Pular para o conteúdo principal

Polícia Civil captura suspeito de ameaça e violência psicológica contra mãe em Sobral

  Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) capturou, nesta quinta-feira (25), um homem de 29 anos, suspeito de ameaça e violência psicológica contra a própria mãe, uma idosa de 72 anos. A captura aconteceu na cidade de Sobral – Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14) do Estado. A investigação, desencadeada pela Delegacia de Defesa da Mulher de Sobral, unidade especializada da PCCE, aponta que o suspeito, com antecedentes por nove crimes de ameaça, uma lesão corporal dolosa, além de crime de violência doméstica e dano, causava conflitos em casa. Diante da situação, a PCCE solicitou um mandado de prisão preventiva contra o investigado. O pedido foi deferido e cumprido pelos policiais civis da DDM de Sobral. O homem foi colocado à disposição da Justiça. Denúncias A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa So

Fortaleza registra menor taxa de mortes no trânsito entre janeiro e março das últimas duas décadas

 A Prefeitura de Fortaleza registrou, no primeiro trimestre deste ano, o menor índice de mortes no trânsito das últimas duas décadas. Foram 26 óbitos contabilizados entre janeiro e março de 2022, uma redução de 65% quando comparado à média do mesmo período dos anos anteriores, em que 73 pessoas perderam a vida. Em relação a 2021, a queda foi de 41% com 44 registros. 

 
A diminuição é resultado das medidas adotadas pela gestão municipal, por meio da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), no âmbito da preservação de vidas.
 
Segundo levantamento da AMC, motociclistas ainda são os mais vulneráveis no trânsito e representam mais da metade das mortes, com 52%. Na segunda posição do ranking aparecem os pedestres (40%), seguido de ciclistas (4%) e ocupantes de veículos de quatro rodas (4%).
 
A maior parte dos acidentes acontece nos finais de semana entre 19h e 4h da manhã, o que indica a probabilidade da associação de fatores de risco como a ingestão do álcool ao dirigir e o excesso de velocidade.
 
Segurança viária
 
Como forma de promover a conscientização dos condutores para um ir e vir seguro, a Prefeitura de Fortaleza vem desenvolvendo políticas públicas eficazes, divididas em três eixos principais: engenharia de tráfego, educação e fiscalização preventiva.
 
No âmbito da engenharia, a readequação da velocidade de 60 para 50 km/h em vias com intenso fluxo de veículos na Capital tem reduzido em 64,5% os acidentes com vítimas nestes locais. Para os pedestres, estão sendo expandidas as travessias elevadas, as áreas de trânsito calmo, calçadas vivas e faixas diagonais, enquanto que para os ciclistas a infraestrutura cicloviária é ampliada de forma contínua e hoje já alcança a marca de cerca de 410 km. Os motociclistas, que são os que mais morrem no trânsito, também são contemplados com as já conhecidas áreas de espera, espaço situado entre a faixa de pedestres e a faixa de veículos, onde eles podem aguardar a abertura do sinal com mais segurança.
 
No tocante à educação, os educadores de trânsito da AMC também têm função indispensável na redução de acidentes fatais. Cientes do seu papel de orientar, eles estão diariamente nas ruas dialogando e distribuindo materiais educativos a todos que compartilham o trânsito, sobre temas como respeito e comportamento seguro, riscos de beber e dirigir, e o respeito à sinalização e limites de velocidade. Também são desenvolvidos cursos que orientam quanto a uma conduta mais prudente aos mais vulneráveis, como motociclistas e ciclistas.
 
Com relação à fiscalização preventiva, a Autarquia Municipal de Trânsito intensifica suas operações sempre orientada por dados e evidências, de maneira a incentivar a adoção de um comportamento seguro no trânsito. No primeiro trimestre deste ano, foram realizadas 41.506 abordagens nos comandos operacionais. O órgão efetuou 10.050 exames de etilômetro. Destes, 68 deram positivo e 469 motoristas se recusaram a testar, o que indica condução sob efeito de álcool.
 
Monitoramento
 
Além da presença dos agentes nas ruas, os acidentes de trânsito são monitorados 24h pela Central da Mobilidade para Preservação de Vidas no Trânsito. Mais de 600 câmeras acompanham a circulação dos veículos em tempo real e, a partir dessas imagens, o atendimento é otimizado. A estrutura ainda permite uma análise aprofundada das causas de eventuais ocorrências e auxilia medidas preventivas que evitem novos sinistros.
 
Balanço 2021
 
Em 2021, Fortaleza chegou ao sétimo ano seguido com redução de mortes no trânsito. O resultado é fruto do reforço nas ações e políticas públicas integradas para evitar a ocorrência de acidentes com maior severidade. Foram 184 óbitos registrados nas vias da cidade. O número é 51% menor em relação ao ano de 2014, que registrou 377 mortes, ano que antecede a sequência de reduções. 
 
Além disso, o principal indicador aferido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) segue em queda e aponta uma redução de 55,8% no risco de morte de trânsito em Fortaleza nos últimos 10 anos. Na Capital, são registradas 6,8 mortes a cada 100 habitantes. Em 2011, eram 15,4.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.