Pular para o conteúdo principal

MPCE instaura Inquérito Civil para apurar possíveis condutas irregulares praticadas pela direção da Penitenciária Industrial Regional de Sobral

 Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por intermédio do promotor de Justiça titular da 7ª Promotoria de Justiça de Sobral Hugo Alves da Costa Filho, que possui atribuição extrajudicial na tutela coletiva do patrimônio público e da moralidade administrativa, instaurou, no dia 12, um Inquérito Civil Público destinado a apurar possíveis condutas irregulares praticadas pela Direção e por alguns servidores da Penitenciária Industrial Regional de Sobral (PIRS). 

A Portaria que instaurou o referido Inquérito Civil Público é fundamentada em informações que chegaram ao conhecimento da Promotoria de Justiça denunciando que a direção da Unidade Prisional extrapola as suas funções, interferindo no setor médico, inclusive, narrando um fato ocorrido no dia 26 de novembro de 2020, em que um interno foi a óbito por negligência da direção da Cadeia, uma vez que estava desidratado, precisando de soroterapia e, mesmo assim, houve a determinação para que o paciente retornasse para a vivência insalubre, ciente de que tal conduta agravaria a patologia. 

Há, ainda, denúncia de assédio moral por parte da direção da PIRS, principalmente por apontar que a equipe de saúde não possui autorização para fazer refeições no refeitório, nem para possuir dormitório. Segundo a denúncia, muitos internos não possuem cartão do Sistema Único de Saúde, havendo vários detentos na enfermaria com fraturas em diversos locais do corpo, sendo evidenciado que foram lesionados dentro da PIRS, até mesmo com indícios de possível caso de tortura praticado por agentes penitenciários. 

Conforme noticiado ao Órgão Ministerial para devida apuração, durante todo o período da pandemia, a direção tem proibido a entrada das medicações dos internos e também não as fornece. Além disso, não estaria havendo a realização de testes para detecção de Covid-19 nos internos que adentram na PIRS, dentre outros assuntos. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Obituário - Esposa do dono da Betânia morre vítima de Covid- 19

Faleceu agora a pouco, vítima da Covid-19, a Sra. Gladia Girão, esposa do empresário Luiz Girão, dono da Lacticínios Betânia.

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

    Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada. Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar na avenida 13 de maio em Fortaleza; um homem foi atingido a tiros

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar em frente ao MCDonald's da Avenida 13 de Maio em Fortaleza. Um homem foi atingido a tiros dentro do Paladar por homens que desceram de um veículo Corolla para executá-lo. Informação não oficial revela que a vítima é o dono do Restaurante. Depois do crime, os  homens  entraram  no carro e fugiram.  Em seguida, quem estava no MCDonald's correu para perto da vítima . A ambulância do SAMU já chegou e nada da polícia. O barulho dos tiros parecia de fogos de artifício. Muita violência para esse fim de noite de domingo.. Atualização.. O Paladar entrou em contato com a gente pelas redes sociais e informou que a vítima foi um cliente. O dono do Restaurante não foi atingido.