Pular para o conteúdo principal

Corpo de Bombeiros do Ceará retira árvore caída em imóvel no bairro Parangaba

 O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) foi acionado, nessa segunda-feira (04), para atender a uma ocorrência de árvore caída no bairro Parangaba, Área Integrada de Segurança 5 (AIS 5) de Fortaleza. O cajueiro havia caído e danificado parte de uma residência. 

De pronto, os bombeiros militares da 1º Companhia do Batalhão de Busca e Salvamento (1a Cia/BBS) se deslocaram para o local. Na ocasião, um cajueiro de grande porte havia caído no telhado de um imóvel. No local, a piscina de uma casa também havia sido atingida. A guarnição, composta pelo 1º tenente Theophilo, sargento Romão, soldado Roger e soldado Raul, trabalhou na ocorrência até às 16 horas, concluindo totalmente o serviço.

“No local, fomos aos poucos cortando os galhos, livrando toda a área da casa atingida. Como também, retiramos os galhos e troncos caídos sobre o telhado”, informou o 1º tenente Theophilo. “Com a queda da árvore, várias telhas, caibros e ripas foram quebradas, uma parte da fiação foi arrebentada, uma piscina de lona foi rasgada e parte de um muro tombou”, complementou o comandante do socorro. 

O Corpo de Bombeiros Militar realiza corte quando árvores encontram-se em perigo iminente de queda, ou que já tenham caído. Ainda assim, a corporação alerta para que todos os proprietários cuidem de suas árvores e realizem a poda preventiva para que ela não venha tombar por excesso de peso.

Balanço

Em março de 2022, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) realizou 251 cortes de árvores sobre residências, veículos, rede elétrica e via pública. O resultado é superior ao mesmo período nos anos de 2019, 2020 e 2021, quando a corporação atuou em 154, 59 e 102 ocorrências similares, respectivamente. 

Prevenção

Buracos no caule, inclinação acentuada do eixo normal, presença de parasitas, raízes expostas e condições de solo desfavoráveis são alguns dos fatores de risco para a queda de árvores. O período chuvoso, associado aos ventos fortes, aumenta esse risco, pois as folhas e as copas das árvores tendem a acumular água, deixando as árvores mais pesadas e mais propensas a serem desestabilizadas. 

Além disso, podas realizadas sem acompanhamento técnico, alteram a distribuição uniforme do peso dos galhos, afetando o equilíbrio de sustentação dessa árvore. “Árvores precisam de manutenção, por meio do corte e poda. Não adianta plantar uma árvore e não dispensar a ela os cuidados de que ela precisa para se desenvolver, pois isso acaba gerando um fator de risco de acidentes no futuro”, orienta o tenente.

A poda, para manutenção, limpeza, tratamento de parasitas e desobstrução de sinalização de trânsito, é um serviço realizado pela Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (Urbfor) e é solicitada à Secretaria Regional do bairro. Já o corte, quando há risco iminente de acidente, é uma ocorrência atendida pelo Corpo de Bombeiros. Nesse caso, a corporação ressalta que, para cada árvore cortada, outras duas devem ser plantadas, de forma a minimizar os prejuízos ao meio ambiente.

(Com informação da Comunicação do CBMCE) 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.