Pular para o conteúdo principal

*Prefeitura de Fortaleza entrega 1ª Unidade Móvel do Projeto Costurando o Futuro* _O equipamento

 funcionará, por dois meses, no bairro Antônio Bezerra_   A Prefeitura de Fortaleza entrega, nesta segunda-feira (29/04), a primeira Unidade Móvel do Projeto Costurando o Futuro. O equipamento idealizado pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE) ficará estacionado na Praça São Francisco das Chagas, no bairro Antônio Bezerra. Além de ser itinerante, a nova unidade também apresenta outra novidade, pois diferente das demais já instaladas pelo programa, ela vai disponibilizar máquinas de costura para iniciantes e cursos para quem deseja aprender a costurar. O Costurando o Futuro é uma das ações da Prefeitura de Fortaleza que têm por objetivo capacitar e fomentar o empreendedorismo na cidade. Os projetos Fortaleza Capacita e Fortaleza + Futuro, por exemplo, realizam capacitações em parceria com o Senai, Senac e Sebrae, com as próprias costureiras do ateliê, para que se tornem empreendedoras qualificadas e donas do próprio negócio.   *Serviço:* Entrega da 1ª Unidade Móvel

Projeto Literário Diálogos Contemporâneos traz a Fortaleza escritores renomados para conversas sobre temas da atualidade


Serão 8 conferências entre 18 de abril e 17 de maio, no Cineteatro São Luiz, com Mary Del Priore, Fernando Morais, Tony Bellotto, Preta Ferreira, Viviane Mosé, Sérgio Vaz, Fabrício Carpinejar e Ailton Krenak. O acesso é gratuito.


Aproximar a população do escritor e suas obras. Essa é a premissa do Projeto Literário Diálogos Contemporâneos, que entre 18 de abril e 17 de maio traz a Fortaleza escritores brasileiros renomados para uma conversa sobre temas da atualidade. Realizado pela Associação dos Amigos do Cinema e da Cultura (AACIC), com sede em Brasília, este ciclo de conferências na capital cearense é viabilizado por intermédio de destaque de Emenda Parlamentar do deputado federal José Airton (PT do Ceará).


Com acesso gratuito, por ordem de chegada, a programação será marcada por um ou dois encontros semanais, sempre às 19 horas, no Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult/CE) gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). O protocolo de acesso ao local será conforme o decreto do Governo do Estado do Ceará vigente no período. Os encontros terão transmissão ao vivo no canal da AACIC no YouTube: https://www.youtube.com/aacic.


Na semana de abertura, o projeto recebe a escritora Mary Del Priore em conferência no dia 18 de abril (segunda-feira) sobre o tema “Opressão, sofrimento e depressão na construção histórica do Brasil”. No dia 19 (terça-feira) o convidado é o escritor Fernando Morais, que conversa sobre “Guerras culturais - corações e mentes, negacionismo e pós-verdade”.


Nas semanas seguintes os convidados e temas são: dia 26/04, Tony Bellotto, sobre “Segurança e violência policial na literatura brasileira”; dia 27/04, Preta Ferreira, em conferência com o tema “Desigualdades étnico-raciais, memória e apagamentos de negras e negros na história”; dia 03/05, Viviane Mosé, sobre “O alvo da vida não é ser feliz, é aprender a viver”; dia 09/05, Sérgio Vaz, que discorre sobre “Literatura e realidade”; dia 16/05, Fabrício Carpinejar, em conversa sobre “O envelhecimento e o espaço social dos que não são mais jovens”.


E no encerramento, no dia 17 de maio, o projeto tem como convidado Ailton Krenak, para discutir sobre “A cultura do descarte: sociedade de consumo, meio ambiente e o futuro da humanidade”. Nomes de importante atuação na área da cultura no Ceará vão mediar os debates com os autores convidados. São eles: Isabel Costa, Sávio Alencar, Élcio Batista, Nina Rizzi, Lia Sanders, Tuyra Andrade, Anna K Lima e Talles Azigon.


Grupos de alunos estudam obras dos escritores convidados


Como uma ação do projeto Diálogos Contemporâneos para formação de leitores, grupos de alunos de oito escolas públicas vão estudar durante um mês um livro de um dos oito escritores convidados do projeto em Fortaleza. Serão 30 alunos de cada escola. Juntos, vão conhecer a obra do escritor e se aprofundar em um de seus livros. Na ocasião da vinda do autor a Fortaleza para a conferência no Cineteatro São Luiz, o grupo de estudo de cada escola participará de um bate-papo exclusivo com o autor da obra estudada.


A ação será desenvolvida com grupo de alunos do Liceu do Conjunto Ceará (obra de Mary Del Priore a ser trabalhada: Histórias da gente brasileira Vol. I a IV), da EEM Presidente Roosevelt (obra de Fernando Morais a ser trabalhada: Olga), da EEFM Luiza Távora Promorar (obra de Tony Bellotto: Bellini e a Esfinge), da EEFM Paróquia da Paz (obra de Preta Ferreira: Minha carne: Diário de uma prisão), da EEMTI Visconde do Rio Branco (obra de Viviane Mosé: O homem que sabe), da EEMTI Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco (obra de Sérgio Vaz: Pão e Poesia), do Liceu da Messejana (obra de Fabrício Carpinejar: Coragem de viver) e na EEMTI Profa. Telina Barbosa da Costa (obra de Ailton Krenak: Ideias para adiar o fim do mundo).


O ciclo de conferências Diálogos Contemporâneos, idealizado por Nilson Rodrigues, teve edições anteriores realizadas em 2008, 2018, 2019 e 2021 em outras cidades brasileiras. “É uma programação bem vasta, com figuras importantes que vão pensar o contemporâneo a partir das suas obras literárias. São vários aspectos dos desafios do contemporâneo que vão ser tratados. Além disso, o projeto prevê uma ação junto a escolas públicas, voltada para essa iniciativa de formação de plateia, de leitores”, diz Mardônio Barros, coordenador do projeto em Fortaleza. 


O deputado federal José Airton (PT do Ceará), que viabilizou o projeto em Fortaleza por meio de Emenda Parlamentar individual, destaca a importância desta iniciativa para o crescimento cultural da população. “Ações como esta proporcionam não só esse encontro direto do público com o autor e com a obra, mas trazem temas atuais para o debate como a depressão, o negacionismo, a violência, a desigualdade étnico-raciais e o meio ambiente. São temas presentes na literatura contemporânea e que precisam ser discutidos, pensados e debatidos”. 


O Projeto Literário Diálogos Contemporâneos é uma realização da Associação Amigos do Cinema e da Cultura com recursos de Emenda Parlamentar de execução obrigatória destacada à Secretaria Especial da Cultura, do Ministério do Turismo.  Apoio institucional: Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult/CE).


Para ter acesso à programação presencial no Cineteatro São Luiz será exigida a apresentação do passaporte vacinal com as três doses ou dose de reforço (até 6 meses da aplicação da vacina de dose única) para pessoas com idade igual ou superior a 18 anos, acompanhado de documento oficial com foto. A ocupação da capacidade máxima, de 1032 lugares, é permitida. Há disponibilidade de álcool em gel no hall de entrada e o uso de máscara é indispensável durante a permanência no equipamento.


PROGRAMAÇÃO NO CINETEATRO SÃO LUIZ


18/04 (segunda), 19h - Com Mary Del Priore e mediação de Isabel Costa 

Tema: Opressão, sofrimento e depressão na construção histórica do Brasil


19/04 (terça), 19h - Com Fernando Morais e mediação de Sávio Alencar

Tema: Guerras culturais - corações e mentes, negacionismo e pós-verdade


26/04 (terça), 19h - Com Tony Bellotto e mediação de Élcio Batista

Tema: Segurança e violência policial na literatura brasileira


27/04 (quarta), 19h - Com Preta Ferreira e mediação de Nina Rizzi

Tema: Desigualdades étnico-raciais, memória e apagamentos de negras e negros na história


03/05 (terça), 19h - Com Viviane Mosé e mediação de Lia Sanders

Tema: O alvo da vida não é ser feliz, é aprender a viver


09/05 (segunda), 19h - Com Sérgio Vaz e mediação de Tuyra Andrade

Tema: Literatura e realidade


16/05 (segunda), 19h - Com Fabrício Carpinejar e mediação de Anna K. Lima

Tema: O envelhecimento e o espaço social dos que não são mais jovens


17/05 (terça), 19h - Com Ailton Krenak e mediação de Talles Azigon

Tema: A cultura do descarte: sociedade de consumo, meio ambiente e o futuro da humanidade


SERVIÇO

Projeto Literário Diálogos Contemporâneos - Entre 18 de abril e 17 de maio de 2022, às 19h, no Cineteatro São Luiz (Rua Major Facundo, 500 - Centro, Fortaleza/CE). Acesso gratuito, por ordem de chegada (sem retirada de ingresso). Informações:

Site: https://aacic.com.br

Instagram: https://www.instagram.com/amigoscult/

Twitter: https://twitter.com/amigoscult/

YouTube: https://www.youtube.com/aacic

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.