Pular para o conteúdo principal

Candidatos do Rio Grande do Sul terão isenção no Enem Medida deve beneficiar cerca de 40 mil estudantes

  O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou que todos os candidatos do Rio Grande do Sul terão isenção no pagamento da inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mesmo aqueles que não se enquadram nos critérios de isenção. Segundo o ministro, cerca de 40 mil estudantes serão atendidos pela medida. A taxa é de R$ 85.  "Quem se inscrever agora não pagará", disse o ministro em entrevista à imprensa, no Palácio do Planalto, nesta segunda-feira (20). As inscrições do exame começam no dia 27 de maio e vão até 7 de junho. Camilo Santana, ministro da Educação, anuncia isenção da taxa do Enem para candidatos do RS. Foto:  Joédson Alves/Agência Brasil   Calendário especial e prova específica Santana disse ainda que o governo estuda um  calendário diferenciado  para os estudantes do estado, afetado pelas enchentes, com uma nova data para inscrição desses candidatos. O prazo não foi anunciado e dependerá, segundo o ministro, da melhora da situação do estado. Os candidatos

Agefis instala gradis de isolamento na Rua José Avelino e entorno

 Nesta terça-feira (18/05), a Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) iniciou a fase de testes de instalação de gradis de isolamento na Rua José Avelino e entorno. O objetivo da ação é impedir o comércio ambulante, que segue proibido de acordo com as medidas sanitárias de prevenção à Covid-19.

O auxílio à fiscalização pretende evitar o uso desordenado do passeio e logradouro público, assim como depredação de patrimônio público e privado, além de reduzir o congestionamento do trânsito no local.

Nesta semana, os gradis foram instalados no trecho entre as ruas Sobral e Governador Sampaio, nas ruas Conde D’eu, Alberto Nepomuceno, José Avelino, Travessa Crato, além do passeio na área do Mercado Central e da Catedral Metropolitana de Fortaleza.

“O comércio ambulante e as feiras continuam proibidos, por isso a colocação desses gradis, de forma a ordenar a utilização das calçadas e espaço público e coibir a contaminação da covid 19. Lembrando que primeiramente a nossa ação é orientativa, de sensibilização, e o nosso objetivo é salvar vidas, e evitar redução nesses horários que já estão sendo liberados gradativamente no decreto de isolamento social”, explicou a superintendente da Agefis, Laura Jucá

Balanço

A Agefis realizou 315 fiscalizações e 40 autuações no protocolo de prevenção à Covid-19 de segunda a quarta-feira (17 a 19/05). Nas ações de combate a aglomerações, foram 13 atividades ou eventos encerrados e 11 estabelecimentos interditados por descumprimento às medidas sanitárias de enfrentamento à Covid-19.

Reabertura econômica avança com Decreto nº 15.014

De acordo com o decreto municipal de isolamento social Nº 15.014, publicado em 15 de maio de 2021, o comércio de rua (estabelecimentos situados fora dos shoppings) pode funcionar das 10h às 19h, com exceção dos restaurantes, que abrem das 10h às 21h, com limitação de 50% da capacidade.

As barracas de praia e mercados públicos estão autorizados a funcionar no período de 10h às 21h. Já os shoppings abrem das 12h às 21h de domingo a segunda, incluindo praça de alimentação.

O comércio atacadista, como a feira da José Avelino e entorno, funciona das 6h às 15h.

As escolinhas de esporte, inclusive em areninhas e espaços públicos, acontece, de forma presencial, sendo observada a limitação de 50% de alunos e os protocolos sanitários, ficando vedado o uso dos espaços para as demais práticas de atividades esportivas coletivas, inclusive jogos amadores e competições.

O secretário de Segurança Cidadã, Coronel Eduardo Holanda, reforçou que o avanço na abertura econômica não significa a retomada de todas as atividades e que é preciso manter os cuidados. “Ainda não está tudo liberado. Todos os setores autorizados possuem horário específico para iniciar e fechar e é importante permanecer assim. Nossas equipes continuam nas ruas, 24h por dia, sete dias por semana, trabalhando integrados, mas alguns setores e atividades percebemos que não estão obedecendo as normas”, ressaltou.

O isolamento social rígido continua mantido com toque de recolher entre 22h e 5h de segunda-feira a domingo.

“Os números da Covid-19 estão melhorando, mas precisamos ficar alertas. Ainda é muito preocupante a situação e não é hora de baixar a guarda. Precisamos do apoio de todos vocês. Cada um é responsável pela vida e segurança de nossas famílias”, frisou o secretário.

Fiscalização integrada

A ação fiscalizatória ocorre por meio de denúncias e de busca ativa nos estabelecimentos comerciais e logradouros públicos, sempre atenta aos dados epidemiológicos das Secretarias de Saúde e da Vigilância Sanitária.

As operações contam com a participação da Inspetoria de Proteção Ambiental (Ipam), da Guarda Municipal de Fortaleza (GMFor), da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA).

Denúncias

A Prefeitura de Fortaleza conta com o apoio da população para o cumprimento das medidas sanitárias de prevenção à Covid-19. Denúncias de irregularidades podem ser feitas por meio do aplicativo Fiscalize Fortaleza (disponível para Android e iOS), do site https://denuncia.agefis.fortaleza.ce.gov.br e do telefone 156.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.