Pular para o conteúdo principal

Como organizar corretamente as finanças da sua empresa

 

Especialista dá dicas de como manter empresa no azul 


A organização financeira é um dos principais pontos para manter a empresa no azul. Com a pandemia decorrente da covid-19, criou-se um ambiente de incertezas sobre a economia mundial e, claro, deixou os empresários preocupados com o futuro.


Por isso, ficar atento com a organização das finanças, administração dos gastos e investimentos de longo prazo são medidas necessárias não só para viabilizar as operações no dia a dia, mas também para promover a expansão e a sustentabilidade dos negócios.


Nesse processo de organização, um ponto é bastante importante: o desenvolvimento do fluxo de caixa. O objetivo do fluxo de caixa é apurar e projetar o saldo disponível para que haja sempre capital de giro na empresa, para aplicação ou eventuais gastos.


Para organizar as finanças da empresa, é preciso criar o hábito de controlar rigidamente o estoque. Isso vale para qualquer tipo de negócio, sendo ele de pequeno, médio ou de grande porte.


“A pandemia trouxe uma instabilidade muito grande nas empresas, principalmente porque muitos empresários não esperavam uma situação tão atípica. A economia voltou a caminhar, ainda que a passos lentos. É importante organizar as finanças para não ser pego de surpresa novamente”, pondera Fellipe Guerra, um dos principais professores nas áreas contábil e tributária do Brasil.


O mais recomendado é realizar uma projeção diária, para que seja possível prever os valores que devem ser creditados e pagos. Depois, continuar mantendo os dados atualizados até o fechamento. Um outro cuidado fundamental que todo empreendedor deve manter é separar o dinheiro próprio e o dinheiro da empresa. 


Sobre Fellipe Guerra

Fellipe é contador e tributarista. Doutorando em Ciências da Informação e Mestre em Administração e Controladoria pela UFC. Membro da academia de Ciências Contábeis do Estado do Ceará. Autor de Livros nas Área de Contabilidade, Tributos e Gestão Empresarial. Foi Vice-Presidente do CRC-CE na Gestão 2016-2019. Coordenador de Pós-graduação no IPOG. Sócio Diretor do Grupo Compliance (Contabilidade, Consultoria Empresarial e Marketing Digital).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Obituário - Esposa do dono da Betânia morre vítima de Covid- 19

Faleceu agora a pouco, vítima da Covid-19, a Sra. Gladia Girão, esposa do empresário Luiz Girão, dono da Lacticínios Betânia.

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

    Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada. Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar na avenida 13 de maio em Fortaleza; um homem foi atingido a tiros

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar em frente ao MCDonald's da Avenida 13 de Maio em Fortaleza. Um homem foi atingido a tiros dentro do Paladar por homens que desceram de um veículo Corolla para executá-lo. Informação não oficial revela que a vítima é o dono do Restaurante. Depois do crime, os  homens  entraram  no carro e fugiram.  Em seguida, quem estava no MCDonald's correu para perto da vítima . A ambulância do SAMU já chegou e nada da polícia. O barulho dos tiros parecia de fogos de artifício. Muita violência para esse fim de noite de domingo.. Atualização.. O Paladar entrou em contato com a gente pelas redes sociais e informou que a vítima foi um cliente. O dono do Restaurante não foi atingido.