Pular para o conteúdo principal

BPC: governo cria prazos para atualizar cadastro e evitar fraudes Beneficiário terá 45 ou 90 dias para atualizar a depender de onde mora

  O governo federal publicou nesta sexta-feira (26)   novos prazos para a atualização cadastral   do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), ainda existe um grande número de beneficiários que não estão incluídos no Cadastro Único ou que estão com o cadastro desatualizado há mais de 48 meses. Desde 2016, para o recebimento do BPC, os beneficiários precisam estar inscritos no Cadastro Único e fazer atualização do cadastro a cada dois anos. Atualmente, são atendidos pelo programa mais de 6,02 milhões de beneficiários, entre idosos com mais de 65 anos e pessoas com deficiência de baixa renda, que recebem o pagamento de um salário mínimo.  Prazos O beneficiário que não estiver no CadÚnico ou que estiver com o cadastro desatualizado há mais de 48 meses deve regularizar a situação em 45 dias se morar em um município de até 50 mil habitantes. Para aqueles que vivem em cidades maiores, com mais de 50

Polícia Civil desmonta esquema de apropriação indébita e estelionato em Jaguaruana

 

Um trio composto por duas mulheres e um homem foi alvo de mandados de busca e apreensão e prisão preventiva, cumpridos nesta terça-feira (1º), durante operação da Polícia Civil de Estado do Ceará (PCCE), nos municípios de Jaguaruana e Limoeiro do Norte, ambos na Área Integrada de Segurança 18 (AIS 18) do Estado. O trio é investigado por apropriação indébita de benefícios previdenciários e outros crimes.

De acordo com os dados da investigação, o advogado Pedro Julião Bandeira Régis Júnior, a assistente Francisca Carla Pinheiro Mendes e Joana Francisca de Abreu, que se apresentava como advogada, mesmo sem registro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), atuavam captando clientes, na maioria dos casos, pessoas com baixo nível de instrução. O objetivo, segundo levantamentos policiais, era apropriar de benefícios previdenciários por meio da retenção de documentos pessoais.

“A investigação começou em 2019. Recebemos várias denúncias contra esse grupo criminoso, chefiado pela Joana Francisca. Ela é formada em Direito, mas não tem registro para atuação profissional. Ainda assim, participou de ações trabalhistas, previdenciárias e até usucapião. O grupo realizou fraudes de documentação e extorsão contra as vítimas, principalmente os mais vulneráveis da cidade”, explica o delegado Alysson Nunes, titular da Delegacia Municipal de Jaguaruana.

O trabalho policial foi iniciado desde que a PCCE recebeu as primeiras denúncias de um esquema fraudulento promovido pela falsa advogada e seu grupo. As prisões preventivas foram decretadas após os policiais civis tomarem conhecimento acerca de um golpe sofrido por uma pessoa cujo parente é uma criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Os suspeitos conseguiram a concessão de um benefício para o menor, mas não fizeram o repasse dos valores retroativos referentes ao recurso.

Como apontam as apurações, o esquema funcionava da seguinte forma: Joana buscava vítimas que necessitavam de suporte jurídico para receber os benefícios. Em seguida, Carla recebia a documentação necessária para fazer as solicitações, conseguindo até o acesso ao sistema “Meu INSS”. Por fim, Pedro Julião e outros advogados levavam a causa à Justiça. Quando o recurso era deferido, o trio se apropriava dos valores retroativos, fazendo rateio do dinheiro. Carla ainda fazia saques bancários indevidos, sem necessariamente repassar esse dinheiro para os dois comparsas. A maioria dos golpes foram aplicados em Jaguaruana, mas a PCCE investiga a atuação do grupo em municípios da região.

Além das prisões, foram cumpridos mandados de busca e apreensão nas residências e escritórios de advocacia das mulheres em Jaguaruana e no escritório e residência do homem, em Limoeiro do Norte, todos com representantes da OAB ratificando o ato. Nos locais, os policiais civis apreenderam computadores, celulares, documentos pessoais e processuais das vítimas. O material servirá como base para a continuação da investigação desenvolvida. O trio responderá por associação criminosa, apropriação indébita, falsidade ideológica e exercício irregular da profissão.

Denúncias

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o telefone (88) 3418-1370, da Delegacia Municipal de Jaguaruana. O sigilo e o anonimato são garantidos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.