste ano, o público infantil terá a Mostra NOIA Kids com Acessibilidade, em parceria com Fórum Cearense de Animação, com exibição de curtas-metragens com legendagem para surdos e ensurdecidos e tradução em Libras. A mostra acontece no dia 02 de dezembro, às 14h. 

 

Também teremos oficinas de Cinema, de Fotografia e de Música, destinada a jovens e adultos que tenham interesse em aprender um pouco mais sobre essas linguagens. No dia 01 de dezembro, de 9h às 12h, acontece a oficina de “Fotografía Familiar”, ministrada pelo fotógrafo Carlos Gibaja. No dia 02 de dezembro, das 9h às 12h, acontece a oficina “Contando Histórias Com Música”, com o músico Gabriel Aragão (da banda Selvagens à Procura de Lei). E encerrando o ciclo das oficinas, no dia 03 de dezembro, temos “Direção de Curta-metragem de Baixo Orçamento”, com o realizador Déo Cardoso, no mesmo horário. 

 

No dia 01 de dezembro, às 14h, o “Seminário de Sustentabilidade com Foco em Eventos Culturais” terá a participação de especialistas do setor de sustentabilidade para conversar sobre ECONOMIA CIRCULAR inserida na cadeia produtiva da Cultura. E no dia 03, às 14h, no “Seminário e Fórum do Audiovisual Universitário”, serão debatidas as transformações das diversas linguagens artísticas realizadas em ambientes acadêmicos, geradas pela pandemia do coronavírus e sua influência como marco de um novo paradigma universal. 

 

As atividades são gratuitas e para se inscrever nas oficinas, debates pós-sessão e seminários, basta acessar os links disponíveis no site do NOIA e participar. Para assistir às mostras de curtas-metragens, bandas e fotografias não é necessária inscrição prévia. O NOIA 2020 é uma realização da PROPONO Consultoria Cultural, com apoio da Enel via Mecenas Ceará; com apoio institucional da Secult Ceará e do Governo do Estado do Ceará; promoção do Grupo O POVO de Comunicação e parceria com a Fundação Demócrito Rocha. 

 


Serviço: 

 

19º NOIA - Festival do Audiovisual Universitário 

 

De 30 de novembro a 04 de dezembro 


Programação completa: www.festivalnoia.com.br 


Inscrições para oficinas, seminários e debates: https://linktr.ee/Festivalnoia 


Transmissões nos canais: https://www.youtube.com/festivalnoia / 

https://www.youtube.com/opovo 


Gratuito 

 

Flickr NOIA: 

 

1] https://www.flickr.com/festnoia/ 

 

2] https://www.flickr.com/photos/185574166@N03/albums 

 

Instagram: @festivalnoia 

 

Facebook: Festival Noia 

 

Youtube: Festival Noia 

Comentários