Pular para o conteúdo principal

Futebol: MPCE cobra explicações ao Estado sobre proibição de jogos do Ferroviário no Castelão

 O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio do Núcleo do Desporto e Defesa do Torcedor (Nudtor), requisitou que a Secretaria do Esporte e Juventude do Estado (SEJUV) esclareça as circunstâncias para ter negado a utilização da Arena Castelão para o jogo entre o Ferroviário Atlético Clube e a Sociedade Desportiva Juazeirense, pela Copa do Nordeste, no último dia 19 de outubro. Apesar de o pedido ter sido negado com base em Portaria que veda a realização de jogos com intervalo menor do que 48h, para permitir a recuperação do gramado, o MPCE destaca que o caso aparenta ser hipótese que justifica a exceção prevista na referida Portaria, considerando que uma equipe profissional do estado, numa competição regional, teve que jogar em outro estado, sem a presença da torcida, pela ausência de estádio apto. 

O Nudtor encaminhou ofício nessa segunda-feira (25/10) à SEJUV, com cópia à Federação Cearense de Futebol, requisitando resposta em cinco dias. O Ministério Público requer que a Secretaria informe quais questões justificariam a exceção prevista na Portaria nº 01/2021, expedida pela SEJUV e pela Superintendência de Obras Públicas, e que seriam mais graves que a referente ao caso do Ferroviário. Além disso, diante da proximidade do jogo entre os times Ferroviário e Floresta Esporte Clube, pela Copa do Nordeste, o MPCE cobra informações sobre quais medidas estão sendo tomadas para garantir que os torcedores do Ferroviário, enquanto mandante, possam comparecer ao jogo dentro da área territorial predominante das torcidas. 

O coordenador do Nudtor, promotor de Justiça Edvando França, informa que o caso repercutiu nos meios de comunicação e o Nudtor recebeu diversas reclamações de torcedores do Ferroviário, que ficaram privados de assistir ao jogo. “A Arena Castelão é um equipamento público e que deve estar à disposição de forma isonômica aos times profissionais do Estado, obviamente dentro dos princípios da proporcionalidade e da razoabilidade”, frisa o membro do Ministério Público.  

Edvando França também reforça que deve ser garantido ao torcedor do Ferroviário o mesmo tratamento isonômico dispensado aos demais. “O torcedor do Ferroviário tem direito a assistir um jogo do clube do coração contra o Fortaleza, por exemplo, se for o Ferroviário for o mandante do confronto. É inaceitável que o clube e sua torcida sejam submetidos a jogar em outro estado, tendo estádio local em condições sanitárias de utilização”, pontuou o coordenador do Nudtor. 

Uma reclamação sobre o caso também foi encaminhada ao MPCE através de ofício do vereador Sargento Reginauro, que denunciou, ainda, que os vestiários do Castelão estariam identificados e caracterizados com as cores e brasões de apenas dois dos clubes de futebol da Capital, supostamente ferindo o princípio da impessoalidade. Em relação a esse segundo ponto, por se tratar de patrimônio público, a competência não cabe ao Nudtor, que remeteu a manifestação para a Secretaria das Promotorias Cíveis, enviando, ainda, cópia do processo para a Sejuv e para a direção da Arena Castelão, por dever de cautela e transparência.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340