Pular para o conteúdo principal

Ação da PCCE, PRF e PF resulta na apreensão de cerca de 20 mil maços de cigarros contrabandeados em Juazeiro do Norte

  Na ofensiva, um homem foi preso e autuado em flagrante por contrabando Uma carga com aproximadamente 20 mil maços de cigarros contrabandeados, embalados em 400 caixas, foi apreendida, após uma ofensiva conjunta de equipes da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Polícia Federal (PF). A ação ocorreu em Juazeiro do Norte – Área Integrada de Segurança 19 (AIS 19) do Estado. Na ocasião, um idoso de 74 anos foi preso e autuado em flagrante por contrabando. As diligências iniciaram após troca de informações entre equipes do Núcleo de Combate ao Tráfico de Drogas (NCTD) da Delegacia Regional de Juazeiro do Norte e agentes da PRF e PF. Conforme levantamentos policiais, uma carga de cigarros contrabandeada foi identificada sendo transportada entre as regiões Norte e Sul do Ceará. Durante os trabalhos policiais, um caminhão foi localizado no bairro Franciscanos. No interior do veículo, cerca de 20 mil maços de cigarros de origem paraguaia foram apree

Laboratório de Bioagentes Patogênicos de Nível de Biossegurança 3 é inaugurado no Campus do Porangabuçu

 A Universidade Federal do Ceará inaugurou, na manhã desta quinta-feira (17), o Laboratório de Bioagentes Patogênicos de Nível de Biossegurança 3 – NB3 – NBA3, instalado no Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM), da Faculdade de Medicina (FAMED). A solenidade contou com a presença do reitor e do vice-reitor da UFC, de demais membros da gestão superior da Universidade e de representantes de importantes instituições cearenses.

Imagem: Foto da visita do reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, ao interior do novo laboratório de bioagentes patogênicos
O reitor Cândido Albuquerque e o vice-reitor Glauco Lobo visitam as instalações do novo Laboratório de Bioagentes Patogênicos ao lado da vice-diretora da Faculdade de Medicina da UFC, Profª Daniele Macedo (Foto: Viktor Braga/UFC Informa)

O laboratório permitirá pesquisas com manipulação de amostras de vírus ativos, como o SARS-CoV-2, causador da covid-19, além de fungos e bactérias potencialmente ocasionadores de infecções letais. No prédio, também funcionará um biotério, onde poderão ser feitos testes com animais, além de um laboratório de análises equipado com o que há de mais moderno na área.

Dando início à solenidade, a Profª Danielle Macedo, vice-diretora da FAMED, externou a felicidade dos envolvidos no projeto em presenciar a conclusão do laboratório em tempo recorde, e agradeceu nominalmente aos membros da equipe a contribuição e comprometimento. A gestora citou ainda a intenção de treinar a nova geração de pesquisadores para o nível 3 de biossegurança e da possibilidade de uso do equipamento por profissionais das áreas de medicina, farmácia, biologia e biotecnologia. "Essa é uma estrutura que nasce e já tem vida longa à vista", prospectou.

"A gente sabe bem que as doenças e os problemas de saúde causados por agentes infecciosos são e sempre foram um grande desafio de saúde pública. De modo que qualquer iniciativa voltada para o combate das doenças infecciosas constitui sempre um grande legado para a sociedade", declarou o Prof. João Macêdo, diretor da Faculdade de Medicina da UFC. Ele explicou que a Faculdade já havia notado a necessidade de mais pesquisadores e melhor infraestrutura para estudos sobre o tema, de modo que a decisão da gestão superior de direcionar recursos para a FAMED ocorreu em um momento oportuno.

Imagem: Foto da mesa de abertura do evento de inauguração do novo Laboratório de Bioagentes Patogênicos de nível de biossegurança 3 da UFC
Da esq. para a dir. (sentados): Prof. Carlos Augusto Alencar Júnior, superintendente do Complexo Hospitalar UFC/EBSERH; Profª Cristiane Frota, coordenadora do Laboratório de Bioagentes Patogênicos da UFC; vice-reitor da UFC, Prof. Glauco Lobo; reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque; Prof. João Macêdo, diretor da FAMED/UFC; Prof. Altemar Muniz, chefe de gabinete da Reitoria da UECE; Carlile Lavor, diretor da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ-Ceará); e Prof. Odorico de Moraes, coordenador do NPDM. No púlpito, discursa a vice-diretora da FAMED/UFC, Profª Daniele Macedo. (Foto: Viktor Braga/UFC Informa)

O vice-reitor da UFC, Prof. Glauco Lobo, reforçou a importância da implementação do laboratório em um momento tão sensível quanto a pandemia de covid-19 e enfatizou que "as ações que impactam fortemente a saúde precisam ser vistas de forma muito mais profunda". Para ele, a gestão superior da Universidade "tomou a decisão certa, na hora certa e de maneira certa".

Veja mais imagens da inauguração no Flickr da UFC

"A UFC é a única universidade [pública] do Nordeste que possui um laboratório desse nível, e está à disposição das outras universidades e instituições. Nós precisamos juntar as nossas forças. Se a UECE já desenvolveu uma pesquisa, não precisamos refazer, temos de seguir a partir dali e nos ajudar. Por isso o laboratório é multiusuário como deveriam ser todos os equipamentos da UFC", declarou o reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, no último discurso da cerimônia.

Saiba mais sobre o laboratório no vídeo da UFCTV.

Após os discursos, houve o descerramento da placa de inauguração no laboratório e os presentes puderam conhecer as instalações do local junto aos demais presentes ao evento.

Além dos gestores citados, a mesa foi composta pelas seguintes autoridades: Carlile Lavor, diretor da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) no Ceará; Altemar Muniz, chefe de gabinete da Reitoria da Universidade Estadual do Ceará (UECE); Prof. Odorico de Moraes, coordenador do NPDM; e Cristiane Frota, coordenadora do laboratório inaugurado.

Fonte: Gabinete do

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.