Pular para o conteúdo principal

Prefeitura de Fortaleza, por meio da Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci), assinou o termo de cooperação técnica que beneficia o Programa de Entrega Voluntária de Crianças à Adoção. A assinatura do termo nº 35/2025 foi celebrada, além da Prefeitura, entre o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) e a Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará (DPGE/CE). A solenidade foi realizada na última segunda-feira (19/01). O referido termo tem como objetivo formalizar e fortalecer a cooperação interinstitucional no âmbito do Programa de Entrega Voluntária de Crianças à Adoção, promovendo a atuação integrada dos órgãos envolvidos. A iniciativa busca assegurar um atendimento humanizado, seguro e qualificado às gestantes e genitoras que manifestem, de forma consciente e voluntária, o desejo de realizar a entrega para adoção, em estrita observância à legislação vigente, ao ECA e às diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A assinatura do instrumento representa um avanço significativo na consolidação da rede de garantia de direitos, reforçando o compromisso das instituições com a Proteção Integral da Criança e do Adolescente bem como com o respeito à dignidade, ao sigilo e à autonomia das mulheres atendidas pelo programa.

  Estudante do Academia Enem obtém 980 na redação do Enem 2025 Karen Laís pretende cursar Psicologia e contou como foi sua experiência no projeto da Prefeitura de Fortaleza Compartilhe: O Academia Enem é um programa da Prefeitura de Fortaleza voltado para orientar e preparar estudantes, especialmente da rede pública, para o ingresso no ensino superior (Foto: Kiko Silva) A aluna do Academia Enem 2025, Karen Laís, obteve 980 pontos na redação do Enem. O projeto, que completou 11 anos de história, é realizado pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria da Juventude (Sejuv), e tem como objetivo orientar e preparar jovens para o ingresso no ensino superior, por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e de vestibulares em geral. De acordo com Karen, a experiência no projeto foi bastante proveitosa, não apenas pela preparação acadêmica para o Enem, mas também pelo apoio recebido ao longo do processo. “A energia positiva e a dedicação dos envolvidos, sem dúvida, tornaram a j...

Pela primeira vez, Helv realiza procedimento cirúrgico “látex free” em paciente alérgica

 

Além da esterilização do ambiente, os materiais utilizados precisaram ser substituídos por outros de silicone

Sofrer de um tipo de alergia já não é nada agradável. E quando esta alergia é grave e vem acompanhada de limitações, como não poder ingerir certos alimentos ou realizar cirurgias convencionais, a situação fica ainda mais complicada. Sandra Paulino do Amaral, 52, vivencia este cenário.

Ela, que é alérgica a látex, passou por um cirurgia de retirada de pedra na vesícula no Hospital Estadual Leonardo Da Vinci (Helv), vinculado à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e administrado pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH). Para que o procedimento pudesse ser feito sem intercorrências, houve uma readequação no centro cirúrgico. Além da esterilização do ambiente, os materiais utilizados precisaram ser substituídos por outros de silicone. Foi a primeira vez que o Helv adaptou uma intervenção.

“Há dois anos, eu vinha sentindo dores na vesícula. Da última vez, tive uma pancreatite e vim transferida para cá. Fiz o tratamento, fiquei boa e, em seguida, fiz a cirurgia para retirada da pedra. A equipe foi completamente atenciosa com a minha condição; tudo foi verificado algumas vezes para que eu tivesse a assistência segura”, conta.

A alergia a látex pode ser caracterizada como uma reação imunológica a determinadas proteínas da borracha. O crescente número de ocorrências deste evento emerge no cenário da saúde como um problema de grande relevância, sendo considerada a segunda causa de anafilaxia (reação alérgica aguda e grave) na área anestésico-cirúrgica, as quais podem ser fatais, de acordo com a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai).

“Temos que separar todo o material ‘látex free’ e ter todo o cuidado para não haver material com a substância. Nessas cirurgias, a recomendação é de que a sala passe por um processo de limpeza e esterelização antes. Então, tivemos o cuidado com essa limpeza e em deixar a sala fechada para não entrar ninguém com materiais alheios àquela cirurgia para não haver nenhuma contaminação”, afirma Lucas Cavalcante, cirurgião do Helv.

Uma nova vida

Foi durante o processo de tratamento contra um câncer que a paciente recebeu o diagnóstico de alergia a látex. Sandra também convive com outros tipos de alergia, como medicamentosa e alimentar – ela é intolerante à lactose.


Sandra Amaral, 52, possui alergia medicamentosa, alimentar e a látex; por isso, a equipe teve de se adaptar para realizar a cirurgia de retirada de pedra na vesícula à qual a paciente teve de ser submetida

“Esse trabalho que vocês estão fazendo é, também, uma esperança de renovação de uma vida mais estável para mim, sem dores. Graças a Deus que vocês resolveram isso. Essa não é uma nova vida só ‘de salvar’, mas é de vocês darem a possibilidade da pessoa refazer a sua vida. É dar um bem-estar à vida daquelas pessoas. Que vocês continuem nessa jornada”, ressalta Sandra.

A atenção para estes pacientes ocorre desde sua admissão no centro cirúrgico até a saída da recuperação anestésica e encaminhamento para a enfermaria.

A farmacêutica responsável pela preparação do material cirúrgico, Alyne Mara, explica que, depois dessa experiência, o hospital está pronto para novos procedimentos. “A cirurgia da dona Sandra veio para nos mostrar que temos toda a condição de realizar um procedimento desse porte na unidade. Listamos todos os materiais necessários para a cirurgia e vimos que foi o suficiente. Diante de qualquer paciente que chegue ao Helv e necessite de um procedimento ‘látex free’, nós estamos preparados para fazer, visto essa primeira experiência exitosa”, destaca.

O látex está presente na fabricação de diversos produtos utilizados no hospital, tais como máscaras faciais, sondas vesicais, seringas e êmbolos, equipes de infusão venosa, eletrodos, drenos, entre outros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.