Pular para o conteúdo principal

MPCE fiscaliza adaptação de escolas da rede municipal de Parambu para retorno das aulas presenciais

 

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da Promotoria de Justiça de Parambu, fiscalizou, nesta sexta-feira (10/09), a adaptação de escolas da rede municipal de ensino de Parambu, para averiguar as condições das unidades para o retorno das aulas presenciais. As visitas foram realizadas pelo promotor de Justiça Jucelino Soares, que estava acompanhado do Secretário Municipal de Educação de Parambu, Thiago Gomes dos Santos, e de membros do Comitê Intersetorial Municipal, criado a partir do Termo de Ajustamento de Conduta celebrado entre o MPCE e a Prefeitura de Parambu.  

Foram fiscalizadas duas escolas na sede do município, Escola de Ensino Fundamental (EEF) José Carvalho Pinheiro e EEF Francisco Alves Teixeira, e uma na zona rural, a Escola de Ensino Infantil e Fundamental Vicente Noronha Mota. Entre os aspectos observados pelo MP para o retorno das aulas presenciais estão a aeração das salas, distanciamento entre as carteiras escolares, presença de recipientes com álcool, bem como disposição de avisos para conscientização e sensibilização dos alunos. As cantinas também passaram por inspeção. A preparação dos funcionários em relação à recepção dos alunos, à manipulação dos alimentos e a habilidade dos professores para lidar com o novo contexto também foram analisadas pelo Ministério Público.  

Nas escolas, o Promotor de Justiça fez algumas solicitações para que seja assegurada a segurança de estudantes e profissionais de educação no retorno das atividades presenciais, como o acréscimo de identificação visual sobre os cuidados com a pandemia. Demandas dos profissionais de educação foram acolhidas pelo membro do MP, que conversou com profissionais que atuam no ensino de crianças e adolescentes.  

O retorno das atividades presenciais/híbridas será a partir do dia 20 de setembro, tanto na rede municipal, quanto na estadual (ensino médio). Logo após o retorno das aulas presenciais, o MPCE fará nova visita às escolas, desta vez com a presença dos estudantes, para fazer o acompanhamento e ver a necessidade de eventuais alterações e ajustes necessários para fortalecer a segurança da comunidade escolar em relação à pandemia de Covid-19.   

Por deliberação do comitê responsável, os alunos de 1º ao 9º ano retornarão no dia 20 de setembro, de forma híbrida (presencial/virtual), 50% dos que optaram por retornar, conforme informou o Secretário de Educação de Parambu. Apenas a educação infantil retornará no mês de outubro. Atualmente a Promotoria de Justiça de Parambu aguarda informações da Prefeitura Municipal, da Secretaria de Educação e da Secretaria de Saúde, que ajudarão no acompanhamento desse novo momento da pandemia.  

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar. 

Boletim de saúde sobre Normando Sóracles

 Boletim manhã 05/12 Normando Soracles segue internado na UTI do hospital São Camilo em Fortaleza onde deu entrada na noite do dia 01/12. Encontra-se sedado, se mantendo clinicamente estável após intubação orotraqueal realizada na manhã do dia 03/12. Apresentou melhora significativa do quadro respiratório e dos exames laboratoriais em comparação ao dia anterior. Mantendo-se sem febre e sem leucocitose. Vem respondendo satisfatoriamente a pronação (técnica que consiste em alternar a posição de deitada) mais conhecida como "posição do nadador". Novos exame serão realizados ao fim desta tarde.   Seguimos cada vez mais confiantes na sua plena recuperação. Tendo a convicção plena que Deus é conosco!