Pular para o conteúdo principal

Unichristus inicia programa para analisar dados da justiça cearense relacionados ao Direito à Saúde


 


 

O Centro Universitário Christus (Unichristus) dá início a um programa do Núcleo Integrado Direito e Saúde (NIDS), do curso de Direito, que envolve jurimetria e análise de dados. Para dar o primeiro passo no programa, os alunos de graduação, egressos do mestrado e mestrandos selecionados para participação reuniram-se no último dia 11 de março com seus orientadores dos cursos de graduação e mestrado em Direito. Representante da Associação Brasileira de Jurimetria (ABJ) também compareceu ao encontro de forma virtual. Estiveram presentes na reunião Juraci Mourão, professor doutor e coordenador do curso do Programa Mestrado Acadêmico em Direito; Laiz Mariel Souza, professora mestre e coordenadora de pesquisa do curso de Direito; Andréia Costa, coordenadora geral do curso de graduação em Direito; e Ricardo Feliz, pesquisador da ABJ; esse último em formato remoto.

 

O programa, que une alunos e professores da graduação e do mestrado da IES, vai analisar dados de todos os processos judiciais da JFCE, desde 2015, relacionados ao Direito à Saúde, no âmbito da saúde pública, em parceria com essa instituição cearense e a ABJ. Dividida em duas fases, a iniciativa pretende construir um banco de dados, sujeito à análise estatística, e um relatório contendo os códigos utilizados para a reprodução da pesquisa e, ainda, criar uma plataforma para visualização dos dados de forma pública.

 

No encontro do dia 11, foi discutida a metodologia a ser utilizada para a coleta das informações e as principais regras a serem seguidas, além do início dos trabalhos relativos à primeira fase do programa, com a verificação da veracidade das análises feitas pela ABJ a partir de análise processual.

 

Para Juraci Mourão, coordenador do Mestrado em Direito da instituição, a importância do programa “está no desenvolvimento de um tema inovador, que é a aplicação da jurimetria, em um assunto de judicialização que é importante para toda a sociedade, que é a discussão da saúde no judiciário. Então, além de se estar aplicando uma técnica nova, se está fazendo isso para um tema relevante, de grande impacto social. E nós estamos trabalhando com profissionais absolutamente competentes não só aqui da IES, como os magistrados envolvidos e as pessoas que integram a ABJ”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.