Pular para o conteúdo principal

Laboratório de Bioagentes Patogênicos de Nível de Biossegurança 3 é inaugurado no Campus do Porangabuçu

 A Universidade Federal do Ceará inaugurou, na manhã desta quinta-feira (17), o Laboratório de Bioagentes Patogênicos de Nível de Biossegurança 3 – NB3 – NBA3, instalado no Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM), da Faculdade de Medicina (FAMED). A solenidade contou com a presença do reitor e do vice-reitor da UFC, de demais membros da gestão superior da Universidade e de representantes de importantes instituições cearenses.

Imagem: Foto da visita do reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, ao interior do novo laboratório de bioagentes patogênicos
O reitor Cândido Albuquerque e o vice-reitor Glauco Lobo visitam as instalações do novo Laboratório de Bioagentes Patogênicos ao lado da vice-diretora da Faculdade de Medicina da UFC, Profª Daniele Macedo (Foto: Viktor Braga/UFC Informa)

O laboratório permitirá pesquisas com manipulação de amostras de vírus ativos, como o SARS-CoV-2, causador da covid-19, além de fungos e bactérias potencialmente ocasionadores de infecções letais. No prédio, também funcionará um biotério, onde poderão ser feitos testes com animais, além de um laboratório de análises equipado com o que há de mais moderno na área.

Dando início à solenidade, a Profª Danielle Macedo, vice-diretora da FAMED, externou a felicidade dos envolvidos no projeto em presenciar a conclusão do laboratório em tempo recorde, e agradeceu nominalmente aos membros da equipe a contribuição e comprometimento. A gestora citou ainda a intenção de treinar a nova geração de pesquisadores para o nível 3 de biossegurança e da possibilidade de uso do equipamento por profissionais das áreas de medicina, farmácia, biologia e biotecnologia. "Essa é uma estrutura que nasce e já tem vida longa à vista", prospectou.

"A gente sabe bem que as doenças e os problemas de saúde causados por agentes infecciosos são e sempre foram um grande desafio de saúde pública. De modo que qualquer iniciativa voltada para o combate das doenças infecciosas constitui sempre um grande legado para a sociedade", declarou o Prof. João Macêdo, diretor da Faculdade de Medicina da UFC. Ele explicou que a Faculdade já havia notado a necessidade de mais pesquisadores e melhor infraestrutura para estudos sobre o tema, de modo que a decisão da gestão superior de direcionar recursos para a FAMED ocorreu em um momento oportuno.

Imagem: Foto da mesa de abertura do evento de inauguração do novo Laboratório de Bioagentes Patogênicos de nível de biossegurança 3 da UFC
Da esq. para a dir. (sentados): Prof. Carlos Augusto Alencar Júnior, superintendente do Complexo Hospitalar UFC/EBSERH; Profª Cristiane Frota, coordenadora do Laboratório de Bioagentes Patogênicos da UFC; vice-reitor da UFC, Prof. Glauco Lobo; reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque; Prof. João Macêdo, diretor da FAMED/UFC; Prof. Altemar Muniz, chefe de gabinete da Reitoria da UECE; Carlile Lavor, diretor da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ-Ceará); e Prof. Odorico de Moraes, coordenador do NPDM. No púlpito, discursa a vice-diretora da FAMED/UFC, Profª Daniele Macedo. (Foto: Viktor Braga/UFC Informa)

O vice-reitor da UFC, Prof. Glauco Lobo, reforçou a importância da implementação do laboratório em um momento tão sensível quanto a pandemia de covid-19 e enfatizou que "as ações que impactam fortemente a saúde precisam ser vistas de forma muito mais profunda". Para ele, a gestão superior da Universidade "tomou a decisão certa, na hora certa e de maneira certa".

Veja mais imagens da inauguração no Flickr da UFC

"A UFC é a única universidade [pública] do Nordeste que possui um laboratório desse nível, e está à disposição das outras universidades e instituições. Nós precisamos juntar as nossas forças. Se a UECE já desenvolveu uma pesquisa, não precisamos refazer, temos de seguir a partir dali e nos ajudar. Por isso o laboratório é multiusuário como deveriam ser todos os equipamentos da UFC", declarou o reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, no último discurso da cerimônia.

Saiba mais sobre o laboratório no vídeo da UFCTV.

Após os discursos, houve o descerramento da placa de inauguração no laboratório e os presentes puderam conhecer as instalações do local junto aos demais presentes ao evento.

Além dos gestores citados, a mesa foi composta pelas seguintes autoridades: Carlile Lavor, diretor da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) no Ceará; Altemar Muniz, chefe de gabinete da Reitoria da Universidade Estadual do Ceará (UECE); Prof. Odorico de Moraes, coordenador do NPDM; e Cristiane Frota, coordenadora do laboratório inaugurado.

Fonte: Gabinete do

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.