Pular para o conteúdo principal

MPCE requer que Estado e Município de Fortaleza comuniquem eventuais interrupções de serviços em unidades de saúde

 Logo do MPCE

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da 137ª Promotoria de Justiça de Fortaleza, recomendou, na segunda-feira (14/06), que a Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) e a Secretaria de Saúde do Município de Fortaleza (SMS) adotem providências para se comunicarem sobre eventuais interrupções de serviços dos respectivos equipamentos de saúde que impliquem paralisação temporária do atendimento. A recomendação foi destinada aos titulares da Sesa e da SMS bem como ao coordenador de redes pré-hospitalar e hospitalar da SMS.

A titular da 137ª Promotoria de Justiça de Fortaleza, promotora de Justiça Ana Cláudia Uchoa, explica que chegou ao conhecimento do MPCE que recentemente teria havido o fechamento de setores do Hospital Distrital Edmilson Barros de Oliveira, conhecido como o Frotinha de Messejana, para realização de reformas. Isso ocasionou impacto na demanda de outros equipamentos de saúde, os quais somente tomaram ciência do ocorrido em curto espaço de tempo, dificultando a adoção das providências necessárias para absorver os serviços.

Dessa forma, o Ministério Público recomendou que a Sesa e a SMS se comuniquem no caso de eventuais fechamentos temporários de serviços de unidades de saúde por causa de reformas, obras, transferências de equipamentos, mudança de perfil de atendimento, ou qualquer outro tipo de providência que implique a interrupção temporária dos serviços. Essa comunicação deve ser feita com antecedência mínima de 30 dias, informando, pelo menos, o serviço a ser interrompido, o número de atendimentos que deixarão de ser realizados, de que forma se pretende dar continuidade ao serviço em outros equipamentos da própria rede, bem como a previsão de reabertura dos serviços.

A Promotoria também requer que as Secretarias elaborem previamente um plano de contingência a fim de garantir a continuidade dos serviços públicos, demonstrando pelo planejamento como o serviço eventualmente interrompido será absorvido por outros equipamentos e como será garantida a continuidade. O Ministério Público deve ser informado, com 30 dias de antecedência, sobre eventuais interrupções do atendimento bem como sobre o plano de contingência de continuidade dos serviços. Além disso, os casos excepcionais de extrema urgência devem ser comunicados imediatamente após o ocorrido, com a elaboração de plano de contingência.

A Sesa e a SMS têm dez dias para apresentar resposta sobre a aceitação e adoção das providências para cumprimento da recomendação. Vale ressaltar que, em caso de descumprimento injustificado, o MPCE poderá tomar as medidas administrativas e/ou judiciais cabíveis.

Acesse a recomendação na íntegra.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

    Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada. Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar na avenida 13 de maio em Fortaleza; um homem foi atingido a tiros

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar em frente ao MCDonald's da Avenida 13 de Maio em Fortaleza. Um homem foi atingido a tiros dentro do Paladar por homens que desceram de um veículo Corolla para executá-lo. Informação não oficial revela que a vítima é o dono do Restaurante. Depois do crime, os  homens  entraram  no carro e fugiram.  Em seguida, quem estava no MCDonald's correu para perto da vítima . A ambulância do SAMU já chegou e nada da polícia. O barulho dos tiros parecia de fogos de artifício. Muita violência para esse fim de noite de domingo.. Atualização.. O Paladar entrou em contato com a gente pelas redes sociais e informou que a vítima foi um cliente. O dono do Restaurante não foi atingido. 

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar.