Pular para o conteúdo principal

MPCE realiza visita técnica para apurar deficiências na sede do Conselho Tutelar de Jati

 O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da Promotoria de Justiça de Porteiras, realizou, na tarde dessa quinta-feira (26/11), uma visita técnica à sede do Conselho Tutelar do Município de Jati. A visita teve como objetivo apurar deficiências na infraestrutura do prédio que abriga o órgão municipal de defesa da criança e do adolescente. 

Na oportunidade, o promotor de Justiça respondendo pela comarca vinculada de Jati, André Barroso, foi recebido pelos conselheiros tutelares Filipe Arley Pereira Nogueira e Cícera Alzenir da Silva, que apresentaram a estrutura que o Conselho Tutelar do município dispõe para atuação na garantia dos direitos do público infanto-juvenil, bem como para atendimento ao público. 

De acordo com o membro do MPCE, a visita realizada ao órgão foi oportuna para constatar a inadequação da sede do Conselho Tutelar de Jati e para detectar a deficiência na manutenção do prédio que abriga o órgão vinculado administrativamente à Secretaria Municipal de Assistência Social de Jati.   

Além de deficiências na infraestrutura do prédio, durante a visita também foi constatada a falta de equipamentos para atuação dos conselheiros tutelares. “O local dispõe de apenas uma sala reservada para o atendimento e recepção ao público e uma sala reservada para o atendimento dos casos, as quais, não permitem o adequado desempenho das atribuições e competências dos conselheiros e o acolhimento digno ao público. O local é mal ventilado e fomos informados de que o Conselho Tutelar, há três meses, não dispõe sequer de uma simples impressora”, destaca o representante do MPCE.  

Para o promotor de Justiça André Barroso, é preciso ainda fazer uma análise do quanto a Prefeitura de Jati vem investindo em mobiliário, telefone fixo e móvel, Internet, computadores, formação continuada para os membros do Conselho Tutelar e no custeio de despesas dos conselheiros inerentes ao exercício de suas atribuições. O membro ainda ressalta que o MPCE irá apurar eventual negligência do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente na tomada de providências junto aos Poderes Executivo e Legislativo. 

“Ser o Conselho Tutelar o primeiro órgão que visitamos em Jati é uma forma de demonstrar o quanto o Ministério Público leva a sério o princípio da absoluta prioridade ao direito da criança e do adolescente, cuja garantia compreende a destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção à infância e à juventude. Entretanto, vimos que os desafios em Jati ainda são enormes. Buscaremos conscientizar a gestão local de que a Lei Orçamentária Municipal deve estabelecer, preferencialmente, dotação específica para manutenção e funcionamento adequado do Conselho Tutelar, assim como para custeio de suas atividades”, pontua André Barroso. 

Demais denúncias podem ser encaminhadas para a Promotoria de Justiça por meio do e-mail: prom.porteiras@mpce.mp.br, ou, ainda, do Whatsapp (85) 98563.4043. Além disso, a população também pode realizar denúncias através dos canais da Ouvidoria-Geral do MPCE.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Obituário - Esposa do dono da Betânia morre vítima de Covid- 19

Faleceu agora a pouco, vítima da Covid-19, a Sra. Gladia Girão, esposa do empresário Luiz Girão, dono da Lacticínios Betânia.

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

    Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada. Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar na avenida 13 de maio em Fortaleza; um homem foi atingido a tiros

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar em frente ao MCDonald's da Avenida 13 de Maio em Fortaleza. Um homem foi atingido a tiros dentro do Paladar por homens que desceram de um veículo Corolla para executá-lo. Informação não oficial revela que a vítima é o dono do Restaurante. Depois do crime, os  homens  entraram  no carro e fugiram.  Em seguida, quem estava no MCDonald's correu para perto da vítima . A ambulância do SAMU já chegou e nada da polícia. O barulho dos tiros parecia de fogos de artifício. Muita violência para esse fim de noite de domingo.. Atualização.. O Paladar entrou em contato com a gente pelas redes sociais e informou que a vítima foi um cliente. O dono do Restaurante não foi atingido.