Pular para o conteúdo principal

Prefeitura de Fortaleza inaugura segundo Espaço Girassol, o terceiro equipamento da Rede, em menos de um ano

  Prefeitura de Fortaleza inaugura segundo Espaço Girassol, o terceiro equipamento da Rede, em menos de um ano Gestão planeja inaugurar uma unidade por Regional até o final de 2028 Compartilhe: ”No próximo ano, nosso objetivo é inaugurar mais três unidades. Tudo isso para garantir um atendimento de qualidade às famílias que têm crianças e jovens com alguma neurodivergência, com acompanhamento humanizado e especializado”, declarou o prefeito (Fotos: Beatriz Boblitz) O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, inaugurou, nesta segunda-feira (22/12), a segunda unidade terapêutica do Espaço Girassol, na Policlínica Dr. Luiz Carlos Fontenele, no bairro Passaré. O equipamento tem capacidade para realizar até 7 mil atendimentos de crianças e adolescentes de três a 18 anos incompletos. A ação faz parte do Plano Fortaleza Inclusiva, por meio dos Programas Saúde que Cuida e Atenção às Pessoas com Deficiência. Durante a inauguração, Evandro relembrou que 2025 foi um ano de reestruturação das con...

Tribunal de Justiça assina termo de cooperação técnica para ampliar técnica de depoim

 Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) promoveu, nesta terça-feira (08/12), cerimônia virtual para assinatura de acordo de cooperação técnica com instituições do Sistema de Justiça. O objetivo é desenvolver estratégias e ações de ampliação do Depoimento Especial no Estado, garantindo a aplicação de técnicas de entrevista forense na escuta de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência.

“A nossa civilização está sempre evoluindo e este é mais um marco, um avanço, porque vai garantir às nossas crianças e aos nossos adolescentes uma estrutura adequada para que possam se expressar sem receios, sem coação, num ambiente seguro. Esse é o propósito da lei e é o que queremos com essa união de esforços”, afirmou o presidente do TJCE, desembargador Washington Araújo, que conduziu a videoconferência.

A vice-procuradora geral de Justiça, Ângela Teresa Gondim Carneiro Chaves, ressaltou a necessidade do engajamento. “Estamos todos envolvidos com esse intuito, de capacitar os integrantes da rede, proporcionar um ambiente acolhedor e colocar em prática a lei.” O subdefensor público geral, Vicente Alfeu Teixeira Mendes, acrescentou a importância de evitar que esses meninos e meninas sofram uma segunda vez com novos depoimentos.

Para a presidente da Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci), Glória Marinho, o acordo chega em um momento especial, em que está sendo celebrando o aniversário de 30 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Ela falou sobre o trabalho desenvolvido pela Funci, que cede entrevistadores forenses para o Poder Judiciário.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Francisco Márcio de Oliveira, explicou que estão sendo promovidas capacitações periódicas para que os policiais possam dar o encaminhamento adequado a cada situação e salientou que o Grupo de Apoio às Vítimas de Violência é responsável pelas ações. Já na Polícia Civil, 60 policiais foram treinados, como lembrou o delegado-geral Marcus Rattacaso.

Ricardo Antonio Macêdo Lima, que está à frente da Perícia Forense do Ceará (Pefoce), lembrou que anda em 2015 foi criado o Núcleo de Atendimento Especial a Mulher, Criança e Adolescente (NAMCA), que tem prestado atendimento diferenciado. O perito geral do Estado enalteceu a parceria com as demais instituições para minimizar os traumas já sofridos pelas vítimas.

O evento foi promovido pelo Grupo de Trabalho sobre Depoimento Especial (Portaria nº 2472/2018), de iniciativa da desembargadora Maria Vilauba Fausto Lopes, que está à frente da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ). Também participaram servidores e magistrados do Poder Judiciário.

Após a assinatura virtual do acordo, a desembargadora Maria Vilauba fez a entrega simbólica dos certificados aos 24 entrevistadores forenses voluntários. A magistrada ainda fez a leitura do poema “Os direitos das crianças segundo Ruth Rocha”.

SAIBA MAIS
Antes da Lei nº 13.431/17 (Depoimento Especial), não havia um protocolo específico para a escuta de crianças e adolescentes envolvidos em processos judiciais. O depoimento era colhido na presença de vários profissionais e até perante o agressor. Geralmente ocorria mais de uma sessão de depoimentos, fazendo a vítima relembrar o trauma várias vezes. A nova lei definiu critérios, tanto de atendimento quanto de estrutura física, para obter as informações necessárias causando o mínimo de transtorno possível à vítima. Nessa sistemática, o entrevistador forense se tornou figura central em todo o procedimento, por ser a pessoa capacitada para interagir e criar um laço de confiança com a criança ou o adolescente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.