Pular para o conteúdo principal

Polícia Civil desmonta esquema de apropriação indébita e estelionato em Jaguaruana

 

Um trio composto por duas mulheres e um homem foi alvo de mandados de busca e apreensão e prisão preventiva, cumpridos nesta terça-feira (1º), durante operação da Polícia Civil de Estado do Ceará (PCCE), nos municípios de Jaguaruana e Limoeiro do Norte, ambos na Área Integrada de Segurança 18 (AIS 18) do Estado. O trio é investigado por apropriação indébita de benefícios previdenciários e outros crimes.

De acordo com os dados da investigação, o advogado Pedro Julião Bandeira Régis Júnior, a assistente Francisca Carla Pinheiro Mendes e Joana Francisca de Abreu, que se apresentava como advogada, mesmo sem registro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), atuavam captando clientes, na maioria dos casos, pessoas com baixo nível de instrução. O objetivo, segundo levantamentos policiais, era apropriar de benefícios previdenciários por meio da retenção de documentos pessoais.

“A investigação começou em 2019. Recebemos várias denúncias contra esse grupo criminoso, chefiado pela Joana Francisca. Ela é formada em Direito, mas não tem registro para atuação profissional. Ainda assim, participou de ações trabalhistas, previdenciárias e até usucapião. O grupo realizou fraudes de documentação e extorsão contra as vítimas, principalmente os mais vulneráveis da cidade”, explica o delegado Alysson Nunes, titular da Delegacia Municipal de Jaguaruana.

O trabalho policial foi iniciado desde que a PCCE recebeu as primeiras denúncias de um esquema fraudulento promovido pela falsa advogada e seu grupo. As prisões preventivas foram decretadas após os policiais civis tomarem conhecimento acerca de um golpe sofrido por uma pessoa cujo parente é uma criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Os suspeitos conseguiram a concessão de um benefício para o menor, mas não fizeram o repasse dos valores retroativos referentes ao recurso.

Como apontam as apurações, o esquema funcionava da seguinte forma: Joana buscava vítimas que necessitavam de suporte jurídico para receber os benefícios. Em seguida, Carla recebia a documentação necessária para fazer as solicitações, conseguindo até o acesso ao sistema “Meu INSS”. Por fim, Pedro Julião e outros advogados levavam a causa à Justiça. Quando o recurso era deferido, o trio se apropriava dos valores retroativos, fazendo rateio do dinheiro. Carla ainda fazia saques bancários indevidos, sem necessariamente repassar esse dinheiro para os dois comparsas. A maioria dos golpes foram aplicados em Jaguaruana, mas a PCCE investiga a atuação do grupo em municípios da região.

Além das prisões, foram cumpridos mandados de busca e apreensão nas residências e escritórios de advocacia das mulheres em Jaguaruana e no escritório e residência do homem, em Limoeiro do Norte, todos com representantes da OAB ratificando o ato. Nos locais, os policiais civis apreenderam computadores, celulares, documentos pessoais e processuais das vítimas. O material servirá como base para a continuação da investigação desenvolvida. O trio responderá por associação criminosa, apropriação indébita, falsidade ideológica e exercício irregular da profissão.

Denúncias

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o telefone (88) 3418-1370, da Delegacia Municipal de Jaguaruana. O sigilo e o anonimato são garantidos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

    Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada. Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar na avenida 13 de maio em Fortaleza; um homem foi atingido a tiros

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar em frente ao MCDonald's da Avenida 13 de Maio em Fortaleza. Um homem foi atingido a tiros dentro do Paladar por homens que desceram de um veículo Corolla para executá-lo. Informação não oficial revela que a vítima é o dono do Restaurante. Depois do crime, os  homens  entraram  no carro e fugiram.  Em seguida, quem estava no MCDonald's correu para perto da vítima . A ambulância do SAMU já chegou e nada da polícia. O barulho dos tiros parecia de fogos de artifício. Muita violência para esse fim de noite de domingo.. Atualização.. O Paladar entrou em contato com a gente pelas redes sociais e informou que a vítima foi um cliente. O dono do Restaurante não foi atingido. 

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar.