Pular para o conteúdo principal

OAB-CE repudia fala do delegado Wilson Camelo pela generalização à atuação da advocacia criminal

 


A OAB Ceará repudia a fala do delegado Wilson Camelo, da Delegacia do Combate às Ações Criminosas Organizadas, quando ele generaliza a atuação da advocacia criminal em favor de presos, durante coletiva de imprensa, realizada na quinta-feira (10), sobre o caso de uma advogada cearense, presa quarta-feira, 9, em Joinville (SC), suspeita de ser uma espécie de mensageira da facção criminosa Comando Vermelho (CV).


O  delegado Wilson Camelo afirmou, durante a coletiva, que “com o endurecimento de procedimentos nos presídios, os advogados passaram a ser uma das formas que os presos encontraram para transmitir recados para comparsas em liberdade”. A entrevista foi publicada em vários veículos de comunicação do Ceará.


De acordo com o presidente da OAB Ceará, Erinaldo Dantas, em sua fala, o delegado colocou a advocacia criminal como se fosse comparsa de criminosos. “Nós não podemos criminalizar a advocacia criminal. O advogado criminalista exerce um papel fundamental na nossa sociedade na defesa do estado democrático de direito. A acusação feita pelo delegado de que os advogados criminalistas que vão aos presídios estão levando bilhetes, generalizando, é uma acusação que a OAB repudia”, frisou. 


A OAB Ceará, defende acima de tudo, o exercício do direito de defesa. Qualquer tipo de acusação deve ser individualizada até mesmo porque se ainda existe comunicação entre presidiários e criminosos que estão do lado de fora das unidades prisionais, sem o uso de celulares, deve-se investigar e apurar de forma individual e não generalizada.


Diante dos fatos expostos, a  Seccional Alencarina vai abrir um Procedimento Disciplinar contra o delegado Wilson Camelo, junto ao Tribunal de Defesa de Prerrogativas. 


Quando um advogado(a) é preso(a), a Ordem dos Advogados do Brasil -Secção Ceará acompanha todo o processo a fim de garantir a legalidade da prisão, no que tange à Sala de Estado Maior, prevista no art. 7, da Lei 8.906/94, bem como que o(a) acusado(a) tenha assegurado(a) o seu direito à ampla defesa e ao contraditório. Vale ressaltar que, em caso de infração ao código de ética, a OAB abre processo disciplinar contra o(a) advogado(a) em questão. 


Erinaldo Dantas

Presidente da OAB Ceará


Márcio Vitor de Albuquerque

Diretor de Prerrogativas da OAB Ceará


Alexandre Sales

Presidente da Associação Nacional da Advocacia Criminal - ANACRIM


Ana Paula Araújo 

Presidente da Acrierce

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar. 

Boletim de saúde sobre Normando Sóracles

 Boletim manhã 05/12 Normando Soracles segue internado na UTI do hospital São Camilo em Fortaleza onde deu entrada na noite do dia 01/12. Encontra-se sedado, se mantendo clinicamente estável após intubação orotraqueal realizada na manhã do dia 03/12. Apresentou melhora significativa do quadro respiratório e dos exames laboratoriais em comparação ao dia anterior. Mantendo-se sem febre e sem leucocitose. Vem respondendo satisfatoriamente a pronação (técnica que consiste em alternar a posição de deitada) mais conhecida como "posição do nadador". Novos exame serão realizados ao fim desta tarde.   Seguimos cada vez mais confiantes na sua plena recuperação. Tendo a convicção plena que Deus é conosco!