*Dezembro Laranja: Conscientização e Prevenção do Câncer de Pele* O *Dezembro Laranja* é uma campanha nacional de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do *câncer de pele*, promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. O mês foi escolhido por marcar o início do verão no Brasil, período em que a exposição ao sol costuma ser mais intensa e prolongada. O câncer de pele é o *tipo de câncer mais comum no Brasil*, correspondendo a cerca de *30%* de todos os *tumores malignos* registrados no país. Estima-se que *1* em cada *4 pessoas* diagnosticadas com câncer tenha câncer de pele, o que torna o tema um importante problema de saúde pública. A alta incidência está diretamente relacionada à exposição excessiva à radiação solar, especialmente sem proteção adequada. Pessoas de pele clara, que se expõem ao sol com frequência ao longo da vida, estão mais suscetíveis. No Brasil, os casos são mais concentrados nas regiões Sul e Sudeste, devido ao perfil populacional e...
Por unanimidade, o Senado aprovou nesta quinta-feira (18) projeto de lei que tipifica a injúria racial como racismo. A proposta prevê pena de multa e prisão de dois a cinco anos para quem cometer o crime.
A matéria, que segue para análise da Câmara dos Deputados, foi aprovada em uma sessão destinada à análise de propostas de enfrentamento ao racismo e de valorização da cultura negra. A sessão foi uma homenagem dos parlamentares ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, Dia de Zumbi dos Palmares, que liderou o Quilombo dos Palmares, no século 17.
A aprovação da matéria ocorre após o Supremo Tribunal Federal (STF) decidir, em outubro, que o crime de injúria racial não prescreve. Na ocasião, a Corte entendeu que casos de injúria podem ser enquadrados criminalmente como racismo, conduta considerada imprescritível pela Constituição.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.